O sinal errado #SP500

 


A tecnologia trilha caminhos positivos e negativos depende a forma como se utiliza as ferramentas disponíveis. Creio que esse novo ambiente de modernidade e acesso as pessoas criam uma imagem errada de trabalho. Acredito que todo jovem se encanta com as histórias de start ups onde executivos de pouca idade se tornam milionários do dia para a noite, o que não fica explicito é o quanto aquele jovem teve que pastar até chegar lá, e pior, não se noticia os casos de insucesso que sem dúvida ultrapassam em múltiplos muito superior.

Nessa nova dimensão uma profissão foi criada: o influencer palavra em inglês que coincide com seu significado em português - influenciador. Hoje existem influencer de tudo, basta ter alguma especialidade de interesse a algum público em conjunto com uma boa apresentação. Pronto, através do TikTok, Instagram e outros aplicativos disponíveis abre sua porta para o mundo. Se for um sucesso o número de seguidores cresce numa base exponencial atraindo empresas que fabricam produtos de interesse a esse público. Feito, aí se tem um negócio. Será?  Barry Ritholtz publicou em seu site The Big Picture um artigo questionando essa ideia.

Vivemos em uma era de slogans sem contexto. É a matéria-prima em negociação de influenciadores do Instagram, investidores do TikTok e bicos variados.

É um novo sabor de besteira projetado para vender enganos involuntários algum produto lixo ou pior, uma filosofia destrutiva meia-boca.

Em 2020, tudo o que você tinha que fazer era ações de “memes”; Em 2021, foi o day trade o seu caminho para a riqueza; antes disso, basta ser um Crypto brother, ou então você seria "Divirta-se sendo pobre!" O mais recente esforço do dinheiro fácil não requer habilidades, muito pouco capital e quase nenhum tempo: Renda Passiva1.

1.       valores garantidos que entram no caixa periodicamente sem que haja uma contraprestação direta em algum tipo de serviço. Por exemplo, você pode ter renda passiva ao alugar um imóvel ou algum outro bem que possui.

Todos esses esquemas fáceis de enriquecer usam temas semelhantes: Fazendo parecer simples ganhar muito dinheiro sem muita experiência, conhecimento ou esforço. O NYT deu uma olhada no sabor mais recente: O que é Renda Passiva? Não é o que os influenciadores dizem que é.

Lembra do casal Dunning Kruger (TikTokInvestors) que discutimos em setembro de 2021? (O que aconteceu com eles?) Eles revelaram sua abordagem de negociação única canalizando Will Rogers: "Aqui está a minha estratégia em poucas palavras: eu vejo uma ação subindo, então eu a compro, e apenas assisto até que ela pare de subir, aí então vendo. Eu faço isso repetidamente e assim o lucro compensa por todo o nosso estilo de vida."

Investimento O TikTok é o melhor!

Aquelas pessoas raras que fazem day-trade, ou investem em casas, ou acumulam rendimentos passivos como um caminho para a riqueza.2 estão ocupados fazendo essas coisas. Aqueles que querem vender um newsletter ou um seminário ou algum produto para mostrar como se tornar rico (mas não ganham a vida dessa maneira) revelaram a falha em seu discurso. É uma pena que isso seja negligenciado por tantos. As pessoas que se beneficiariam de desmascarar essa tolice  gastaram seu tempo e perderam sua grana; para todos os outros, é momento de desaprovação a posteriori.

Não se pode deixar de notar que os influenciadores que lançam esse estilo de vida NÃO FAZEM SUA RENDA dessa maneira, mas sim vendendo kits "How To".3

Alguns truísmos econômicos:

Qualquer coisa que valha a pena requer tempo e esforço.

Dedicar tempo e esforço é difícil, mas lhe dá experiência.

Aprender com suas experiências é difícil, mas pode levar à especialização.

Aplicar conhecimentos ao longo do tempo não é fácil, mas pode levar a recompensas.

"Simples, mas difícil" não é a pior lição que se pode aprender com a internet. Simples, em termos de criar um caminho a seguir; difícil porque um caminho gratificante típico é cheio de armadilhas, desafios psicológicos e verdadeira competição.

"Simples e fácil?"

"Divirta-se sendo pobre" de fato.

2. Existem os raros indivíduos que fazem essas coisas muito bem; a maioria gasta seu tempo fazendo essas coisas e não exortando os outros a competir com eles por alfa limitado...

3. O casal no vídeo afirma que não é um vídeo patrocinado, então talvez eles não estejam vendendo nada, além de seu próprio feed do TikTok.

