Criptolandia #nasdaq100

 


Os leitores poderão achar que estou agindo para desacreditar as criptomoedas — pode até haver algo nesse sentido. Eu tenho buscado artigos ou informações que permitam uma melhor compreensão do que está ocorrendo nesse segmento, e tenho de confessar que posso, sim, ter um viés nesse sentido, mas é humano. Não consigo comprar a ideia de que essas moedas são moedas ou veículos de investimento. Uma sensação interna, além das minhas convicções, me leva a não acreditar.

David Segall, do New York Times, “criou” uma criptomoeda só para mostrar como esse produto pode ser arriscado.

Quando realizei um pequeno experimento recentemente para destacar um canto do mundo das criptomoedas, eu sabia que estava criando algo que continuaria vivo depois que a peça fosse publicada. Mas o que aconteceu me deixou surpreso mesmo assim.

Como repórter de negócios com sede em Londres, fiquei fascinado nos últimos meses com a crescente popularidade das chamadas moedas hype. São primas voláteis do Bitcoin, o decano do mundo das criptomoedas. Existem mais de 70.000 dessas moedas — com nomes como Klaytn, Chiliz, Helium e outros de que você nunca ouviu falar — e algumas dúzias de novas moedas são criadas a cada dia.‎

‎À primeira vista, o fenômeno da moeda hype é uma das manias financeiras mais desconcertantes da história. Pelo menos durante a mania das tulipas no século XVII, se você falisse você ainda podia ficar com algumas tulipas. As moedas hype não têm valor intrínseco. Mas investidores e capitalistas de risco se apaixonaram por elas. Mais de 80 têm um valor de mercado superior a US $ 1 bilhão.‎

‎Para esclarecer os leitores, e a mim mesmo, ‎criei minha própria moeda hype.‎‎ Gastei cerca de US$ 1.000 do dinheiro do The New York Times — sim, primeiro eu acertei esse gasto com editores, e discutimos as questões legais desse projeto com advogados do Times — para criá-la e promovê-la.‎

Eu a batizei de Idiot Coin. O nome era apenas uma parte do esforço de dissuadir qualquer um da ideia de que ela “iria à lua" (seu valor iria disparar). Eu queria que esse negócio falhasse, e por razões legais muito sólidas. Dois advogados especializados em direito de criptomoedas me explicaram que moedas hype são valores mobiliários e que qualquer um que comercializa uma delas com a intenção de ficar rico poderia receber atenção indesejada da SEC.‎

‎Criei 21 milhões de Idiot Coins e coloquei sete milhões à venda. Foi aí que eu realmente tentei sabotar o empreendimento. Desenvolvedores de novas criptomoedas normalmente iniciam a negociação colocando dinheiro em um "fundo de liquidez". Os detalhes aqui ficam complicados, mas basta dizer que a maioria dos fabricantes de moedas despejam cerca de US $ 10.000 em seus fundos. Eu coloquei $30.‎

Eu tinha essencialmente criado um carro que tinha no máximo dois goles de gasolina. O objetivo era demonstrar como é fácil criar e promover uma mercadoria totalmente inútil. Aí era só ver essa mercadoria afundar no esquecimento. Não foi isso que aconteceu.‎

‎Depois que o artigo foi publicado online, algumas dezenas de pessoas apareceram ‎‎na conta Idiot Coin do Telegram‎‎, uma plataforma de mensagens criptografadas. Um pessoal começou a fazer memes muito divertidos. Alguém chamado DragonX postou uma imagem de uma criança de olhos arregalados, lambendo uma janela, sob as palavras "Quando [sic] eu não estou lambendo janelas eu estou comprando Idiot Coin!"‎

‎Outros estavam ansiosos para a moeda virar uma fortuna. "Vamos entrar nessa lua idiota!" IceMaster0x escreveu. Não vai à lua nunca, eu continuava respondendo a esse pretensos incentivadores. Isso não impediu algumas dúzias de pessoas de comprar minhas moedas, muitas vezes centenas de milhares.‎

‎Na manhã de 10 de agosto, o valor total de mercado da moeda estava em cerca de US $ 6.000. Na mesma noite, tinha subido 10 vezes. Na tarde seguinte, quase todas as moedas foram vendidas e o valor de mercado total chegou a US $ 108.000. Caiu, e depois fez novas máximas. Na segunda-feira à tarde, estava em $68.000.‎

‎Vender as moedas provavelmente afundaria o preço. Esse modesto pote poderia desaparecer em alguns minutos frenéticos. Mas se a alta persistir, o dinheiro irá para a caridade.‎

