A bolsa é frustrante #eurusd

 


Quem não possui uma boa estrutura emocional não deveria se envolver com ações. Na experiência de qualquer trade, existem inúmeras situações de grandes frustrações. A bolsa é levada por medo e ganância, e cada uma dessas situações causam frustrações.

Um artigo de Michael Batnick fala de tentação e de ganância.

"Você já ouviu falar da Jumia?"

"Não", eu disse enquanto eu abria o gráfico. “CARACA!”

"Loucura, né? Estão dizendo que é a Amazon da África. Comprei alguns milhares de ações há três semanas ao redor de 20, e agora está perto de 50."

Esta foi uma conversa muito real que tive em 22 de dezembro com um membro da família. Dê uma olhada neste gráfico, e você vai ver por que eu respondi daquele jeito.



Fiquei de olho nos dias seguintes, e vi a ação cair 30% em 9 pregões. Por isso deixei de refletir nela até ontem, quando pensei: "Como será que estão as ações da Jumia?" Bem, subiram 25%...ONTEM



Esse tipo de coisa está acontecendo em todo lugar. Você provavelmente ouviu falar da pessoa que ganhou $3 milhões com a GameStop... ONTEM. Ou o post do cara que ganhou mais de $10 milhões com a Tesla. Não é fácil ver coisas como essas um dia atrás do outro e não sentir que você está perdendo oportunidades.

Tudo na vida é relativo, especialmente os retornos do mercado de ações. Você pode ter investido o máximo possível e ainda assim achar que perdeu o bonde.

Minha carteira, como sempre, está toda em ações. E eu até tenho alguns desses nomes especulativos. Mesmo assim, não consigo deixar de me perguntar por que não comprei Jumia quando ela caiu. Admito, não sei nada sobre essa empresa, mas sei que subiu 25% ontem, e me arrependo de não ter comprado. É um arrependimento completamente irracional, mas são sentimentos reais mesmo assim.



Se você sente que perdeu uma oportunidade única na vida, então seja bem-vindo ao mercado de ações. Esse tipo de evento já aconteceu antes e com certeza acontecerá novamente.

Tudo o que podemos fazer é lembrar que não previmos essas coisas, e não sabemos quando vão acabar. E, portanto, é simples questão de prudência manter o foco no que sempre deu certo. É claro, o que sempre deu certo varia de pessoa para pessoa, mas uma coisa que todos os investidores de sucesso têm em comum é a capacidade de não se deixar levar por uma euforia.

Não consigo deixar de pensar que nasci 15 anos cedo demais. Se eu fosse mais jovem, estaria dominando tudo isso. Então eu não invejo ninguém que ganhe milhões. Na verdade, eu adoro isso. Esse tipo de mercado é um jogo para jovens. Os jovens têm menos dinheiro a perder, menos responsabilidades e mais tempo para se recuperar se a festa acabar.

Se você tem uma família e está construindo uma poupança, então tem muito a arriscar para entrar em negócios do tipo “Tudo ou nada, vamos pras cabeças”, ou “Só se vive uma vez”. [YOLO= You Only Live Once].

Essa sensação de estar perdendo oportunidades, deixa para lá. Você tem de aceitar que de tempos em tempos, as pessoas vão usar de vez em quando o mercado de ações para enriquecer da noite para o dia. Você não será uma dessas pessoas. O outro lado da moeda é que alguns deles vão perder tudo da noite para o dia. Você também não será uma dessas pessoas.

Como eu disse várias vezes, se quiser jogar com 5% de sua carteira ou algo assim, então vá em frente. Mas seja responsável, resista à tentação.

Sobra a empresa GameStop comentada acima, veja a alta estupenda que ocorreu no final de semana, segundo artigo de Paul Jarvis na Bloomberg.

GameStop Corp. ampliou sua incrível alta no pré-mercado desta segunda-feira, mais do que dobrando o preço de fechamento de sexta-feira, com os day traders altistas mantendo a vantagem sobre os vendidos a descoberto.

As ações subiram até US$ 136,63 em comparação com o último preço de fechamento de US$ 65,01. Ela já havia subido 51% na sexta-feira, com a negociação sendo interrompida pelo menos quatro vezes em Nova York até atingir um fechamento recorde.



A ascensão parabólica da GameStop colocou na berlinda a divisão entre os day traders e os vendidos que apostam em um rápido retorno à realidade. Mais de 193 milhões de ações foram negociadas na sexta-feira, marcando o dia mais ativo para a empresa desde que se tornou pública em 2002.

Como havia comentado no post   david-versus-golias, os investidores de varejo estão focando em empresas cujo valor é baixo. Dentre estas, boa parte são as posições de venda detidas na maioria por Hedge Funds.

Se eu estivesse na pele desses fundos, buscaria recomprar essas posições. Por mais que estejam com a visão correta, podem ser surpreendidos por um batalhão na direção inversa, que irá forçar a liquidação dessas posições com elevados prejuízos.

O tema principal de hoje é sobre as emoções de um trader que opera na bolsa. Eu poderia resumir em alguns pontos o que o leitor deve considerar se deseja entrar nesse segmento.

1.      Se você tem 2 posições, uma com ganho pequeno e a outra com perda maior, e achar que é melhor liquidar a ganhadora e manter a perdedora —não é bom sinal.

2.      Se comprou uma ação e não colocou stop loss, ou ainda, vai alterando o stop loss à medida que a ação vai caindo e não realiza o prejuízo — é mau sinal.

3.      Se, depois de algumas ações que não deram certo, você resolve apostar pesado numa ação que é uma “barbada”, tem grande chance de ficar rapidamente sem capital.

4.      Se acabou de perder uma oportunidade do tipo GameStop citada acima, e “precisa”de qualquer forma ganhar em outra ação — perigo!

E assim eu poderia enumerar diversas situações que, em função da sua decisão, poderiam identificar se você é ou não talhado para se envolver numa carteira de ações. A sensação de medo e a de ganância irão sempre se suceder, sendo muito importante a disciplina e a estratégia traçada.

O feriado pelo aniversário da cidade de São Paulo fez com que os mercados de bolsa e cambio não funcionassem. Como costumeiramente publico sobre o dólar às segundas feiras, vou deixar para publicar amanhã.

No post psicologia-humana, fiz os seguintes comentários sobre o euro: ...” rumar no movimento final dessa sequência a  1,2500, muito próximo do nível sugerido na análise de longo prazo ...



Nada ocorreu de forma mais incisiva com a moeda única, negociando hoje em níveis semelhantes à semana passada. Como poderão notar no gráfico a seguir, eu dei como encerrada a pequena correção do euro e assumi que estávamos a caminho do objetivo traçado acima. Isso pode ter que ser revisto caso o euro negocie abaixo de 1,2042. Caso isso ocorra, vamos ver o que se pode esperar daí em diante, se a correção vai se estender mais um pouco ou se estamos a caminho da queda maior descrita no post acima.



Vou aproveitar para mostrar as vocês o grande impacto da queda de juros na dívida americana. Todos estamos sabendo que o endividamento americano cresceu de forma expressiva no último ano em função das várias ações tomadas pelo governo aumentando a dívida pública.

Mas, como podem verificar a seguir, o nível de juros sobre o PIB caiu de 3,0% para 1,5%, o que pode levar algum político a achar que é bom se endividar pois o total de juros caiu. Só queria lembrar que não será nada agradável se os juros subirem!



O SP500 fechou a 3.855, com alta de 0,36; o EURUSD a 1,2140, com queda de 0,20%; e o ouro a U$ 1.855, com queda de 0,14%.

Fique ligado!

Comentários