Analise Técnica 101


No final de 1979 eu cuidava da tesouraria do BFB, Banco Francês e Brasileiro, e naquela época existiam muitos rumores que o governo promoveria uma maxi desvalorização do cruzeiro, que acabou acontecendo. Alguns clientes do banco tinham se endividado em dólares. Um grande fabricante de calças jeans marcou uma reunião comigo, queria entender como poderia se proteger. 

Como não tinham muitos instrumentos eu oferecia uma operação complexa de compra a termo de títulos públicos indexados ao dólar, acho que fomos um dos primeiros bancos a criar derivativos no país, devo ficar orgulhoso ou envergonhado? Hahahahah.... Depois de meia-hora explicando este monstrengo, o dono olhou para mim e perguntou: “ Alem de  entender de como fazer calças tenho que entender disto também?”  Minha resposta, mesmo sentindo pena foi: Sim!

Pois bem, eu estou preparando as previsões para o ano de 2.013, vocês já conhecem meu ceticismo a este tipo de projeção, mas como todo mundo faz eu vou fazer também. Mas antes de publicar resolvi explicar um pouco de análise técnica, prometo que vai ser o mais simples possível, tipo 101 basics.


Eu venho dizendo que estamos passando uma correção e que nestes períodos tudo pode acontecer, acima encontra-se um gráfico mostrando uma correção de forma simples, veja que é composta de três movimentos, A, B e C. Notem também que no primeiro a onda B não ultrapassa a onda A, enquanto no segundo o mesmo não acontece. Para finalizar a onda B é horrível, é considerada a “destruidora de lucros”. Sabe onde estamos? Nesta maldita!

Depois desta pequena introdução posso agora revelar porque o ano de 2.012 eu chamei de DFPH ( disciplina, flexibilidade, plano de ação e humildade). Onda BBBBBBBBB...........

David, então quando virar o ano tudo estará mais claro, aí você vai voltar a acertar na mosca?
Não exatamente, a onda B é traiçoeira, quando você acha que já terminou ela continua. Hoje minha intenção era introduzir estes pequenos conceitos de análise técnica, as previsões vocês vão ter que aguardar mais um pouco. E como no caso do fabricante de Jeans, vocês tem que entender disto também!

Fique ligado!


Comentários

  1. HAPPY NEW YEAR MY DEAR BROTHER, WELL WRITTEN, CONGRATULATIONS,VERY NICE KISSES ESTERA GOTLIB

    ResponderExcluir

Postar um comentário