Virose Financeira II


Tive acesso a novos indícios que a virose financeira já está se alastrando com mais força na China. O mercado aguardava uma ação mais contundente do BC Chinês, com novos helicópteros, porém nenhum movimento até o momento, acredito que estão com receio dos impactos inflacionários, uma vez que a subida meteórica dos preços de milho e soja, pode ter um impacto importante, nos índices inflacionários daquele país.

Vejamos as evidências nos gráficos a seguir:


O preço do minério de ferro está despencando, há rumores de que vendedores desesperados estão vendendo abaixo do preço oficial e os compradores não estão honrando seus compromissos assumidos.
As exportações estão diminuindo e esta pauta representa mais de 45% de seu PIB, e por último o índice da bolsa Chinesa atingiu a mínima ontem e está se aproximando das mínimas atingidas na crise de 2009.

Precisa mais? Pois bem, os estoques de bens de consumo das indústrias estão elevados, acima dos níveis antes da crise e o preço dos imóveis estão ameaçando a qualidade dos ativos do Bancos. Chega, não é?
Eu já havia observado anteriormente, que se tem algo que o Governo Chinês teme é a elevação nos preços dos alimentos, afinal com um salário, que é de valor mínimo, se não der para comer a "A chinesada" sairá às  ruas e aí ninguém segura. Pode ser que este receio imobilize a ação do BC e se esta desaceleração virar recessão, pode ser tarde demais.

Com tudo isso acontecendo, alguém pode me explicar por que o VIX, índice que mede a volatilidade, está tão baixo?

Hoje é véspera de feriado, e para evitar ficar horas a fio na estrada, vou postar antes do fechamento das bolsas, recomendo que você faça o mesmo! Hahahahaha....

O Super Mario fez a sua tão esperada apresentação do plano, mas eu comento mais amanhã.

As 13:30 hs o SP500 estava a 1.329 com alta de 1,90%; o real a R$ 2,0346 com baixa de 0,22%; o euro a 1,2631 com alta de 0,23% e o ouro a US$ 1.702 com alta de 0,54%.
Fique ligado!

Comentários