Copo meio cheio ou meio vazio


Todos já ouviram esta expressão, mas nada mais convincente que a evolução das cotações do euro durante este ano. Não lembro, na minha vida profissional, período onde a Europa estivesse tão na berlinda, praticamente todos os dias comentários e previsões são publicadas. A situação está tão indefinida e complicada, que o lógico seria esperar que o euro tivesse despencado, mas não foi o que aconteceu.

Eu venho insistentemente alertando, para não embarcar neste pessimismo vigente, e o gráfico abaixo demonstra o acerto desta orientação. A minha base de consulta são os dados técnicos, onde eu vislumbro um período de correção complexa, e é o que vem e ainda vai acontecer: Não caia na armadilha das  más notícias, nem das boas!

Eu preparei mais 2 gráficos que exemplificam estes momentos de indecisão, primeiro a taxa de desemprego nos vários países da Europa, e depois as taxas de juros dos títulos Espanhóis de 2 anos e 10 anos.  




No primeiro a dúvida poderia ser resumida como: A moeda única deve olhar a Alemanha ou o Club Med, quem vai ficar? No segundo os juros, nos títulos de 2 anos vem caindo pela promessa do Super Mário, em salvar o euro, mas a longo prazo existe esta confiança?

Se você não quiser se “queimar” operando o euro sugiro: a) Observar quieto até que a cotação atinja +/- 1,10; b) Seguir o acertar na mosca e colocar stoploss adequados. No curto prazo, existe uma possibilidade de chegar até 1,28, e se acontecer vamos arriscar uma venda.
Eu diria que entre 1,10 e 1,44 tudo é possível, e que ninguém me venha dizer que isto não é uma previsão, pois não é mesmo!

Hoje é feriado em Nova Iorque, e nestes dias os mercados ficam como o jacaré na lagoa, esperando por sua presa, imóvel.

O real fechou a R$ 2,0310 sem variação; o euro a 1,2593 com alta de 0,13%.
Fique ligado!




Comentários