Parece mas não é!


Na sexta-feira, a criação de vagas de emprego anunciadas nos EUA, foram irrisórios 20 mil. À primeira vista esse resultado poderia indicar que o mercado de trabalho americano estaria chegando a um limite de crescimento, o que seria bom nesse momento.


Porém alguns fatores não corroboram essa sensação de alívio. Inicialmente, os meses de janeiro dos últimos anos tem mostrado resultados mais baixos que a média em função das baixas temperaturas observadas, e esse ano não foi exceção. Outro fator que merece destaque é a distorção causada pela paralisação dos serviços públicos, que perdurou por um longo período.

Aumento do número de emprego mais baixos, também podem significar que a folga do mercado de trabalho está diminuindo (menos trabalhadores disponíveis). Com a população em idade economicamente ativa dos EUA crescendo menos de 0,5% ao ano, a folga resultante poderia resultar no superaquecimento do mercado de trabalho.

De fato, o mercado de trabalho aumentou ainda mais no mês passado, à medida que a taxa de subemprego (U-6) atingiu o nível mais baixo desde 2001.


E por último, mas não menos importante, os salários por hora estão se acelerando num ritmo mais forte desde 2009. Esse fator, como venho enfatizando, é um indicador de pressão inflacionaria no futuro.



Analisando todos esses dados, a fraqueza aparente na criação do número de vagas lembra a campanha da Denorex, uma shampoo anti-caspa que tinha uma cor horrível e um cheiro pior ainda. Para atrair compradores, o fabricante anunciava “parece remédio, mas não é”. Foi tão convincente que a empresa quebrou! Hahaha ...

Outros dados publicados essa noite vindos da China, mostram estabilidade nas taxas de inflação tanto ao consumidor quanto no varejo, conforme gráfico a seguir. Esse resultado permite o banco central da China continuar a reduzir os juros locais, medida essa tomada para buscar incentivar a economia interna.


Pouco se tem falado das reservas chinesas, provavelmente não deve estar ocorrendo nenhuma mudança em termos de volume, que se encontra na casa dos U$ 3,0 trilhões. Porém algo vem acontecendo desde o final de 2018, o aumento no estoque de ouro. No gráfico a seguir, se nota o declínio do total de títulos americanos em seu poder e um aumento do metal. Naturalmente, essas duas escalas são bem distintas, pois se em algum momento a China resolver detonar sua posição de papeis para comprar ouro, a evolução dos preços do bitcoin em 2017 vai parecer fichinha.


E por último, notem a participação em consumo desse país em relação ao resto do mundo. Além do percentual relativo dentre os principais produtos e serviços, chama a atenção os robôs industriais, que representava ao redor de 5% há 10 anos, e hoje praticamente domina com 39,2%, e olha que o custo da mão de obra não seria um motivador dessa tendência.


No post você-investiria-numa-spac, fiz os seguintes comentários sobre o Ibovespa: ...” entraremos de novo no mercado a 93.000, com um stoploss a 91.000. Se isso acontecer, acredito que o objetivo anterior de 110 mil poderá ocorrer na sequência” ...

Por meros 300 pontos nossa ordem não foi executada. Fui pão de duro? Olhando de hoje é mais fácil dizer que sim, porém naquele momento várias dúvidas perduravam. Não foi a primeira vez nem será a última, faz parte dos riscos.

Hoje a bolsa subiu expressivos 2,8%, impulsionada pela alta no exterior do SP500, uma vez que, no Brasil nada aconteceu para justificar esse movimento. No gráfico a seguir, vou apresentar uma estratégia alternativa, caso alguns níveis sejam atingindo.


Agora que o movimento traçado pela linha amarela parece ser o mais provável, se a bolsa fechar acima de 99.000, vamos comprar colocando um stoploss a nível de 96.000, a ser melhor calculado no rompimento.

Como podem notar, tracei um cenário alternativo em vermelho que poderia tornar nossa compra mais vantajosa.

Antes que meu amigo pergunte, não vou comprar agora, pois não teria onde colocar o stoploss num nível que garantisse um bom risco x retorno. O mais correto seria os 91.000 definidos no trade anterior (cancelado), ou seja, uma queda de 7,8%.

- Pois é David, se você não tivesse feito nada, estaria comprado agora. Deixou de ganhar 5.000 pontos, ou seja, 5%!
Poderia te responder com uma frase conhecida no mercado, a de que lucro não dá prejuízo. Mas não vou fazer, pois considero totalmente enganosa essa afirmação. O lucro realizado prematuramente, dá prejuízo sim, se o que se deixa de ganhar, é expressivo. O que tenho a dizer é que, deixamos de ganhar um pedaço, algumas fichas, mas o objetivo foi evitar deixar as calças. Além do mais, não temos posição nenhuma e como você bem sabe, o que parece certo hoje amanhã pode ser diferente. Vamos aguardar antes de criticar!

O SP500 fechou a 2.783, com alta de 1,47%; o USDBRL a R$ 3,8395, com queda de 0,69%; o EURUSD a 1,1244, sem variação; e o ouro a U$ 1.293, com queda de 0,35%.

Fique ligado!

Comentários