Yellen: "We don't know!"

Depois de ler o conteúdo da minuta do FED e comentários de alguns analistas, chego a conclusão que a melhor definição para o resultado da reunião de ontem, é que o FED não sabe quando vai iniciar a alta de juros. E pior, nem se vai elevar aos níveis considerados normais ou neutros, que são esperados ao redor de 3,5% a.a. - 4% a.a. Se a Yellen pudesse diria ao mercado, "não tente fazer perguntas capciosas, buscando tirar algo da minha boca, We don´t know".

Ela disse o que todo mundo já sabia: Que iria tirar a palavra "patient"; que a economia tinha se desacelerado em relação ao ritmo anterior, e que a alta do dólar teve algum impacto nesse sentido; que a inflação vai ser inferior ao que se estava esperando, por causa da queda do petróleo. Complementou com: Em abril não tem mudança, junho muito difícil, depois disso só os dados sabem!

Os mercados tiveram uma reação violenta, num determinado momento o euro estava subindo mais de 3%, o SP500 subiu e os juros caíram. Estes movimentos iniciais eram compreensivos, afinal para quem estava esperando uma elevação em junho, já tirou seu cavalinho da chuva. Acredito que cada segmento fez a sua interpretação, vejamos: Se os juros não vão subir já, uma vez que o FED mostrou preocupação pela inflação muito baixa, é bom para a bolsa.


Mostram como estão tão preocupados, pois quando começarem a subir os juros, ao invés de indicar um número específico, indicarão um intervalo.

Entenda-se que os juros passariam do atual nível de 0% - 0.25% para 0.25% - 0.50%. Assim, se quiserem voltar atrás, é só deixar as taxas encostarem no nível inferior, que nada mudaria em relação à hoje. A reação foi, os juros mais curtos caíram mais, como pode-se ver no gráfico abaixo de títulos de cinco anos.


E por último, como a Yellen disse que o dólar alto está atrapalhando o crescimento, e dado a alta cavalar do "dólar-dólar" (todo mundo está comprado!), o DXY devolveu os ganhos de março em algumas horas.
Depois de passadas as emoções de surpresa, boa parte das altas ocorridas ontem foram devolvidas durante a noite, em especial a do euro, que está sendo temperada pelas dificuldades que a Grécia está colocando à Troika, entendam a Alemanha.

- David, puxa que volatilidade! E agora, o que vai acontecer?
Se o FED não sabe, quem pode saber? Em relação aos juros, parece que eles vão mexer em algum momento, setembro, outubro, ou um presente de Papai Noel em dezembro? Sem previsão! Mas vão subir em algum momento. Agora, como será esse processo, que na minha visão é mais importante, acho que só Deus sabe!

No post K.I.S.S-III, eu fiz os seguintes comentários sobre o euro: ...Do ponto de vista técnico, parece que ainda deveria ter uma queda abaixo da mínima ... Pode ser um pouquinho, limitando-se ao patamar de 1.05, ou mais um "poucão" referente ao segundo ponto, 0.99. Com essa quantidade de vendidos na moeda, não dá para se aventurar na venda...

Com o que aconteceu nessas últimas horas, não dá para descartar nada, nem que ele continue no movimento de queda que vinha de algum tempo, nem que uma correção mais extensa e demorada começou.
- David, mas você não diz que a análise técnica sabe de tudo? Hahahah ...
Não digo isso, estaria te engando. O que eu digo é que, a análise técnica espelha o que o mercado espera e isso pode ser interpretado através dos gráficos e técnicas, mas é probabilístico. Nesse caso específico, a situação atual de indefinição é esperada, por conta de um evento importante que aconteceu ontem.

Do ponto de vista técnico, posso colocar níveis para resolver essas dúvidas, abaixo de 1.045 vai mais para baixo e acima de 1,15 a correção começou. Eu sei que é largo esse intervalo, mas é como o euro vem se comportando. Tenho um intervalo menor, e também um viés, mas prefiro ficar com o intervalo maior por enquanto. Continue acompanhando o Mosca! Hahahaha ...

O SP500 fechou a 2.089, com queda de 0,49%; o USDBRL a R$ 3,2975, com ata de 2,74%; o EURUSD a 1,0640, com queda de 2,07%; e o ouro a US$ 1.171, com alta de 0,38%.
Fique ligado!

Comentários