Loteria "Vacinal" #nasdaq100

 


Realmente acho que vivemos no país errado, essa conclusão é válida por uma série de motivos que não escasseiam, mas a falta de vacinas é o do momento. Ao ler as notícias do dia, que são poucas, um artigo publicado pelo Washington Post chamou minha atenção.

O anúncio do governador de Ohio, Mike DeWine, na semana passada, de que seu estado usaria uma loteria para persuadir mais pessoas a serem vacinadas, abre novos caminhos na luta para alcançar pessoas hesitantes. A partir de 26 de maio, cinco pessoas levarão para casa US$ 1 milhão em cinco semanas consecutivas; qualquer um com pelo menos uma dose será elegível. Além disso, cinco cidadãos de Ohio vacinados com menos de 18 anos receberão uma bolsa de quatro anos na faculdade, doada em um modelo paralelo.

Como é que, além de não faltar vacinas existe incentivo para quem tomar? Para um brasileiro isso parece Fake News. Quero meu visto!

Um trabalho elaborado pela Verde Asset por Daniel Leichenring aponta para um outro problema na vacinação.

No gráfico abaixo, é possível observar a quantidade de doses disponibilizadas aos Estados e as doses aplicadas, acumuladas ao longo do tempo. As barras pretas mostram as entregas ao longo dos dias. O gráfico mostra que até maio as entregas eram esparsas e menos previsíveis, e ao longo do último mês se tornaram mais frequentes, regulares e maiores. Com efeito, a linha azul, acumulado de doses distribuídas, está subindo e se distanciando da linha verde, de doses aplicadas.



A distância entre a linha azul e a verde são as doses disponibilizadas aos Estados e não aplicadas: é o estoque de doses, retratado no gráfico abaixo. A linha cinza traz o estoque dia a dia, que varia de acordo com as entregas e as aplicações. Do ponto de vista de política pública de saúde, o gestor encarregado de fazer uma programação para as próximas semanas de vacinação deveria usar alguma métrica mais certa; por isso, apresentamos também a média de duas semanas, que dá uma ideia melhor de quão confiável é a disponibilidade de vacinas. A conclusão é a seguinte: nunca tivemos uma situação tão favorável do ponto de vista da disponibilidade de vacinas (o que não significa que é boa, mas é melhor do que jamais foi). Os estoques seguem subindo.



Abaixo, o gráfico mais importante: ele mostra a velocidade de vacinação diária (pela média de 7 dias, em milhar, na escala da direita) e o estoque de vacinas (na escala da esquerda, a mesma média de 14 dias do gráfico acima). Claramente, até o fim de abril, o que limitava muito a velocidade de vacinação era a baixa disponibilidade de doses, com a composição muito concentrada na Coronavac, que precisa de uma 2ª dose num curto intervalo de tempo. Ainda assim, na última semana de abril chegamos a ter mais de 1 milhão/dia (na média de 7 dias).



O Instituo Gallup realizou uma pesquisa mundial para saber qual percentagem da população de cada país estaria disposta a tomar a vacina. Embora um pouco desatualizada pois esse levantamento se deu no final de 2020, acredito que hoje em dia não deva ter uma mudança significativa. Veja a seguir os países cuja população está mais propensão a tomar a vacina.




Embora o Brasil apareça no final dessa segmentação, não seria necessário nenhum incentivo bastava que houvesse vacinas disponíveis, imagina dar um prêmio de U$ 1,0 milhão! É sabido os casos de brasileiros que estão indo aos USA para se vacinar passando por um longo percurso através do México, onde se faz a quarentena, além de um custo elevado ao ficar 5 semanas em hotéis pagando em dólares. Talvez para esse pessoal, valesse a pena arriscar uma ida a Ohio e tentar a sorte de ganhar na loteria “Vacinal”! Hahaha ...

No post sem-garantia-perene, eu elenquei duas possibilidade para o nasdaq100, sendo que a primeira foi descartada e a anotada a seguir pode ter uma variante: ...” o Nasdaq100 estaria caminhando rumo aos 16.000, uma alta nada desprezível de 18%. A formação que se desenrola é denominada de Ending Diagonal (*), que acontece no final da onda 5. Como podem notar, essa onda, ao invés de ser mais direcional, é mais tortuosa” ...



A hipótese a seguir tem uma variante que não afeta o resultado final, nesse caso, o índice poderia estar terminado a formação de um triangulo conforme anotado em amarelo na figura abaixo.



Mas pode ser que o triangulo não seja terminado, neste caso, se o nasdaq100 romper o nível de 14.073, a alta estaria em curso.

Algo inusitado ocorreu em relação ao alvo, se vocês notarem no retângulo destacado em amarelo, segundo duas medidas distintas, chega-se a um objetivo praticamente igual ao redor de 15.600, isso por si só reforça tanto a hipótese traçada como a chance de se chegar até lá.

Desta forma, fiquem atentos devo propor um trade no índice assim que acreditar ser um bom momento.



O SP500 fechou a 4.204, sem alteração; o USDBRL a R$ 5,2192, com queda de 0,37%; o EURUSD a 1,2191, sem variação e o ouro a U$ 1.903, com alta de 0,39%.

Fique ligado!

Comentários

Postar um comentário