Um espirro ou uma bomba



Quando alguém está com medo, qualquer estrondo tem um efeito multiplicador, a percepção é de uma bomba explodindo. Desde que o Fed surpreendeu o mercado, anunciando que não promoveria mais nenhum aumento de juros este ano, o mercado ficou desconfiado que a autoridade monetária está sabendo, ou tem receio, de algo ruim que não quer revelar. Afinal, porque resolveu mudar assim de repente. Em apenas três meses, saiu de um ambiente considerado benigno, que justificava aumento de juros três vezes este ano e mais um no próximo, para zero!

Com exceção da bolsa que subiu forte ontem, os juros caíram em todos os lugares do mundo, prevaleceu o dilema apresentado no post o-quarto-fator-de-produção. Como dizia um colega americano “os melhores traders estão nos bonds não na bolsa”, sendo assim, a interpretação do mercado é que tem alguma coisa no ar, e não é boa. Na dúvida, fique alerta.

E o ruído apareceu hoje na Europa, com a publicação dos PMIs.  Há duas semanas, os investidores ficaram intrigados com a postura frouxa do ECB (alguns dias antes de o Fed seguir o exemplo). Eles obtiveram sua resposta hoje com a publicação dos últimos PMIs de fabricação da Alemanha e da França, os quais se aprofundaram em território de contração.

Confirmando que a Alemanha e a Europa estão em recessão industrial, o PMI de Manufatura publicado pela Markit caiu de 47,6 para 44,7, o menor desde 2012 e muito abaixo da expectativa dos economistas de uma recuperação modesta para 48. Essa é a terceira leitura consecutiva abaixo de 50, que indica contração (e recessão). As novas encomendas e componentes de emprego também diminuíram.

O índice composto da Alemanha, que inclui serviços, caiu para 51,5, o menor em 69 meses. O índice de serviços chegou a 54,9 depois de publicar 55,3 em fevereiro.

O Instituto Markit disse que, se a fraqueza persistir no próximo trimestre, pode deixar a economia da zona do euro lutando para crescer mais de 1% este ano. O BCE atualmente projeta um crescimento médio de 1,1% em 2019.

Em outros países, a França - onde os protestos dos coletes amarelos continuaram a enfraquecer a economia - foi atingida com o PMI da Manufatura também caindo em contração, de 51,5 para 49,8, enquanto o índice de Serviços caiu 50,2 para 48,7.

Essa ducha de água fria impactou as bolsas europeias. O mais notável foi a última queda nos títulos alemães, onde o rendimento do papel de 10 anos recuou abaixo de 0%, o menor valor desde 2016. Da mesma forma, os juros da dívida espanhola, francesa e italiana também cairam.


Agora será que um resultado de um mês é suficiente para jogar completamente a toalha? Não seria esperado um resultado ainda fraco da Industria, principalmente a Alemã, por conta da queda das exportações de carros, além da confusão dos coletes amarelos, prejudicando o turismo e vendas na Capital francesa.

No campo da tecnologia, o gráfico a seguir mostra o impressionante distanciamento entre o custo de produção comparado a queda de preço dos robôs. Esse movimento acontece paralelamente as preocupações atuais de atividade, pressionado ainda mais a classe trabalhadora. O quarto fator de produção em plena expansão.


Antes de entrar na análise dos juros de 10 anos, vou fazer um pequena explicação sobre o Ibovespa. No post so-falta-avisar-quem, fiz os seguintes comentários sobre o Ibovespa: ...”   No gráfico abaixo coloquei qual seria o objetivo esperado para esse trade – 106.000 a 107.000. Vocês também devem ter notado que coloquei um stoploss bastante apertado. Quando eu faço isso, é porque a convicção não é muito grande e/ou o objetivo está próximo ao um final de movimento. No caso do Ibovespa, é por ambos os motivos” ... ... “Para dizer a verdade, esse movimento após o rompimento não me convence muito, existe ainda um risco de ser um false break” ...


Ontem fomos stopados nessa posição, com um pequeno prejuízo. Com o movimento de hoje, posso afirmar que minha desconfiança se concretizou, foi um false break. De agora em diante, estou neutro na bolsa brasileira e estudando um possível momento de venda. Mas isso é matéria para a próxima semana.

No post o-dinheiro-em-mãos-erradas, fiz os seguintes comentários sobre os juros de 10 anos:  … ” embora as chances de o movimento sugerido acima ter diminuído vou ainda tentar essa estratégia mantendo os mesmos parâmetros definidos anteriormente. Caso o juro negocie abaixo de 2,55% e principalmente abaixo de 2,5%, o trade está cancelado, pois provavelmente o movimento de queda que eu estava esperando já está em curso” ...

No gráfico a seguir, aponto a trajetória que considero mais factível, observada deste momento. Uma queda dos juros até o nível de 2,3% para em seguida voltar a subir até aproximadamente 2,8% - a ser melhor calculado. Notem que, no nível de 2,3%, existente a confluência com a reta de longo prazo, sendo uma candidata para conter a queda.


Cabe agora duas grandes dúvidas:

E se os juros não reverterem a 2,3% e continuarem a cair? Nesse caso o próximo ponto seria ao redor de 2%. Abaixo disso, aumentam a possibilidade de o juro voltar a testar a mínima histórica de 1,5% - Xiiii... não quero nem pensar como estará o mundo!

No caso da minha hipótese, o que acontece depois de atingir 2,8%? Não tenho condições de responder, nem de dar qualquer indicação. Vai depender de uma série de informações que só estarão disponíveis com o andamento das cotações. Nesse caso, o juro pode cair, e se não cair pode subir! Hahaha ...

De beijinhos e false break, os mercados parecem querer pregar peça nos investidores, indicando uma direção aparentemente segura, para imediatamente reverterem. Como nós não estamos aqui para “casar” com nenhum ativo, nem tampouco “acreditar” em mentiras, continuamos pragmaticamente, sem emoção, fixando níveis de stoploss, a fim de evitar “brigas matrimoniais”! Hahaha ...


O SP500 fechou a 2.800, com queda de 1,90%/ o USDBRL a R$ 3.9036, com alta de 2,94%/ o EURUSD a 1,1294, com queda de 0,69%/ e o ouro a U$ 1.313, com alta de 0,32%.

Fique ligado!

Comentários