Shana Tova Bernanke, aproveite para rezar!



Como vocês já sabem, hoje é o dia em que vamos saber se terão mais helicópteros ou não. Depois do anúncio, todas as boas notícias que estavam para ser anunciadas no curto prazo acabarão, e a partir daí veremos como os mercados vão se comportar.

Uma matéria do Wall Street Journal chamou minha atenção, é sobre a evolução da renda dos americanos. O Título é sugestivo: “A Renda Familiar despencou para os níveis de 95”, ou seja, durante estes 17 anos, ela não só não subiu, como caiu 9%! Vamos acompanhar alguns pontos que destaquei no gráfico acima.

No primeiro quadro, sobre a renda, vejam que em todas as categorias houve queda, porém os negros é o grupo com a menor média. No segundo nenhuma novidade os ricos estão ficando mais ricos e os pobres mais pobres. No terceiro, o índice de pobreza vem aumentando desde o final dos anos 90, observem como já um bom número vive com benefícios do Governo é o “ Family bag” deles! Hahahahahah.... E por último, os planos de saúde suportados pelo Governo estão aumentando, enquanto os privados diminuindo, fator que eleva o deficit público.

Está informação não ajudará em nada nossas operações no curto prazo, mas nos alerta de uma tendência estrutural que a sociedade americana está passando. Eu penso, que esta deterioração pode ter sido causada pelas seguintes razões: a) Transferência de empregos dos USA para China com a globalização, b) Consumo motivado por excesso de crédito, e c) O Efeito riqueza gerado pela valorização dos ativos nos finais dos anos 90, e que sumiram parcialmente nos últimos anos.

 O que o Bernanke pode fazer para resolver ou aumentar a renda? Muito pouco, pois inundar o mercado com dólares esperando que os americanos consumam, ou desesperadamente segurando as cotações de bolsa e dos Imóveis para que não caiam, é louvável. Mas se o desemprego não cair e se a economia não crescer, só prolongará o sofrimento.

O Efeito desta queda na renda gera a desalavancagem, palavra que causa calafrios no FED. Eu nem vou falar agora do efeito gerado pela aposentadoria dos baby boomers, que por si só também piora este quadro, uma vez que, quando uma pessoa se aposenta, ela diminui sensivelmente seus gastos, e tende a não ser agressivo em sua carteira de ativos.

Vamos Bernanke, helicópteros, muitos helicópteros e reze muito na próxima semana, na passagem do Ano Novo Judaico!


Vou comentar em mais detalhes as medidas do FED amanhã, mas muitos helicópteros estão preparados para voar, já a partir de amanhã. Os mercados reagiram de acordo, e tiveram altas generalizadas em todos os ativos, com consequente queda do dólar.

O SP500 fechou a 1.459,99 com alta de 1,63% ( on sale? Hahahah...); o euro a 1,2985 com alta de 0,67% ( veja post publicado hoje alerta-no-euro; o real R$ 2,0192 com baixa de 0,34%, aqui vale uma observação, as outras moedas comparáveis subiram bem mais, veja post bc-ou-analise-técnica?, e o ouro US$ 1.764 com alta de 2,00%.
Fique ligado!

Comentários