Dilema


Eu trabalho com probabilidades e este conceito é muito útil em situações de infinitas repetições, ou seja, se algum evento tem uma probabilidade de 50%, pode ter certeza que após milhares de tentativas ficara próximo daquele valor. No mercado, a estatística, deve ser usada com cuidado, pois o fato de um evento ter 80% de chance de acontecer, pode ser que exatamente nesta situação não acontece.

 Dito isso, vamos ao que interessa, há 3 meses eu tinha uma expectativa que os mercados iniciariam um movimento de queda nas bolsas e alta do dólar, de uma forma geral. Foi um período em que os movimentos foram ínfimos, haja vista a queda abrupta da volatilidade sp500-aguentando-o-peso, porém com uma tendência de alta. Enquanto, em outros mercados, eu aguardava melhores preços para iniciar um trade de venda.

Na semana passada os movimentos foram mais fortes (SP500, euro e ouro) e no único mercado que tínhamos posições fomos estopados. Dois fatores importantes aconteceram recentemente: a) O SP500 violou uma regra técnica que questiona a tendência de queda; b) Em minha análise semanal, num indicador denominado de oscilator, tanto o Dow Jones ( lembram? Irmão do SP500) como o ouro mostram tendências de alta. Se eu fosse uma máquina embarcaria no lado positivo e vamos que vamos, mas não sou! Isto não significa que não vamos mudar de ponta, mas preciso ter um mínimo de confiança para não embarcar “num barco furado”.

Está semana tem dois eventos importantes, no dia 12 o veredicto do Congresso Alemão, que não estão nada felizes com o ECB, e a reunião do FED, onde a grande maioria espera algum tipo de helicóptero já.

Na maioria das vezes eu uso uma dupla em minha tomada de decisões, minha crença econômica e avaliação técnica. Quando estão em uníssono, vou em frente, quando estão em sentidos opostos, tomo muito cuidado, e este é o caso agora. Está difícil tomar um rumo otimista, mas ficar pessimista, com a visão que um dia vai acontecer, e bom lembrar da frase do economista Keynes: No longo prazo todos estaremos mortos!

Hoje vou ficar só no euro, no post Fénix vislumbrei que a moeda única chegaria a 1,28. Daqui para frente, a área em vermelho no gráfico, é muito importante, se seguir em frente vai buscar 1,40/1,45, e que me desculpem os baixistas, mas é isso que tecnicamente aponta, se ao contrário, reverter e principalmente abaixo de 1,24 vamos rumo ao 1,18. Eu sei que por enquanto é de pouca ajuda, mas é o que posso oferecer no momento.

O SP500 fechou a 1.429 com queda de 0,61%; o real a R$ 2,0215 com queda de 0,29%; o euro a 1,2756 com queda de 0,46% e o ouro a US$ 1.725 com baixa de 0,62%.
Fique ligado!




Comentários