Fórmula de acumular patrimônio #nasdaq100

 


Chega de inflação, recessão e todas as dúvidas que pairam por aí. Se você ficar centrado num problema cuja solução não é evidente, melhor esquecer por um tempo até que encontre o caminho — no caso, até que novos dados sejam publicados. O ano de 2022 foi muito estressante para os investidores, e perdas expressivas foram contabilizadas — não necessariamente realizadas.

Para os leitores mais jovens, o que importa na acumulação de seu patrimônio? Nick Maggiulli publicou um artigo em seu site Dollars and Data com informações sobre esse tema.

Com o terrível ano de investimento de 2022 atrás de nós, agora podemos mudar nosso foco para o futuro e como podemos nos recuperar financeiramente. Infelizmente, para muitas pessoas, isso significa cair na armadilha de passar incontáveis horas tentando encontrar os investimentos certos para maximizar seus retornos. No entanto, a verdade é que tais tentativas geralmente desperdiçam tempo e energia. Muitas pessoas gastam muitas horas perseguindo o alfa¹, um tempo que seria gasto de forma melhor em alguma outra atividade produtiva. Podemos demonstrar isso com um exemplo simples.

 ¹Alfa é o termo usado nos investimentos para descrever a capacidade de um investimento render lucros acima do esperado no mercado. Se um fundo de investimento tiver um Alfa positivo, por exemplo, significa que um ativo ou carteira de ativos superou a expectativa de rendimento prevista.

Suponha que alguém com US $ 10.000 investidos gaste 10 horas por semana fazendo pesquisas de ações procurando os melhores investimentos. Vamos também supor que sua pesquisa é boa e essa pessoa é capaz de ganhar do mercado em 10% ao ano como resultado. Embora isso seja impressionante, infelizmente, suas 520 horas de trabalho (10 horas por semana * 52 semanas por ano) só lhes renderam US $ 1.000 adicionais (10% alfa * US $ 10.000). Isso significa que nosso analista-estrela ficou fazendo pesquisa de ações por menos de US $ 2 por hora (US $ 1.000 / 520 horas).

Se o objetivo final do analista era construir riqueza, você pode ver como ele teria feito muito melhor se aceitasse um emprego de meio período em vez de analisar 10 horas/semana. Mesmo que fôssemos aumentar o tamanho do portfólio do analista para US $ 100.000, seu alfa de 10% (ou seja, US $ 10.000) é aproximadamente equivalente ao que eles poderiam ter feito dirigindo para o Uber na mesma quantidade de tempo.

Eu não digo isso porque tenho algo contra a pesquisa de investimento, mas para apontar algo que a indústria de investimentos não quer que você saiba — a maioria das pessoas não fica rica através de suas decisões de investimento, fica rica através de sua renda. Ficam ricos através de seu trabalho. Mesmo aqueles que ficam ricos com seus investimentos, normalmente, tiveram que trabalhar para obter o dinheiro que costumavam investir em primeiro lugar.

Os bilionários também não são exceção a essa regra. Ao iniciar a Microsoft, Bill Gates disse que nunca tirou um dia de folga em seus vinte anos e Elon Musk é conhecido por dormir em suas fábricas / escritórios. Como o psiquiatra Phil Stutz disse no incrível documentário Stutz, há três aspectos da vida que não podemos eliminar: "Dor, incerteza e trabalho constante". É um trabalho até o fim.

Enfatizo esse ponto porque neste momento muitas pessoas estão procurando maneiras de melhorar sua situação financeira em 2023. Estão lendo livros, procurando guias e tentando encontrar novos investimentos que aumentem sua riqueza. Isso até que é bom, mas estou aqui para lembrá-lo de que nada disso se comparará a agir e fazer o trabalho. Eu posso demonstrar isso com dados da minha vida financeira também.

O que impulsiona as mudanças na riqueza?

Para começar, abaixo está um gráfico mostrando a variação percentual anual no meu patrimônio líquido desde 2014 (1,5 anos depois de me formar na faculdade):


Como você pode ver, no início meu patrimônio líquido aumentou muito em uma base percentual, mas o crescimento desde então desacelerou. Na verdade, 2022 foi o primeiro ano em que vi uma diminuição no meu patrimônio líquido em relação ao ano anterior. Para ser específico, meu patrimônio líquido caiu 11% em 2022, embora minha carteira tenha caído mais de 20%. O que impediu que meu patrimônio líquido caísse 20% como o resto da minha carteira? Minha capacidade de economizar dinheiro para compensar minhas perdas de investimento.

Você pode ver isso mais claramente no gráfico abaixo, que mostra minha variação percentual anual no patrimônio líquido dividida pela minha mudança nos ativos investíveis (vermelho) e minha mudança na poupança (azul). Mais simplesmente, a barra vermelha (mudança nos investimentos) mais a barra azul (mudança na poupança) é igual à barra roxa (mudança no patrimônio líquido):


Na maioria dos anos, tanto a mudança de investimentos quanto a mudança de poupança são positivas, o que significa que minha mudança no patrimônio líquido também seria positiva. No entanto, em anos como 2018 e 2022, os declínios do mercado contribuem negativamente para a minha mudança no patrimônio líquido.

Para colocar esses números em contexto, imagine que eu tinha um patrimônio líquido de US $ 100.000 no início de 2021. De acordo com o gráfico, até o final de 2021 eu teria US $ 144.000 em patrimônio líquido (ou seja, um aumento de 44%). Metade desse aumento (22% ou US $ 22.000) seria atribuível ao aumento do meu portfólio, enquanto a outra metade (22% ou US $ 22.000) seria atribuível ao quanto eu economizei em 2021.

