Quando resta a torcida #SP500

 


Hoje vou comentar as situações em que ficamos perdido sem um plano de ação. O que fazemos quando os mercados reagem de forma diferente da que esperamos? Permanecemos na posição amargando o prejuízo esperando que um dia se recupere, realizamos o prejuízo e aguardamos um outro momento para entrar, ou mudamos de mão e apostamos na queda? Na minha opinião, o pior é o primeiro caso pois o sofrimento é elevado, mesmo que a perda não seja significativa. O segundo caso é o mais recomendado, e o terceiro só ocorre se houver alguma técnica envolvida.

Esse assunto surgiu com as dúvidas sobre a evolução da bolsa americana neste ano, e principalmente da alta recente dos índices. Em seu site The Reformed Broker, Joshua Brown publicou um artigo cujo título é sugestivo.

Este gráfico indica alta ou baixa?

Este gráfico indica alta ou baixa? Não é uma pergunta capciosa. Basta olhar para ele e me dizer qual é a tendência principal.

QQQ - corresponde ao ticker do ETF relativo a nasdaq100

 Você ficaria surpreso com a quantidade de consultores financeiros, corretores de seguros atuando como consultores financeiros, planejadores financeiros, gerentes de patrimônio e outros intermediários variados neste negócio que não poderiam olhar para este gráfico e dar-lhe uma resposta direta. Alguns diriam que é apenas a volatilidade habitual. Alguns sugerem que você abra mais o gráfico para obter mais contexto. Haveria todo tipo de resposta em um espectro entre racionalmente calmo e escandalosamente enganoso. Mas quase nenhum deles seria capaz de pronunciar as palavras: “Para baixo. Esse gráfico indica queda”.

Porque dizer isso tornaria mais difícil o trabalho de aconselhar você.

No gráfico acima, você está vendo os preços de fechamento semanais do Nasdaq 100 ETF (QQQ). A linha azul é a média móvel de 40 semanas (40 semanas sendo aproximadamente equivalente às mais populares médias móveis de 200 dias ou 10 meses).

Algumas coisas devem se destacar para você. A primeira é que o Nasdaq 100 falhou na média móvel de 40 semanas duas vezes após altas significativas este ano. Aconteceu uma vez na primavera e uma vez nos últimos dias. A primeira falha levou a preços muito mais baixos logo depois. Ainda não há consenso sobre esse episódio.

A segunda coisa que você deve notar é que este é o período mais longo em cinco anos que os QQQs passaram abaixo da média móvel de 40 semanas. Voltei dez anos apenas para me divertir – há mais de uma década que não passamos 7 meses abaixo da média de 40 semanas neste índice.

Seria um eufemismo dizer que estamos em um ambiente de mercado completamente diferente. Não houve recuperação sustentável em forma de V. A cavalaria não está chegando para nos salvar desta vez. O Fed quer preços mais baixos, avaliações mais baixas, atividade econômica mais moderada e menos entusiasmo em assumir riscos para que funcionem seus esforços de domar a inflação. O Nasdaq é basicamente o marco zero para essas tentativas e você pode ver isso no gráfico acima. O Nasdaq é o boneco de vodu do Fed, cada aumento de taxa é outro alfinete.

E, categoricamente, indiscutivelmente, esse gráfico da Nasdaq está em tendência de baixa. Não tenho prazer em declarar isso e espero que termine amanhã – mas até que isso aconteça, essa é a simples verdade.

Como expliquei em abril, quando o índice S&P 500 rompeu sua média móvel de 200 dias para encerrar o mês de março, é menos complicado do que você pensa. Quando as ações quebram suas tendências de alta e se acomodam em tendências estatísticas de baixa, a prevalência de dias de alta volatilidade (em ambas as direções) se amplifica.

