Número mágico #SP500

 


Minha saudosa terapeuta dizia que 80% das vezes que você fica pu#o com a atitude de uma pessoa, na verdade está pu#o com você mesmo, pois embora a conheça bem e sabe de seus defeitos, você acreditou que dessa vez seria diferente. Com essa premissa, não posso ficar pu#o com o Lula, pois não acredito que o caráter de uma pessoa muda, como mencionei aqui em diversos posts. Mas tinha uma esperança de que poderia ser diferente — só que não é.

Todos os dias fico irritado com os acontecimentos do dia anterior e até perplexo com as barbaridades que estão ocorrendo. O Ministro do Trabalho deu a melhor do dia ontem: “Se a Uber sair do país, chamo os Correios para substituir” De onde ele tirou essa ideia ridícula, nem merece que eu perca meu tempo, nem o dos leitores.

Quanto ao Lula, na posse do exímio banqueiro Aloízio Mercadante — cuja única experiência no setor bancário talvez como tesoureiro do Centro Acadêmico, nem se fala sobre alguma experiência no setor privado —, meteu o pau de novo no Banco Central pelo elevado nível de juros. Melhor ainda: quando disse que as pessoas falam que ele não deveria comentar sobre esse assunto, mas como foi eleito pelo povo tem que comentar sim. Existe aquele famoso ditado “falar é prata, calar é ouro”; no caso dele, em assuntos econômicos, falar nem prata é, é sim um desastre.

Os maiores economistas do universo estão se debatendo sobre esse complexo tema, e será que uma pessoa sem curso universitário pode opinar? Deveria ter o bom senso de ficar quieto, mas ele se sente como o Messias original que veio para salvar o Brasil. Concretamente só está piorando as coisas, pois a curva de juros está subindo cada vez mais ao invés de cair — nem merece comentar sobre seus argumentos para justificar o não pagamento da dívida pela Venezuela e Cuba ao BNDES, Fake News total!


                                                                                                                                         Fonte: Alexandre Schwartsman


Já Fernando Haddad não tem ideia do que está acontecendo e, para puxar o saco de seu chefe, destaca que o problema fiscal atual é um problema herdado do outro governo. Nem adianta mandar os dados fiscais recentemente publicados que mostram exatamente o contrário, a situação fiscal é a melhor dos últimos anos bem como a dívida/PIB, não vai entender nada. Isso me lembra uma campanha eleitoral para presidente, em que o candidato Leonel Brizola justificou um de seus argumentos mostrando um gráfico pela televisão de cabeça para baixo. Quem o Haddad use essa ideia?

Chega de Brasil, fico ainda muito irritado! Já, já incorporo a recomendação da minha terapeuta.

Mesmo quem não é adepto de análise técnica e suas ferramentas já se deparou com o conceito de média móvel. O cálculo é feito tomando-se o fechamento do mercado em questão dos últimos n dias, e com essa série se cria uma linha no gráfico. As mais utilizadas são de 50, 100 e 200 dias, sendo esta última de muita importância, pois quando os preços atuais cruzam essa média, existe uma crença entre os analistas de que a tendência de mercado se altera — se o mercado estava subindo e cruza para baixo é de queda, se o mercado estava caindo e cruza para cima é de alta.

Se um indicador supera a média móvel de 200 dias é uma coisa, agora se muitas ações superam indicam uma certa robustez no mercado, e é isso que comenta Hannah Miao no Wall Street Journal.

Mais ações em diferentes setores estão participando da recuperação do mercado em 2023, muitas vezes um sinal encorajador da durabilidade de um rali.

O S&P 500 subiu 7,1% em 2023, com os piores desempenhos do ano passado se recuperando acentuadamente para mostrar o caminho. Alguns dos termômetros do mercado de ações dos EUA, incluindo a Meta Platforms Inc. AAPL -1.79% e Microsoft Corp., romperam suas linhas de tendência de longo prazo nas últimas sessões.

Além disso, um indicador técnico amplamente seguido para a amplitude do mercado na semana passada atingiu um nível não visto em mais de um ano. A participação das ações do S&P 500 fechando acima de suas médias móveis de 200 dias subiu na quinta-feira para 78% - a maior desde setembro de 2021, de acordo com a Dow Jones Market Data.

Investidores e estrategistas de mercado normalmente veem um amplo impulso para cima como uma indicação de que um rali tem sustentação. Quando as ações em todo o mercado estão subindo, os índices são menos vulneráveis a uma desaceleração se um setor específico cair.

"Parece que alguém está tentando segurar uma bola de basquete debaixo d'água", disse Jeff Kilburg, fundador e presidente-executivo da KKM Financial, sobre o rali crescente. Kilburg diz acreditar que as ações continuarão subindo e que o mercado está entrando em um ambiente diferente do ano passado devido à possibilidade de que as taxas de juros diminuam.