Para ter uma ideia melhor de quanta poupança e investimentos contribuem para a minha mudança no patrimônio líquido a cada ano, podemos plotar a parcela de mudança no meu patrimônio líquido atribuível a cada um deles ao longo do tempo:



O que este gráfico mostra é que, no início, quase toda a minha mudança no patrimônio líquido veio de quanto dinheiro eu estava economizando (azul) e não de quão bem minha carteira estava se saindo (vermelho). Embora seja fácil ver isso na minha vida financeira, o mesmo provavelmente será verdade para a sua também, e eu tenho uma estrutura para provar isso.

O Contínuo Poupar-Investir

Compartilhei os dados financeiros pessoais acima para demonstrar como minhas finanças mudaram ao longo do tempo. Como você pode ver, não foram minhas escolhas de investimento que me trouxeram até aqui (até agora), foi minha capacidade de trabalhar e economizar dinheiro. Isso era verdade na prática ao analisar minhas finanças, mas também é verdade em teoria para qualquer outra pessoa.

Formalmente, defini esse conceito como o Contínuo Poupar-Investir. A ideia é que no início da vida (ou quando você tem menos ativos em seu nome) suas economias tenham um impacto maior em sua riqueza e, mais tarde na vida, seus investimentos tenham um impacto maior.

Você pode ver isso claramente neste gráfico do Capítulo 1 de Just Keep Buying, onde eu ploto a mudança anual no valor do patrimônio líquido de alguém dividido por poupanças e investimentos (supondo que eles economizem US $ 10.000 anualmente com um retorno anual de 5%):



Embora este exemplo seja um pouco simplista, ele chega ao meu ponto subjacente. Economizar dinheiro é a chave para construir riqueza mais cedo no tempo. Isto é especialmente verdadeiro se a sua renda está aumentando. Pense nisso. Se a sua renda está subindo ao longo do tempo, você provavelmente pode economizar ainda mais dinheiro do que no ano anterior. Mais importante, também é provável que seus investimentos não tenham tido tempo de acompanhar esse aumento de renda.

É por isso que a poupança (e a nossa capacidade de poupar dinheiro) continua a ser importante para a maioria das pessoas, mesmo no meio da carreira. É somente depois de ter construído um ninho considerável que seus investimentos começam a dominar sua riqueza.

Então, ao decidir onde concentrar seus esforços no próximo ano, priorize sua renda. Priorize a ação. Porque é a única coisa que você sempre pode controlar.

Eu não tenho ideia de como 2023 vai acabar, mas se você tem tido calma em 2022, este é o seu alerta. É hora de trabalhar.

Esse exemplo real relativo ao patrimônio do Nick não deveria ser muito diferente das pessoas em geral e aponta que a poupança é que vai gerar os rendimentos futuros para sua aposentadoria. Alguns jovens acreditam que atuando no mercado financeiro poderiam dar a “porrada” da sua vida e garantir aposentadoria antecipada. Como o ganho em qualquer ativo não é infinito, o acréscimo de patrimônio também não o será e não adianta achar que vai descobrir a nova bitcoin de início, basta ver como as ações de alto crescimento caíram no ano passado. Pode até acontecer, mas é muito, muito difícil, até acredito que seja um lance mais de sorte que de competência.

Os cálculos executados no início em relação ao alfa vão ao encontro de minha ideia de que é mais importante a escolha da classe de ações investida que achar quele fundo maravilhoso, pois não se deve esquecer que o alfa pode ser negativo.

No post esperanto-20 fiz os seguintes comentários sobre a nasdaq100: ... “A onda a) em amarelo estaria próxima de ser completada, em seguida por um movimento da onda b) e depois a onda c). O objetivo final com os dados atuais seria 11.230/11.100 ou pouco mais abaixo ao redor de 10.800. Vale a observação anterior que abaixo desse último e principalmente 10.426 vai preanunciar novas quedas” ...



Durante esse período, a bolsa completou a sequência a,b,c comentada acima, atingindo a mínima em 10.671 seguindo-se uma recuperação. Antes que meu amigo pergunte por que não nos envolvemos num trade de compra, veja a área demarcada a seguir.

 


Existem duas coisas que me incomodam nesse gráfico: primeiro que a sequência de 5 ondas em laranja é meio “forçada”. O que quero dizer com isso é que, embora correta, ela não tem the right look. Em seguida, a sequência a,b,c em laranja quase violou o stop loss, também não é usual.

Estou desconfiado de que a alternativa de queda poderá ocorrer, embora existam setores da economia que se mostram atrativos, como as ações de semicondutores. Para que conheçam a opção de queda, vejam o gráfico a seguir.



Nesse cenário seria possível uma pequena alta até 11.557/11.810 para em seguida uma queda que levaria como primeiro objetivo 9.588. Uma observação mais ampla da nasdaq100 é que desde junho do ano passado a maioria das cotações se concentram num intervalo entre 12.000/11.000 com várias idas e vindas.

O SP500 fechou a 3.999 (On Sale! Haha...), com alta de 0,40%; o USDBRL a R$ 5,0968, com queda de 0,24%; o EURUSD a 1,0832, com queda de 0,13%; e o ouro a U$ 1.919, com alta de 1,20%.

Fique ligado!

Comentários