Manual para compra de ações


Hoje vou trazer as sugestões de Mohnish Pabrai, um famoso investidor indiano, que cresceu na Índia, passando por uma pobreza extrema em sua juventude. Aos 30 anos de idade ele ouviu sobre Warren Buffet pela primeira vez. Isso mudou sua vida desde então.

A seguir trechos de uma entrevista feita com Mohnish sobre o tema de investimentos.

1.       Investir é um negócio

"Os empresários são ótimos em lidar com a incerteza e também são muito bons em minimizar os riscos. Esse é o grande empresário clássico. "- Mohish Pabrai.

Muitas pessoas enxergam que investir é como algo paralelo, que fazem a parte de suas atividades. Não levam a sério o suficiente para obter resultados importantes.

Quando Mohish Pabrai fala aqui de empreendedores, note que ele está falando dos dilemas comuns dos investidores - incertezas e riscos. Suas palavras revelam que ele não vê investir como um “hobby”, e sim como um negócio.

Qualquer pessoa que procura seriamente uma renda substancial deveria desenvolver a mentalidade de que isso é um negócio. É profissional, requer trabalho, estudo, pesquisa e paciência - assim como o desenvolvimento de qualquer outro negócio.

Encare investir com seriedade e você acabará vendo alguns retornos sérios.

2. Você não pode prever com precisão o futuro

"As indústrias com mudanças rápidas são o inimigo do investidor. As empresas tecnológicas, em particular a biotecnologia, são um problema desse ponto de vista. Todas as indústrias trabalham com mudanças, mas você deve, idealmente, estar investindo em empresas com uma baixa taxa de mudança, e não uma alta taxa de mudança.

Investimento de valor significa comprar uma ação por menos do que seu verdadeiro valor intrínseco. Um investidor de valor determina o verdadeiro valor intrínseco de uma ação, projetando todo o dinheiro que a empresa gerará a partir de agora para o futuro e, em seguida, descontando esse caixa a valor presente.

Então, sempre que você faz um investimento, também está fazendo uma previsão sobre o futuro.

Existem algumas pessoas que acreditam que podem prever com precisão o futuro. Essas pessoas criam modelos complexos e compram ações com base no pressuposto de que sua previsão sobre o futuro se tornará realidade.

Depois, há pessoas que acreditam que o futuro é intrinsecamente imprevisível, não importa o quão bom seja a sua informação atual. Essas pessoas não fazem modelos complexos. Eles compram ações que estão subvalorizadas a ponto de suportar qualquer previsão errada sobre o futuro e ainda assim ganharão dinheiro com seu investimento. Essas pessoas, é claro, são investidores de valor.

Como Ben Graham escreveu no The Intelligent Investor: "Quanto mais dependente a avaliação se torna em antecipações do futuro ... mais vulnerável será seu investimento".

É por isso que investidores de valor apenas investem quando têm uma margem de segurança. Eles podem fazer uma previsão sobre o futuro, mas sabem que provavelmente estarão errados. A margem de segurança protege-os mesmo quando estão errados.

É por isso que Mohnish Pabrai disse que "as indústrias com mudanças rápidas são inimigas do investidor". Isso torna muito mais difícil prever esse futuro e calcular o valor intrínseco de uma ação. Portanto, se você investir em empresas de tecnologia, precisará de uma enorme margem de segurança. Se você investir em uma empresa que opera numa indústria estável, pode investir com uma menor margem de segurança.

3. Paciência é chave

"Você não ganha dinheiro quando compra ações. E você não ganha dinheiro quando vende ações. Você ganha dinheiro esperando." - Mohish Pabrai.

Finalmente, Mohish Pabrai nos diz que investir é um jogo de paciência. Segundo ele, você não ganha dinheiro quando compra uma ação nem quando vende. Ganha dinheiro investindo em ações subvalorizadas e depois esperando que o preço da ação convirja a seu verdadeiro valor intrínseco.
Pabrai também diz que você ganha dinheiro esperando que o investimento certo venha em sua direção.

Outros investidores de valores famosos pensam exatamente da mesma maneira.

"O mercado de ações é um jogo que você não deve estar na piscina sempre, pode esperar o momento de pular na água. O problema existe quando você é um gestor de recursos, e seus concorrentes continuam gritando, “nade, nade e de repente você se afoga!' "- Warren Buffett

Vocês devem estar achando estranho para um analista gráfico postar um assunto tão fundamentalista como as recomendações de Mohish Pabrai, porém o intuito do Mosca é mais amplo e não pode se limitar a uma ferramenta específica. Provavelmente estamos entrando num ciclo positivo para a bolsa de valores brasileira e não vejo porque parte de seu portfolio não tenha ações de empresas específicas, e é para esse público que essas orientações de Mohish se tornam mais interessantes. Democracia Financeira!

No post o-céu-não-e-o-limite, fiz os seguintes comentários sobre os juros de 10 anos: ...” no gráfico abaixo expressei a dúvida do momento, vai dar preto ou vermelho? Se você quiser fazer uma aposta para juros em alta, o nível atual é convidativo, coloque o stoploss a 2,20%. Se quiser apostar numa queda de juros venda e coloque o stoploss a 2,40%. O Mosca não faz nada, se é para apostar preto ou vermelho vou ao Cassino! ” ...


E parece que nesta semana o mercado está se aproximando de uma solução. Provavelmente, o preto deve ganhar o “jogo”, pois o nível atual se encontra a 2,38%. O movimento de quase 0,10% hoje é um fator importante para o desenrolar futuro desse mercado. O motivo principal tem a ver com a possível escolha do próximo presidente do FED onde o Donald Trump estaria tendendo para um nome que tem uma postura mais hawkish, que significa juros maiores.


Minha sugestão e colocar um trade na alta de juros com um fechamento acima de 2,42%, o stoploss deve ser fixado a 2,27%.

- David, porque não entra agora que está num nível melhor? Essas coisas eu não entendo, as vezes prefere pagar “mais caro”!

Pode ficar tranquilo, não estou indo contra minhas origens! Hahaha .... Não gosto de pagar mais “caro” como você colocou. Na verdade, são estratégias diferentes que dependem da situação de mercado. Existem momentos que oriento a execução em determinados níveis abaixo do nível corrente, o motivo é que espero uma correção. Mas as vezes essa correção não acontece, ou não chega aos níveis que projetei, aí eu aguardo o rompimento de um ponto para entrar, que é o caso em questão.

Fiz a seguinte citação no post acima que está referenciado ao primeiro gráfico: No gráfico acima marquei uma figura denominada de megafone – em vermelho. Enquanto não romper o limite vermelho, pode ser que os juros ainda voltem a cair ao nível de 2% a.a. Pode ser! ” ... ... “Mantenho minha posição, vamos entrar na aposta dos juros subir, somente se, ultrapassar os 2,40%, caso contrário, vou observar” ... Disciplina! Deixa o mercado mostrar que está pronto para alta, aí nós seguimos.

 
O SP500 fechou a 2.575, com alta de 0,51%; o USDBRL a R$ 3,1923, com alta de 0,77%; o EURUSD a € 1,1783, com queda de 0,53; e o ouro a U$ 1.280, com queda de 0,70%.


Fique ligado!

Comentários