David versus Golias #ouro

 


As pessoas gostam de histórias quando o fraco vence o forte ou, como na lenda Bíblica, David vence Golias. A principal razão desse viés é que nós nos sentimos mais David que Golias.

Nunca responsabilizaram os pequenos investidores pelas altas nas bolsas americanas como nesse último ano. O Mosca reproduziu alguns artigos durante o ano de 2020 enfatizando esse fato. Historicamente, era quase certo que esse pessoal perdia dinheiro quando se metia a operar na bolsa, bastava apostar contra.

Mas no mundo atual isso pode não estar acontecendo.

Michael Batnick resumiu sua visão sobre um artigo publicado pelo Wall Street Journal.

Os traders da Robinhood estão ficando mais espertos.

Um colega me deu essa ideia há alguns meses, e eu ri. Não estou mais rindo.

Na semana passada, o WSJ publicou um artigo sobre como TikTok e Reddit, que se tornaram as novas mesas de negociação de Wall Street. Uma das ações mais populares nesta mesa de negociação digital é NIO, uma empresa chinesa de veículos elétricos da qual você provavelmente nunca ouviu falar.

Esta empresa foi, acredite se quiser, a segunda ação mais ativamente negociada nos EUA no último ano!

Como você pode ver no gráfico abaixo, o número de tweets diários sobre a empresa subiu acompanhando a última alta da ação.


Esses traders estão pulando de uma ação para a outra. Eles espremem todo o suco até que não reste nada e depois passam para o próximo. Neste momento, eles estão dando calor nos vendidos (short squeeze). Este gráfico de Michael Cembalest do J.P. Morgan é um espanto.


Não posso provar que os traders digitais são os culpados, mas não acho que precisa ter muita fé para ligar os pontos.

Quem são os maiores vendidos nessas ações? Fundos de hedge. Quem está pressionando esses fundos? @ChadTrades4lyfe. David está fazendo bullying com Golias.

Eu já estava me acostumando com a ideia de que esses traders estavam ficando realmente mais inteligentes, mas aí acabei vendo um maldito vídeo viral que me fez reconsiderar o que eu estava revendo. Cara, eu não torço pela desgraça de ninguém, mas essa está difícil de engolir.

 As pessoas podem ver este vídeo e dizer, "isso vai acabar mal", e pode acreditar que eu entendo, mas eu não acho que isso vai acabar.

Deixe-me ser bem claro aqui para que não haja mal-entendido. Nada me faz pensar que essas pessoas possam ter uma carreira fazendo day trade de ações, mas isso não significa que eles vão parar de tentar. E se e quando perceberem que não vão conseguir, vão partir para outra e uma nova turma vai tomar o lugar deles. Ou talvez eles nunca partam para outra porque esse negócio é divertido demais. Entendo que a diversão pode acabar, mas se a bolha não estourar, eles vão sumir de que jeito?

Esta é uma comunidade gigantesca agora, e se aprendemos alguma coisa na última década, é que é bom ter cuidado na hora de ficar vendido contra redes de relacionamento. Há considerações não monetárias em jogo aqui, como o desejo de fazer parte. E a diversão. Já mencionei que eles estão se divertindo?

De qualquer forma, eu não acho que essas pessoas podem continuar a ganhar dinheiro para sempre, mas não acredito que isso vá acabar com o desaparecimento delas.

Eles hoje estão jogando neste campo, para o bem e para o mal.

Gostaria de complementar com mais algumas informações. Já presenciei um short squeeze: de um lado havia um trader vendido numa determinada opção e do outro um trader comprado que exerceu essas opções sem vender as ações em seguida. Os preços subiram de forma parabólica. Tudo isso ocorreu há muito tempo quando não existiam tantos meios de comunicação. O cara da ponta vendida quebrou!

No caso agora, os grandes vendidos de determinadas ações são os fundos hedge que acreditavam que a pandemia iria destruir muitas empresas, como acabou acontecendo. Porém, algumas outras tantas continuam sobrevivendo.

Como vocês perceberam nesse vídeo, esses “guerrilheiros” estão a busca de ações “baratas”, e começam a comprar, convencendo um sem-número de outros a fazerem o mesmo. Os fundos que estão vendidos são obrigados a depositar margem sempre que essas ações sobem de preço, e é aí que a situação se complica.

Primeiro, eles têm que ter liquidez para fazer frente a essa chamada de margem; segundo, com as bolsas subindo os retornos de suas cotas acabam ficando negativos e podem sofrer resgates de seus clientes, culminando com um ciclo vicioso que os leva a liquidar essas posições com prejuízos. Veja o gráfico a seguir do retorno das ações mais “vendidas”.


Esses guerrilheiros nem levaram em consideração esse fato (excesso de vendidos a descoberto). Entraram em ações “baratas”porque estavam baratas e cabiam no seu bolso. Pegaram as “baleias” (assim são chamados os grandes fundos de hedge) desprevenidas. Como o número de guerrilheiros é gigante, e como vem dando certo, sentem-se seguros de continuar com essa estratégia.

Mesmo que os fundos de hedge estejam certos em sua avaliação, provavelmente não entraram vendendo de novo nessas ações que foram turbinadas. Sendo assim, o novo preço de equilíbrio é mais elevado que o que estava antes do batalhão ter entrado.

Como dizia Keynes, no longo prazo estaremos todos mortos, esses novos David juntos tem uma força de derrubar os Golias por aí. Mais uma mudança desses novos tempos.

No post ouro-uma-ameaca-milenar, fiz os seguintes comentários sobre o ouro: ... “Para podermos ter uma postura mais construtiva para o ouro é necessário que ultrapasse a região destacada no gráfico entre U$ 1.876 a U$ 1.948” ...



O ouro bateu à porta do nível apontado acima de U$ U$ 1.959 mas, ao invés de continuar em alta, reverteu. Isso fez com que a previsão de alta fosse deslocada mais à frente, bem como o ponto de entrada. Como poderão verificar a seguir, aguardo uma mini alta que levaria o metal a U$ 1.899 (on sale!) para em seguida uma queda a níveis de U$ 1.668/U$ 1.658, onde provavelmente vou sugerir um trade de compra.



O SP500 fechou a 3.853, sem variação; o USDBRL a R$ 5,3653, com alta de 1,33%; o EURUSD a 1,2167, com alta de 0,52%; e o ouro a U$ 1.869, sem variação.

Fique ligado!

Comentários