Quantas não foram as vezes em que você assinou (ou seguiu) alguém e passado um tempo se enjoou ou perdeu o interesse?

Eu classifico os profissionais em dois grandes grupos:

- Guerrilheiros: são profissionais que sabem trabalhar bem em ambientes desorganizados, fazem de tudo sem que haja muitas regras ou manuais. Nessa categoria se encontram os empreendedores que conseguem transformar uma ideia num negócio.

- Comandantes: são aqueles que sabem trabalhar com regras e objetivos bem definidos e seguindo um manual de conduta. Aqui se encaixam os CEO de grandes empresas que transitam entre acionistas, colaboradores e concorrentes.

Não queira colocar os Guerrilheiros no lugar de Comandantes nem vice-versa.

Aprendi com a vida que ter ideias não é o mais difícil e sim colocar essas ideias em prática, e muito mais difícil ainda é manter o negócio quando aparecem os concorrentes - se o negocio é muito bom.

Uma análise da minha vida profissional me coloca dentro do perfil de Guerrilheiro, pois mesmo em organizações maiores como o Banco Frances e Brasileiro estive envolvido em criar novos negócios. Minha permanecia média foi de 4 anos, pois passado esse tempo me desmotivava. Exceção ao Mosca que já existe há mais de 10 anos.

Sobre o Mosca várias pessoas me perguntam por que não monetizo o post. Eu não quero! Primeiro que perderia minha liberdade de escrever do que eu quero, segundo que eu ganho muito, não financeiramente, mas pessoalmente por permanecer ativo bem como na gestão de meu portfólio. É graças a ele que me tornei mais diligente pois a rotina de buscar assuntos de interesse acoplado a sugestões de trade com acompanhamento dos resultados me tornam uma pessoa aplicada. Tenho que agradecer aos leitores pela confiança nesse longo período de existência.

Tudo isso foi conquistado com muito trabalho, disciplina não foi do dia para noite, e é isso que o artigo de hoje quer alertar. A modernidade altera a forma de se comunicar e abre a porta para os muito habilidosos alavancar essas qualidades acessando um universo que eu não tive quando era jovem, mas não elimina de forma nenhuma a trajetória apara manutenção desse sucesso. Se você é jovem e quer ser bem-sucedido a formula é a mesma de sempre.

Esta semana serão publicados dois dados econômicos de grande importância: amanhã a decisão do Fed quanto a taxa de juros (o BCB também vai informar a taxa SELIC que não deve ter alterações), e na sexta-feira os dados de emprego. No campo das empresas a publicação dos resultados de grandes empresas (Apple, Amazon, Meta, Google) também é de interesse dos investidores.

No post analise-do-plano-b fiz os seguintes comentários sobre o SP500: ...” estaríamos entrando na fase mais potente da onda (III) em laranja, que por sua vez se subdividiria em outras tantas. O objetivo “mais provável” seria de 4.882, mas antes de soltar os rojões, a bolsa teria que ultrapassar pontos importantes” ... ...” Se uma sugestão de compra for concretizada – fiquem de olho no Mosca, o stop loss será nossa salvaguarda para caminhar” ...



Uma sugestão de compra foi feita no post um-peso-duas-medidas. Depois ter atingido ontem a máxima de 4.094 recuou ficando próxima do nível do stop loss. O mercado ficou preocupado com a reunião do Fed que acontece amanhã conforme relatei acima. Que ia ser difícil ultrapassar a barreira expressa pela linha azul pontilhada eu sabia, porém, por outro lado, na minha leitura uma onda 3 estaria em desenvolvimento. Vamos ver o que acontece nos próximos dias.



- David, você está seguro da alta?

Você deve ter lido o post de ontem quando frisei que está semana será importante, onde se confronta o mercado X economistas. Eu diria que a probabilidade de alta é de 60%/65%, porém tenho traçado também o cenário de queda onde o gráfico se encontra a seguir. A onda (b) em amarelo tem um objetivo de 4.131 que é acima da máxima de 4.094. Importante frisar que não necessariamente tem que atingir esse nível, a queda já pode estar em curso, razão de nosso stop loss curto.




O SP500 fechou a 4.076, com alta de 1,47%; o USDBRL a R$ 5,0736, com queda de 0,82%; o EURUSD a € 1,0867, com alta de 0,22%; e o ouro a U$ 1.927, com alta de 0,28%.

Fique ligado!

Comentários