GrExit

A situação na Grécia está chegando a um ponto decisivo, ou a Troika abre mão de suas exigências, ou Alexis Tsipras, Primeiro Ministro grego, reconsidera suas ideias. Neste final de semana, ele fez um pronunciamento, recusando-se a rever seu programa, amplamente suportado por 72% dos eleitores, apontados numa pesquisa recente. Nesta quarta-feira, haverá uma reunião de emergência dos Ministros do Euro Grupo, que não tem demonstrado nenhuma flexibilidade em suas posições. É provável que oferecerão um terceiro novo programa, mas que ao mesmo tempo, deverá estar condicionado as restrições já impostas.

Já seu popstar Yanis Vaourfakis, Ministro das Finanças da Grécia, alertou neste domingo: ..."Se a Grécia for forçada a abandonar a zona do euro, outros países inevitavelmente seguirão os mesmos passos, e o bloco irá entrar em colapso"... Estas são palavras de certo desespero, pois além de não resolver a situação de seu país, o mesmo não possuí nenhuma autoridade para falar pelos outros países.


Mas o que se pode esperar se a Grécia abandonar o euro, chamado de GrExit. Inicialmente não haveria nenhuma razão para a Grécia não repudiar completamente, todas suas dívidas soberanas detidas pelo setor privado e o ECB. Este movimento acarretaria uma redução de 90% de sua dívida, com os vários credores. Uma nova moeda deverá ser emitida, numa paridade inicial de 1 para 1, com o euro. Todas as dívidas sob a lei grega seriam transformadas nesta paridade. Uma estimativa razoável, supõe uma desvalorização imediata de 40% na nova moeda.

Em seguida é esperado uma fuga dos bancos naquele país, e negação de novos contratos de financiamento para qualquer e todas entidades, públicas ou privadas, por meio de instrumentos, dentro do direito grego. Por outro lado, os detentores de contratos denominados em euro, dentro da lei grega, vão querer evitar a sua conversão na nova moeda, a fim de evitar a forte depreciação. O sistema bancário será destruído, mesmo antes da Grécia deixar o euro.

A melhoria da competitividade grega, causada pela depreciação da nova moeda, teria curta duração, sem que haja uma mudança estrutural nos mercados de trabalho. A inflação subiria, causada pela forte queda da nova moeda.

Em resumo, a saída da Grécia do euro, implicaria num colapso financeiro e uma recessão mais severa que a atual, correndo um sério risco de virar uma depressão. Olhando sob este ponto de vista, a nova dupla em ação naquele país, teria muitas razões para não arriscar este caminho, porém nem sempre a lógica prevalece, principalmente quando fatores emocionais predominam. Agora uma coisa é clara, se o caminho a ser adotado será este, os Alemães serão acusados como os culpados pela catástrofe. Como outros vizinhos também acham a mesma coisa, a Europa poderá entrar numa nova fase de desunião.

Já faz um bom tempo que não comento sobre o Ibovespa, no post super-Mario-quer-voltar-Nintendo, comentei: ...Acredito que em 2015 o índice caia até 39.000/40.000, e nesse momento, vamos estudar a possibilidade de uma compra. Até lá, não tenho nenhuma sugestão de trade, resta somente aguardar... Desde então, passados dois meses, o índice encontra-se praticamente no mesmo nível, ao redor de 48.000. 


Mantenho ainda minhas ideias, que é a de aguardar o Ibovespa penetrar na área apontada pelo retângulo acima, entre 42.000/39.000. Isto corresponderia a uma queda nada desprezível sobre o nível atual, de 15% - 20%. Ao observar o cenário atual em que vivemos, pode-se imaginar inúmeros motivos que poderiam indicar esta queda, com por exemplo: Dificuldades na rolagem de alguma dívida da Petrobras, inflação acima de 8%; Selic a 14%; popularidade da Presidente ir a 60%.

- Opa David, está última é impossível!
Se isto acontecer, os investidores vão remeter todos os dólares de volta, pois sugere que o PT vai continuar no comando, por muito mais tempo. Não seria uma péssima notícia? Esta ideia, foi só para ver, se você estava atento! Hahahaha....

No post, Grécia-está-no-corner, eu sugeri que se comprasse o euro a 1,270. Hoje pela manhã este nível foi atingido. Quero deixar claro, que é uma operação especulativa, contra a tendência do mercado, razão do stop curto a 1,1220. Para que tenhamos sucesso neste trade, Será que o Ministro das Fianças, Yanis Vaourfakis, pedirá demissão para começar sua banda de Rock! Hahahah....

O SP500 fechou a 2.046, com queda de 0,43%; o USDBRL a R$ 2,7685, com queda de 0,43%; o EURUSD a 1,1328, com alta de 0,13%; e o ouro a US$ 1.240, com alta de 0,57%.
Fique ligado!

Comentários