Greek Novel

As telenovelas apresentam em grande parte de suas cenas, situações que são praticamente impossíveis de se repetir na vida real. Às vezes me pergunto porque as pessoas ainda continuam assistindo, inclusive eu, quando estou com a família. A única explicação que parece razoável, é realizar sonhos de criança, esta talvez seja a razão que o "mocinho", na maioria das vezes, ganha.

Os diretores brasileiros usam de muita criatividade em algumas situações, atores fingem a morte, são enterrados para depois serem retirados do caixão, pedras preciosas que perambulam na mão de várias pessoas, como se fossem artigo comum, e por aí vai. Essas ideias me fazem associar a situação que a Grécia se encontra atualmente.

Depois da vitória do partido de esquerda,  Tsipras e Varoufakis vêm atuando em conjunto, apresentando a cada dia uma nova surpresa à seus credores. Depois de terem anunciado na semana passada que o FMI teria que esperar um pouco para receber, voltaram atrás e disseram que pagarão em dia. O plano que ficaram de apresentar a seus credores, para fazerem jus a uma nova rodada de refinanciamento de sua dívida, ainda é um plano.

A Grécia confirmou que a Alemanha deve 278,8 bilhões de euros, pelos crimes cometidos na era do Nazismo. Este valor, calculado com precisão, o que é sugerido pela forma que foi apresentado, representa aproximadamente 40% do PIB Alemão. Isso inclui a reparação dos estragos feitos, bem como o empréstimo que os alemães forçaram o Banco da Grécia fazer na época, e por último, peças arqueológicas que foram roubadas.

Numa outra cena dessa novela, o parlamento Grego criou um comitê para investigar os termos do pacote assinado no passado, de 240 bilhões de euros, que a Grécia assinou com a União Europeia e o FMI. " Depois de cinco anos de silêncio pelo Parlamento, os maiores problemas que causaram este pacote catastrófico, hoje começa um procedimento que dará respostas que interessam ao povo Grego", estas foram as palavras de Tsipras aos legisladores.

O timing não ajuda nada a Grécia, pois o risco de contágio, que seria uma ameaça a ser usada pelo governo Grego, não surtiria os receios que existiam em 2008, uma vez que os juros do Club Med estão baixíssimos. Depois, os últimos dados vindos da Europa apontam para uma recuperação da confiança, embora o desemprego ainda continue em níveis muito elevados.


Ao perceber essa situação desvantajosa de seu país, Tsipras programou uma viagem a Rússia nesta semana, cujo objetivo é o governo Russo oferecer descontos no preço do gás e novos empréstimos à Grécia. É fácil entender a motivação dos Gregos nesse encontro, mas qual seria a dos Russos? Um veto dos Gregos às sanções a Ucrânia, o que eliminaria a unidade Ocidental sobre esse assunto. Mas a Grécia poderia tomar essa medida aparentemente ilógica? Parece que sim, pois poderá argumentar que os Europeus os estão expulsando de seu clube.

Para nós espectadores dessa novela, parece que o último capítulo será emocionante, será que a Grécia fica ou não no euro? Minha percepção é que está preparando tudo para sair, e colocar a culpa nos outros e principalmente na Alemanha, que não quis pagar sua dívida. Os europeus já estão de saco cheio dessa situação, conforme pode-se ver na pesquisa abaixo.


Como isso pode afetar o euro? Do ponto de vista financeiro, acredito que muito pouco, pois o valor envolvido em relação ao tamanho da unidade Europeia é pequeno. Assim se a Grécia fica ou não no euro, é problema dos Gregos. Agora, do ponto de vista político pode ser um pouco diferente, pois uma união entre a Grécia e a Rússia nesse momento, pode ter repercussões das quais não tenho como avaliar. 

No post ECB-na-contra-mão, fiz os seguintes comentários sobre o euro: ...No momento tudo está confuso na moeda única, depois de ter passado por uma queda forte nos últimos tempos, pode ser que esteja tomando um fôlego para continuar caindo, ou adquirindo forças para corrigir...Estou propenso a sugerir uma operação de curto prazo, vejam a seguir.

Acredito que o euro está num movimento de correção conforme apontado acima em vermelho, assim esse intervalo é entre 1,075 - 1,068, caso seja executado, sugiro um stoploss a 1,063. Quero deixar claro alguns pontos: Primeiro falo de uma correção, e como vocês já sabem, tudo é possível; pode ser que o euro não atinja os pontos que eu sugeri à compra. Assim, se ultrapassar o nível 1,105 antes disso, cancelem minha sugestão; e por último, se formos executados e depois a operação for stopada, isso não significa que o movimento de queda irá ganhar força, necessariamente, é preciso que caia abaixo de 1,045.

O SP500 fechou a 2.076, com queda de 0,21%; o USDBRL a R$ 3,1275, com alta de 0,35%; o EURUSD a 1,0813, com queda de 1,14%; e o ouro a US$ 1.208, com queda de 0,57%.

Amanhã minha agenda estará cheia e não devo publicar o Mosca, voltando na quinta-feira.

Fique ligado!

Comentários