Esmiuçando o SP500


Hoje é feriado nos USA, dia de Martin Luter King, e quando isto acontece os mercados ficam em banho-maria. Vou aproveitar para fazer uma análise mais detalhada do SP500, afinal ele é “ o cara”, ou melhor “, o indicador”! Hahahahah.....

No final de 2012 eu imaginava que este indicador, após um primeiro movimento de queda, teria uma recuperação parcial e iniciaria uma nova queda. O gráfico abaixo, que publiquei no post trade-17122012 e onde iniciei um trade, me parecia que a queda seria iminente. Porém, alguns dias depois, liquidei a posição, pois o desenrolar dos preços não estavam como o esperado, o que se mostrou correto, caso contrário o prejuízo seria maior. Como houve o rompimento da linha superior, uma análise mais profunda torna-se necessária.


O próximo gráfico tem uma visão de longo prazo, vejam que a elipse em roxo (1) e a linha verde (2) referem-se ao que descrevi acima. Análise Técnica trabalha com probabilidades, o nível atual de 1.485 até a área em vermelho, cujo pico é de 1.576 (3), indica que este intervalo deve ser acompanhado, aproximadamente 6% de alta.

Um outro indicador que acompanho, não mostra nenhum sinal de reversão, o que me faz crer que as altas ainda tem mais fôlego. Já este mesmo indicador, com uma visão mais de curto prazo, aparece um pouco mais “estressado”, ou seja, pode-se esperar uma pequena correção e novas altas mais adiante.

David, você jogou a toalha? Vai apostar na alta?
Ou você quer me pegar, ou não está lendo meus posts! Na sexta-feira em alarme-pre-tsunami, eu fiz questão de escrever sobre a personalidade da onda B, e lá frisei que ela é traiçoeira. Mas respondendo a sua pergunta, pode ser que eu me envolva na compra com um espírito oportunista, minha visão ainda é de queda mais a frente.

O que acontece se este índice passar dos 1.576?
Nada! Hahahahah... agora sério, pelo que entendi de sua pergunta, você quer saber se ai sim jogo definitivamente a toalha. A resposta é não com os dados que tenho até hoje, ou seja, poderá romper aquele ponto e mesmo assim cair depois. Se isto acontecer, terá outras implicações na extensão da queda.

Resumindo, o mercado pode subir ainda mais um pouco antes de começar a grande queda, agora todo cuidado é pouco e eu sugiro ficar fora, pois o ganho é muito pequeno e surfar na onda B não é aconselhável.


As bolsas ficaram fechadas hoje; o real fechou a R$ 2,0417, com alta de 0,11%; o euro a 1,3316, sem variação e o ouro a US$ 1.689, com alta de 0,36%.
Fique ligado!



Comentários