‎Por enquanto, um tipo curioso de camaradagem tomou forma na conta da Idiot Coin no Telegram, com vozes e opiniões do mundo inteiro. (Um salve para o Rusty do Cazaquistão.) “Só compre se você for um Idiota”, diz um meme que continua sendo postado direto. Alguns insistem em estratagemas que podem valorizar a moeda. Outros argumentam que tal noção não tem nada a ver com uma moeda chamada Idiot Coin.‎

Enquanto escrevo isto, não tenho ideia do que vai acontecer a seguir. O que é certo é que algumas pessoas investirão em qualquer empreendimento, mesmo um projetado para fracassar.

Essa história é incrível, esse jornalista criou uma moeda com o nome mais sugestivo possível — para bom entendedor meia palavra basta —, e ao invés de virar pó subiu. Se analisarem um pouso o que ocorreu, a alta se deveu a meia dúzia de especuladores que usaram o fato do criador ser alguém conhecido pelo veículo em que ele trabalha, e através de mensagens “criativas” buscaram designar uma demanda motivada única e exclusivamente pela emoção —pela razão, motivo original de quem criou, deveria valer zero!

Quero enfatizar aqui que o argumento de escassez é a maior mentira que pode existir nesse ecossistema. A possibilidade de emissão é tão grande que faria o Fed um iniciante nesse sentido.

Você pode arguir que a bitcoin é diferente. Mas será mesmo? A grande diferença em meu ponto de vista é que foi a primeira, e nesse aspecto teve uma enorme vantagem ao agregar muitas pessoas com credibilidade em suas profissões.

Eu realmente não vejo muita diferença: o princípio do que ocorreu na Idiot Coin é o mesmo que fez a bitcoin subir. Agora o fato de muitas pessoas inteligentes confiarem na bitcoin não significa que estejam certos — afinal, não são economistas em sua maioria, e como sempre digo, ninguém é bom em tudo.

Continuo com a mesma opinião sobre essas criptomoedas, não passam de uma mania. Acho que o melhor nome para esse ecossistema seria Criptolandia, uma Disneylandia de adultos cuja diversão é especular com esses “brinquedos”.

Enquanto o pessoal se diverte nessas especulações, os governos, empresas, e bancos estão emitindo dívidas sem precedentes dando sustentação as manias das pessoas como a Idiot Coin. Isso não é um problema até a hora em que passa a ser, o que poderia acontecer com a alta dos juros. Essa observação pode ser constatada pelo Japão, cuja dívida é a maior do mundo em relação ao PIB, mas que não afetou sua moeda, ao contrário, se valorizou desde 1980. Adivinhe qual a taxa paga nesses títulos?



No post cassino-financeiro, fiz os seguintes comentários sobre a nasdaq100
: ...” o nasdaq100 estaria terminando um triângulo e em seguida deveria rumar ao objetivo de 15.500. A dúvida que tenho sobre os cenários deveria ocorrer nesse ponto” ...

 


Está semana ocorreram algumas emoções promovendo uma certa retração e. por que não, apreensão por parte do mercado. O movimento de hoje aponta um honroso zero a zero para a semana.

Os leitores do Mosca estão cansados de saber que estou cauteloso, e como na brincadeira da dança das cadeiras, só vou dançando a música se tiver com a mão em uma delas para poder sentar-me rapidamente. Confesso que fiquei preocupado durante a semana — afinal, num movimento potencialmente terminal, nunca se sabe onde irá ocorrer o topo, e pior, a margem de manobra é pequena.

Mas por outro lado, posso estar enganado e a correção que vem por aí pode ser fichinha — sendo assim, é melhor se manter frio.



Como podem notar acima, o que acabou ocorrendo é que o triangulo que eu tinha imaginado virou uma configuração denominada de flat, mas é fundamental que o nível de 15.184 — máxima histórica — seja ultrapassado, e não está longe.

Quero enfatizar aos leitores que a estratégia que estou desenvolvendo neste momento vai fazer com que nossa posição seja liquidada no nível do stop loss, pois decidi não vender quando o objetivo for atingido. Tudo isso para que meu amigo não venha chorar dizendo que poderia ter vendido mais alto.

- Entedeu? Hahaha ...




O SP500 fechou a 4441, com alta de 0,81%; o USDBRL a R$ 5,3846, com queda de 0,56%; o EURUSD a 1,1702, com alta de 0,24%; e o ouro a U$ 1.781, sem variação.

Fique ligado

Comentários