Europa: O Azarão

Quando eu estudava na Escola Mackenzie, dentro do campus tinha um belo campo de futebol, e isso atraiu a minha atenção para esse esporte. O time da classe tinha o costume de jogar futebol nas sextas-feiras, num local  cujo nome era Marítimo, onde hoje é o Parque do Povo. Eu era um reserva polivalente, jogava em qualquer posição, não pelas minhas habilidades, mas porque era colocado sempre que alguém se machucava ou faltava.

Numa dessas tardes o ponta direita do nosso time não pode jogar, e lá fui eu. Além de não jogar bem tinha uns quilinhos a mais, fazendo que, aos 15 minutos de partida, já estivesse com a língua de fora. Era um jogo duro, e terminou o primeiro tempo 0 x 0. Posso confessar, que estava torcendo para que aparecesse alguém para me substituir, pois meus companheiros já reclamavam insistentemente para que eu me mexesse mais.

De repente a bola sobrou nos meus pés, um pouco depois do meio campo adversário, que nem se davam o luxo de me marcar. Observei um jogador do meu time próximo a meia lua e tive a petulância de tentar um lançamento dessa distância. Acontece que acabei chutando com curva, mas ao contrário do que seria o esperado. A bola ganhou um efeito tal, que entrou literalmente no ângulo esquerdo do goleiro, sem que ele tivesse a menor chance de defender. Depois de um gol a lá Messi, todo time pulou em cima de mim, tive um momento de herói, vencemos a partida por 1 x 0.

Depois do jogo, o pessoal ficou intrigado e me perguntava se minha intenção foi de centrar a bola ou chutar no gol. Como eu ainda tinha a esperança de ser titular, dizia que era clara  minha intenção do gol. Como nunca mais consegui fazer nada parecido, continuei no banco!

Há seis meses se alguém projetasse que a Europa estaria com um PIB positivo, seria considerado de louco. Como poderia ser possível se o Super Mário resolveu se apoderar de todos os helicópteros disponíveis, para despejar toneladas de euros? Mas aconteceu, hoje foram publicados os dados relativos ao 1º trimestre de 2015 com um crescimento de 0,4% no período, o equivalente a uma taxa anual de 1,6%. O mais interessante é que foi superior a americana, como pode-se verificar abaixo.

O que esse resultado surpreende ainda mais, é pelo fato de ter acontecido não pela performance das economias Alemã nem Britânica, mas sim, pelas da França e Itália, o que pode ser ainda melhor. A primeira cresceu 0,6% e a segunda 0,3%. Como a França foi a que mais contribuiu, é importante avaliar a robustez desse número. O crescimento do consumo, pode-se considerar positivo, porém, a elevação dos estoques podem comprometer o PIB dos próximos meses.

Para quem esperava uma Europa cambaleando por anos, não deixa de ser um ótimo resultado, afinal o esperado era exatamente ao contrário ao que aconteceu neste trimestre. Se isso foi uma única vitória magra de 1 x 0, ou uma recuperação mais sólida no Continente, vamos saber nos próximos meses. USA que papelão! Ah, é bom lembrar, que na Europa também faz frio nessa época.

Hoje vou comentar sobre os títulos de 10 anos do governo americano, não que algo de muito especial tenha acontecido, mais pela sugestão de trade sugerida no post dreams. Veja a seguir os comentários: ... Hoje o mercado encontra-se a 2,20% a.a. e vou sugerir um trade com uma condição um pouco diferente das que venho fazendo. Se os juros estiverem no fechamento em NY acima de 2,30% a.a., executem o trade, com um stop a 2,00%. Os motivos disso, é ter uma evidência de investidores finais influenciando o preço, e não osday-traders... Quis a realidade que, essa minha observação, pudesse ser observada logo em seguida, dando um caráter prático às minhas ideias.

Neste primeiro gráfico cada barra corresponde a oscilação de taxas dentro de um dia, o pequeno traço horizontal da esquerda representa a abertura enquanto o da direita o fechamento. Ontem o mercado chegou a atingir uma máxima de 2,35% e fechou a 2,26%. O próximo gráfico é confeccionado somente com os preços de fechamento, onde esta situação fica mais clara.

- David, isso significa que você vai alterar sua recomendação?
Sim, pois pode ter acontecido o que se denomina em linguagem técnica como false break. Mesmo que não seja, na pior das hipóteses, uma retração pode ser esperada para breve, e aí talvez vamos entrar. Por enquanto, fica no radar. Essa forma de operar, com ordens no fechamento, tem por objetivo evitar em alguns casos, entradas ou saídas prematuras.

O SP500 fechou a 2.098, sem alteração; o USDBRL a R$ 3,0350, com alta de 0,52%; o EURUSD a 1,1344, com alta de 1,17%; e o ouro a US$ 1.215, com alta de 1,82%.
Fique ligado!

Comentários