Alerta: Alta dos alimentos


Qualquer juiz tende a relevar um delito, quando o motivo é fome. Se uma pessoa rouba comida para alimentar seu filho, será provavelmente perdoada, afinal, alimento é uma necessidade básica.
Neste final de semana vou publicar um post no mínimo intrigante, e versa sobre o efeito dos helicópteros nos ativos, principalmente commodities, aguardem. Neste meio tempo, dois pesquisadores publicaram um estudo examinando a correlação entre o preço dos alimentos e distúrbios civis, uma quantidade de tumultos está acontecendo no mundo por esta razão. Isto não é novidade e a Revolução Francesa é um exemplo clássico, a economia Francesa foi destruída depois de décadas, com práticas fiscais e monetárias insustentáveis. A seca e subsequente inverno rigoroso em 1788, desencadeou a revolução.

Estes pesquisadores foram um passo adiante, eles modelaram a evolução dos preços com os distúrbios e chegaram a uma conclusão simples, que sempre que o índice de preços publicados pela FAO - Food and Agricultural Organization, ultrapassa o nível de 210, as condições de inquietação amadurecem.



No gráfico, está anotado entre parênteses, a quantidade de distúrbios, ocorridos em cada país. Hoje o índice encontra-se em 213 e continua subindo. Há vários fatores que conduzem a esta elevação de preços, tais como aumento da população mundial, principalmente em países em desenvolvimento. Do ponto de vista da oferta, a seca, erosão do solo e a redução de terras agrícolas disponíveis, contribuem para a ecasses de alimentos. 

Eles não conseguem imaginar uma desaceleração em qualquer destes fatores, tão cedo. Os BC's emitindo moedas, as pessoas continuando a procriar e os países em desenvolvimento tornado-se mais ricos. Se os preços continuarem em alta, os alimentos serão os melhores investimentos da década.

Talvez estes pesquisadores não conhecem ou não viveram, em locais onde o povo está faminto, os governantes nestas situações tendem s tomar medidas não ortodoxas, como confiscar terras, tabelar preços e etc.... Portanto é um bom investimento desde que os preços não saiam do razoável. Sugiro a eles uma visita à China, e uma conversa com seus lideres, pois se tem algo que é potencialmente explosivo, é a cotação do preço do porco!

O SP500 fechou a 1.440, com queda de 0,45%; o real a R$ 1,0199, com queda de 0,38%; o euro a 1,2847, com queda de 0,50% e o ouro a US$ 1771 com queda de 0,26%.
Fique ligado!
COOL





Comentários