Montanha acima é mais difícil #ibovespa

 


Hoje o post será encerrado mais cedo por motivo de viagem. O Mosca será publicado normalmente na quinta-feira.

No ano passado houve queda de algumas ações de forma expressiva, como as ações do Facebook. Ben Carlson faz um exercício mostrando que a recuperação é muito mais difícil.

O Facebook foi uma das ações de pior desempenho no S&P 500 em 2022, caindo 64% no ano.

Quem diria que despejar bilhões no metaverso durante um período de aperto do Fed e inflação de 9% seria uma má ideia?

Bem, o perdedor do ano passado se transformou no queridinho deste ano.

As ações do Facebook subiram mais de 55% no primeiro mês e pouco de 2023, incluindo um salto de um dia de mais de 20% nesta semana depois que eles relataram lucros.

A queda da máxima para a mínima foi a pior no comando de Mark Zuckerberg, chegando a mais de 76%:




O preço das ações ainda cai mais de 50% em relação às máximas, mas agora subiu mais de 100% em relação às mínimas.

O Facebook está longe de ser a única empresa que foi bombardeada, se recuperou em grande estilo, mas permanece bem abaixo dos máximos históricos:

A parte difícil sobre esses movimentos absurdos é que distinguir entre os saltos do gato morto e os verdadeiros valores pode deixar você de cabeça virada.

Há um velho ditado em Wall Street:

Como você chama uma ação que caiu 90%? Uma ação que caiu 80% e depois perdeu a metade.

Outra brincadeira com esse ditado pode ser mais ou menos assim:

Como você chama uma ação que caiu 70%? Uma ação que caiu 90% e depois subiu 200%.

Os retornos não são tão extremos, mas uma situação semelhante ocorreu nos vários setores do S&P 500.

No ano passado, os setores defensivos superaram o desempenho, enquanto os setores mais empolgantes foram destroçados. Este ano, os setores chatos estão para trás, enquanto as coisas emocionantes estão ficando doidas:



No ano passado, o Dow terminou com uma perda de apenas 7%, enquanto o S&P 500 caiu mais de 18% e o Nasdaq 100 caiu mais de 32%.

Este ano, o Dow subiu um pouco mais de 2%, enquanto o S&P 500 ganhou quase 8% e o Nasdaq 100 disparou 15%.

Os pontos de virada nem sempre ocorrem de maneira tão clara, mas gangorras como essas podem levar a erros de portfólio se você não tomar cuidado.

John Templeton disse uma vez: "Os mercados em alta nascem no pessimismo, crescem no ceticismo, amadurecem no otimismo e morrem na euforia".

Pode-se dizer que os erros de investimento nascem no arrependimento, crescem no medo de perder o bonde, amadurecem na tentativa de acertar o timing do mercado e prosperam na capitulação.

Grandes movimentos a partir do topo ou do fundo sempre parecem óbvios olhando no retrovisor

Eu sabia que deveria ter comprado aquela ação que subiu um milhão por cento.

Eu sabia que deveria ter vendido aquela classe de ativos que acabou de ser esmagada.

Eu juro que eu ia comprar ou vender ou ficar vendido ou super comprado naquela coisa que acaba de fazer o movimento que eu sabia que ia fazer.

Quando os movimentos do mercado parecem óbvios, vale a pena se perguntar:

Eu realmente ia pegar o fundo (ou o topo) nesse trade ou é mais provável que eu teria comprado antes que ele caísse ainda mais (ou vendido antes de continuar subindo mais)?

Eu realmente queria possuir isso ou estou apenas me penalizando porque esse negócio está muito acima e eu gostaria de tê-lo comprado antes que ele subisse?

Os grandes movimentos do mercado (em qualquer direção) estão me fazendo cometer erros evitáveis em minha carteira?

Eu sou tão culpado desses pensamentos quanto qualquer um, só acho que não é útil perder seu tempo pensando em todos os negócios ou investimentos que você gostaria de ter feito.

Há sempre um mercado de alta ou queda em algum lugar. Pensar que você pode acertar cada um deles é um erro.

Ninguém consegue acertar máximas e mínimas de forma consistente.

A boa notícia é que você não precisa acertar o timing do mercado de forma consistente para ter sucesso como investidor.

Antes que meu amigo pergunte sobre as Americanas, essa ação se encaixa exatamente nos casos citados acima. Quem tem ações dessa empresa teve um prejuízo e ponto, a chance de recuperação de parte do valor é mínima, se é que existe alguma. E mesmo que ela dobre ou triplique de valor agora, não chegará aos pés do valor pago. Além do mais, ficar com o dinheiro imobilizado tira a oportunidade de fazer outros investimentos, pois pode demorar muito, muito tempo para ocorrer a recuperação.

No post bilhete-incolor fiz os seguintes comentários sobre o Ibovespa: ... “Segundo uma visão atualizada a bolsa completou a onda (1) em verde entrando numa correção da queda cujos objetivos seriam 110,9 mil/ 111,8 mil/ 113,1 mil. Acima disso minha estratégia começa ficar em perigo sendo que ultrapassando 114,8 teria que ser revista” ...



No post acima, expressei meu ceticismo sobre o cenário da bolsa brasileira. A cada passo abre uma nova possibilidade. O que parece se consolidar é que o movimento de queda ainda não terminou. Continuando sobre a premissa que adotei, uma queda abaixo de 107,2 mil abre as portas para níveis de 100 mil ou abaixo. Por enquanto a onda 2) em azul ainda não terminou. Em relação à parte superior, reitero os mesmos argumentos acima.



As 11h40 o SP500 estava a 4.118, com queda de 0,45%; o USDBRL a R$ 5,2006, com alta de 0,16%; o EURUSD a € 1,0681, com queda de 0,50%; e o ouro a U$ 1.837, com queda de 0,89%.

Fique ligado!

Comentários

Postar um comentário