Ministro na linha de tiro


Na ultima sexta-feira tivemos acesso ao resultado do PIB brasileiro, decepcionante! A nossa Presidenta ficou furiosa e pelas notícias veiculadas sentiu-se "enganada" por seu Ministro Guido Mantega. Mas no que ele errou?  O seu maior erro foi gerar expectativas errôneas de que a nossa economia, com todas as medidas lançadas pelo Governo, cresceria expressivamente, e não foi o que aconteceu. Veja a seguir a tabela separada pelos itens da oferta e demanda.


Analisando-se inicialmente a oferta, a Indústria que vinha caindo pelas tabelas conseguiu alguma recuperação, a grande surpresa foi o setor de serviços que teve um crescimento zero, causado principalmente pela área bancária, uma vez que suas receitas diminuíram e aumentou a inadimplência. Já a agropecuária foi bem. Do lado da demanda, não dá para reclamar do consumidor que mantém seu padrão atual, o consumo do Governo caiu, será que a causa foi o julgamento do mensalão? Hahahah.... o investimento em máquinas continua caindo sem parar, e por último vale um destaque para as importações que diminuíram,  mas parece que foi um problema na contabilização do petróleo pela Petrobrás, que deverá se normalizar este trimestre, não fosse isso os dados seriam ainda piores.

- David, então todas as medidas implantadas pelo Governo não surtiram efeitos?
Pelo contrário, se nada tivesse sido feito hoje estaríamos bem pior, na minha opinião estamos sendo afetados pela crise Internacional, a nossa Indústria está fadada a continuar diminuindo e os impostos, principalmente incidentes sobre a mão de obra. Ainda bem que temos uma boa área agrícola e abundância de Commodities, mas isto será suficiente para que um país com 200 milhões de habitantes cresça como os seus concorrentes do BRIC´s?

A resposta do Ministro, que existem 40 empresas de Consultoria Econômica e todas erraram, é verdadeira, mas não é esta resposta que gostaríamos de ouvir, talvez fosse melhor assumir que não está bom e mudanças adicionais são necessárias, cover the ass não resolve. Em todo caso, o recado da Presidenta foi muito claro, quero resultados! 

Fique ligado!

Comentários