As ações subiram em 2023 em grande parte porque os investidores estão apostando que a moderação da inflação poderia colocar o Federal Reserve no caminho certo para cortar os juros ainda este ano. Autoridades do banco central, no entanto, disseram repetidamente que seu trabalho para esfriar a economia está longe de terminar.

O relatório de empregos surpreendentemente forte da semana passada pegou alguns investidores desprevenidos e os forçou a reconsiderar a trajetória das taxas de juros. Os principais índices de ações dos EUA caíram na sexta-feira e na segunda-feira, com os investidores preocupados que uma economia resiliente possa levar o banco central a continuar apertando a política monetária mais do que o esperado.

As quedas recentes marcaram uma espécie de pausa de um rali robusto em 2023. O S&P 500 atingiu na semana passada um indicador conhecido em Wall Street como uma "cruzamento de ouro" 1 que pode sinalizar mais alta. A média móvel de 50 dias do índice de ações amplo fechou na quinta-feira acima de sua linha de tendência de 200 dias pela primeira vez desde março de 2022, de acordo com a Dow Jones Market Data.

1 Golden cross ocorre quando a média de 50 dias cruza com a média de 200 dias.

Alguns analistas veem os recentes marcos técnicos como uma indicação de que o rali das ações é parte de um impulso de longo prazo para cima, não apenas um impacto temporário na desaceleração do mercado.

Ari Wald, chefe de análise técnica da Oppenheimer, disse que a faixa de ações que participam da recuperação do mercado, liderada por ações de empresas orientadas para o crescimento, constitui o que ele vê como a "marca registrada de um novo mercado em alta".

"Estamos vendo força nos soldados, e os generais agora estão se juntando ao rali também", disse ele sobre o mercado mais amplo e as ações de tecnologia de mega capitalização.

Algumas das ações de maior peso do S&P 500 estão entre as que lideram a alta do índice. A Tesla Inc. foi uma das maiores retardatárias no ano passado, mas subiu 58% este ano. Amazon.com Inc., outro grande detrator em 2022, subiu 22%. A Alphabet, controladora do Google, subiu 17%.

Alguns economistas estão revendo suas projeções e chegando à conclusão de que a chance de ocorrer uma recessão foi diminuída. Esse é o caso do banco Goldman Sachs que já tinha uma visão mais branda sobre a recessão e agora diminui sua probabilidade para 25%, o que se aproxima de condições normais onde apontam para um cenário recessivo com 10% de chance. O gráfico a seguir com a previsão de inúmeros economistas ainda tem resultado negativo, sendo que a média se encontra em 65% de chance para uma recessão.


Essa matéria de hoje reforça a visão que venho enfatizando entre o mercado (análise técnica) e os economistas (fundamentalistas); alguns, como a Goldman, já estão fluindo para o outro lado. Vamos ver quem estará certo no futuro.

No post o-sinal-errado fiz os seguintes comentários sobre o SP500: ... “Que ia ser difícil ultrapassar a barreira expressa pela linha azul pontilhada eu sabia, porém, por outro lado, na minha leitura uma onda 3 estaria em desenvolvimento. Vamos ver o que acontece nos próximos dias” ...



A bolsa chegou muito próxima do nível de 4.200 depois que a reunião do Fed deixou os investidores mais felizes – não sei bem por que, mas vamos nessa. Porém, o anúncio dos dados de emprego jogou água fria, embora o Biden deva estar feliz da vida — e qualquer outro presidente estaria. Pleno emprego não é sempre que se alcança.

Nossa posição tem stop loss bastante curto, pois não posso bet the Farm (expressão em inglês que poderia ser traduzida por apostar as calças) que o movimento de alta está em andamento. Nosso plano de ação se encontra expresso na linha em amarelo com seus objetivos, bem como o stop loss. Como podem notar, a bolsa teria que reagir no curto prazo.



- David, você tinha comentado no post acima sobre um cenário de queda. Se for estopado, esse cenário passa a prevalecer?

Muito boa pergunta (autoelogio! Hahaha ...); a resposta é não, pois poderia reclassificar as ondas expressas em amarelo como sendo uma Leading Diagonal - essa onda é “parente” daquela que comentei no post de ontem do dólar. Para não complicar muito, é uma onda cujos fractais se desenvolvem em 3 mini ondas ao invés de 5.

Mas sei que é bastante técnica minha explicação e o que importa para os leitores é que, caso sejamos estopados, vou observar os próximos movimentos para decidir.

O SP500 fechou a 4.164, com alta de 1,29%; o USDBRL a R$ 5,2047, com alta de 1,14%; o EURUSD a € 1,0724, sem alteração; e o ouro a U$ 1.869, com alta de 0,12%.

Fique ligado

Comentários