A China estraga a festa #bitcoin #euro

 


Antes de comentar sobre o anúncio da China, queria avaliar minhas colocações sobre Elon Musk. Até então, eu não tinha assistido nenhuma aparição de Musk e minhas observações sobre ele eram baseadas somente em meu julgamento, e aí talvez seja necessário ponderar. No final de semana, assisti a sua aparição no programa Saturday Night Live, cujo conteúdo é cômico.

Achei ele estranho, seus movimentos e suas falas não me pareceram normais. Foi aí que descobri que ele sofre de uma síndrome denominada de Asperger, uma forma de autismo.

Não podemos esperar que uma pessoa autista reaja da mesma forma que nós. Graças a essa caraterística, ele iniciou alguns projetos ousados, mas que derem certo, o que já é uma enorme conquista.

Com essa informação, as suas últimas trapalhadas — na nossa visão — podem ser normais para uma pessoa com autismo.

Agora levanto a hipótese de que seu recuo em relação ao Bitcoin talvez tenha sido indicado pelos executivos da Tesla, que não se sentiram confortáveis em incentivar o uso de Bitcoin por consumir energia suja. A negociação entre eles pode ser entendida como: mantemos os Bitcoins comprados, mas não aceitamos como moeda de pagamento.

Depois disso, suas idas e vindas podem ter sido ocasionadas pelo artigo da Bloomberg que citei no post profeta-ou-manipulador?, onde relatam que mesmo sem movimentar os Bitcoins existe o consumo de energia.

Desta forma, ao colocá-lo antes como manipulador pode ser um julgamento errado. Fica em aberto para o futuro uma melhor compreensão de suas atitudes, principalmente as que faz pelo Twitter – má influência do Trump? Hahaha ...

Agora o anúncio de hoje da China nitidamente tem outro caráter, esse país está implementando sua moeda digital e não quer que nenhuma outra moeda a coloque em risco. Se algum banco central estivesse prestes a desenvolver uma, o que não é o caso, não teria o que falar — agora as criptomoedas sem dono, a China quer que elas fiquem longe.

Diante disso, e com a fraqueza dos últimos dias, resolveram dar um tiro em todas de uma vez, ao anunciar restrições como descreve o artigo publicado pelo ZeroHedge.

Os mercados cripto estão em queda livre esta manhã depois que a Reuters informou que a China proibiu instituições financeiras e empresas de pagamento de fornecer serviços relacionados a transações de criptomoedas, e alertou os investidores contra negociações especulativas de criptomoedas.

Foi a última tentativa da China de reprimir o que era um mercado de trading digital em expansão. Com a proibição, tais instituições, incluindo bancos e canais de pagamentos online, não devem oferecer aos clientes nenhum serviço envolvendo criptomoedas, como registro, negociação, compensação e liquidação, disseram três órgãos do setor em um comunicado conjunto na terça-feira.

"Recentemente, os preços das criptomoedas dispararam e despencaram, e a negociação especulativa de criptomoedas se recuperou, infringindo seriamente a segurança da propriedade das pessoas e interrompendo a ordem econômica e financeira normal", disseram eles no comunicado.

O resultado é a carnificina cripto, mas como muitos notaram, esta não é uma notícia "nova"...

Notem que o Bitcoin está de volta ao preço de abertura de 8 de fevereiro, quando a Tesla fez seu anúncio sobre o Bitcoin...



As pessoas buscam explicações das mais variadas para justificar a queda, eu prefiro usar a análise gráfica para o direcionamento. Agora, sem dúvida, a especulação estava desenfreada, como se pode verificar na ilustração a seguir.



Acredito que ninguém pode ficar surpreso por um governo ter entrado para regular esse mercado, e nada melhor que o chinês, pronto para lançar sua moeda. A diferença entre um governo autoritário e um democrata é que o primeiro simplesmente manda parar tudo.

Depois dessa queda abrupta, é natural que os leitores gostariam de saber qual a minha visão do ponto de vista técnico para o Bitcoin. Essa queda levantou uma possibilidade que modifica um pouco minha contagem nesse ativo. A seguir, veja o que imagino para essa criptomoeda.



Inicialmente, um longo período de maturação apontado dentro da elipse que poderá perdurar por vários meses. Embora o intervalo de variação possa ser grande para um ativo qualquer (30 mil/65 mil), para o bitcoin pode ser questão de dias para passear entre os extremos. Pode ser que a formação não seja com formato de triângulo, aí o prazo seria encurtado. Em algum momento, o movimento de alta ganha pulso, onde o primeiro objetivo estaria ao redor de 120 mil/153 mil.

No post temporário-ou-definitivo, fiz os seguintes comentários sobre o euro: ... “Conforme marquei no gráfico acima, essa correção deveria atingir 1,1977/1,1925. Por outro lado, na outra possibilidade os níveis poderiam atingir  1,1955/1,1939/1,1883” ...



Em função da trajetória desta última semana, fiz algumas mudanças em minha análise. O quadro final continua o mesmo, alta para a moeda única, o que alterou é o possível nível de entrada.



Ainda não se pode estabelecer com mais assertividade o nível de entrada. Uma simulação apontaria para algo entre 1,2160/ 1,2120, que nessa nova visão colocaria o stop loss em 1,2040. Acompanhem o Mosca, que indicará quando entrar.

No post perguntas-que-não-querem-calar, apontei minhas dúvidas sobre como a vida deverá ser no futuro próximo após boa parte da população ter sido vacinada. Parece que essas questões não se limitam a nós brasileiros. A pesquisa mostrada abaixo nos EUA fez uma série de perguntas a grupos vacinados e a grupos não vacinados. Tenho certeza de que se a legenda não fosse fornecida, vocês (e eu é claro) apontaríamos azul como não vacinados e amarelo vacinados. Pois é exatamente o contrário!



O SP500 fechou a 4115, com queda de 0,29%; o USDBRL a R$ 5,3131, com alta de 1,00%; o EURUSD a 2,2173, com queda de 0,37%; e o ouro a U$ 1.869, sem variação.

Fique ligado!

Comentários