O macaco está certo?


Vocês devem lembrar do programa humorístico, Planeta dos Macacos, apresentado pela rede Globo, onde Jô Soares aparecia como o Dr. Rafael, que vivia repetindo "O macaco está certo, não precisa explicar, eu só queria entender".

Hoje vou comentar uma matéria que vem se desenvolvendo muito nos últimos anos, a Economia Comportamental, que estuda fatores sociais, cognitivos e emocionais para explicar a tomada de decisões econômicas de indivíduos. Dois economistas, Justin Kruger e David Dunning realizaram uma série de experimentos que culminou com o Efeito Dunning Kruger :

É o fenômeno pelo qual, indivíduos que possuem pequeno conhecimento sobre um assunto acreditam saber mais que outros mais bem preparados, fazendo com que tomem decisões erradas e cheguem a resultados indevidos, porém esta própria incompetência os restringe da habilidade de reconhecer os próprios erros.

Por outro lado, a competência real pode enfraquecer a autoconfiança, e algumas pessoas muito capacitadas podem sofrer de inferioridade ilusória, achando que não são tão capacitadas assim, chegando a acreditar que outros indivíduos, menos capazes, também são tão ou mais capazes do que eles.

A grande conclusão deste experimento é: A competência num determinado campo diminui a autoconfiança.

Tenho certeza que, algum dia, vocês fizeram um investimento e sem saber muito bem porque, deram uma "porrada", como dizem os cariocas. Depois de realizado o lucro, vem aquele pensamento: "Sou um gênio, entendo muito deste mercado". Será, ou foi pura sorte?

Usando estes conceitos, vejam no slide abaixo algumas constatações importantes 


  • Quanto mais confiante um especialista parecer, é mais provável que o público acredite.
  • Especialistas que reconhecem que o futuro é desconhecido, são vistos como incertos, e portanto são percebidos como menos confiáveis.
  • Quanto mais autoconfiante um expert parece, pior é sua performance.
  • Analistas que preveem um único evento fora da curva, tendem a ficar com uma performance muito aquém o resto do tempo.

Confesso que pensei bastante neste fenômeno e acredito que faz muito sentido. Em seguida me perguntei: Como o mosca vem se portanto, de uma forma arrogante? Sabe tudo? Espero realmente que não, pois quando coloco um trade, o mesmo vem acompanhado de um item muitíssimo importante, o STOPLOSS, ele é a definição numérica, de quando eu assumo meu erro.

Já comentei anteriormente que atitudes do tipo: Vou fazer preço médio, se cair compro mais, estou investindo para o longo prazo e portanto não preocupo com os preços, e etc... se enquadram perfeitamente no fenômeno descrito por estes economistas. Cuidado, nem sempre o macaco está certo!

Hoje, durante o dia,  fomos executado no trade-15102012. Vocês podem se perguntar porque eu não entrei quando o preço estava por volta de U$ 1.735 (vermelho), a razão é que naquele momento o mercado estava em queda e poderia cair mais, e agora ele reverteu e subiu (azul). Isto não significa, de maneira nenhuma, que não pode cair novamente, por está razão estabeleci o stop, por outro lado mostrou alguma reação. Vou combinar com os Indianos e Chineses! Hahahahah....

O SP500 fechou a 1.460, com alta de 0,41%; o real a R$ 2,0301, com baixa de 0,17%; o euro a 1,2123, com alta de 0,28% e o ouro a US$ 1.748 sem variação.


Comentários