Qual é o significado de uma clara tendência de baixa para o S&P 500 e um final mensal abaixo dessa média móvel simples? Bem, maior volatilidade – em ambas as direções – se tornará o novo normal. Vejamos os números. Os cinquenta melhores e piores retornos de um dia para o S&P 500 na história do mercado de ações – 47 desses 50 melhores e piores dias aconteceram enquanto o S&P 500 estava abaixo da média dos 200 dias.

É aqui que o drama acontece.

O drama continua. Para investidores mais jovens com saldos de contas pequenos e uma vida inteira de custo médio em dólar à frente deles, o drama funciona a seu favor. A nosso favor (ainda me considero nesse grupo, não me julguem).

Para investidores mais velhos e ricos, não é a mesma situação. Os valores flutuantes das contas aumentam a ansiedade e tornam mais difícil do que o normal manter uma alocação estratégica de ativos. Quando é uma carteira de sete ou oito dígitos oscilando 3 ou 4 por cento a cada semana, os valores em dólares desses ganhos e reduções de curto prazo podem se tornar aterrorizantes.

Então, o que você faz, como investidor com uma vida inteira de economias já no mercado, depois de identificar o fato de que estamos em uma óbvia tendência de baixa?

Provavelmente é tarde demais para fazer muita coisa, infelizmente. Além de começar a se preparar para a próxima vez. “Eu não vou passar por isso de novo…” é um poderoso motivador no investimento e na vida. Use-o.

A preparação para o próximo mercado de baixa (em vez de reagir ao atual) pode ser realizada perguntando a si mesmo o seguinte:

Quem está administrando meu dinheiro atualmente? Sou eu, sozinho? Estou gostando disso? Eu tenho ajuda? As pessoas que me ajudam realmente têm alguma resposta para um ambiente de mercado como esse? Eles estão alheios a isso? Eles seriam capazes de explicar minha alocação para minha esposa/marido/filhos se algo acontecer comigo?

O “investimento total em todos os momentos, não importa o que aconteça” é apropriado para alguém na minha idade e nível de ativos? Já passei do ponto em que posso aceitar o peso total do que os mercados de investimento podem fazer com minhas economias? Minha estratégia de alocação/portfólio evoluiu considerando aonde cheguei agora na vida?

Existem condições sob as quais eu possa fazer uma mudança na alocação de ativos em meu portfólio? Quais são essas condições? Eles são baseados em regras ou estou confiando em meus próprios instintos ou emoções para fazer mudanças? Eu tenho alguma rima ou razão para as coisas em que estou investido ou os movimentos que às vezes decido fazer? Minha tomada de decisão é baseada em algo empírico? É aplicado de forma consistente em todas as classes de ativos e prazos?

Quais são as ramificações fiscais das coisas que estou fazendo em minha carteira? Que efeito a atividade da minha conta de corretagem terá nos retornos esperados necessários para atingir as metas do meu plano? O que acontece quando eu faço algo que acaba sendo um erro? Qual é a estrutura para ser capaz de identificar algo como tendo sido um erro para que eu possa revertê-lo? Tenho alguém com quem falar? As pessoas com quem converso têm soluções ou apenas repetem mantras como “Mantenha o curso.”?

Você pode ter ótimas respostas para essas perguntas. Você pode sentir que, tendo feito esse inventário mental de sua situação atual, está mais do que pronto para a próxima tendência de baixa prolongada, sempre que ela ocorrer.

Ou talvez não.

É possível que você esteja mexendo nas coisas sozinho por muito tempo. Pode ser que esteja em um relacionamento acidental com um conselheiro inadequado porque ele o encantou em uma partida de golfe ou o conheceu no início de sua carreira de investidor, quando as coisas eram mais simples e você estava apenas focado em tornar-se vice-presidente ou colocar as crianças na faculdade. Talvez você tenha sido transferido de um consultor para outro em um grande banco e simplesmente não tenha se perguntado se eles sabem ou não o que estão fazendo. Talvez a tendência de baixa deste ano seja o alerta que estava esperando para finalmente fazer algo proativo sobre o gerenciamento de seu portfólio.

Se esse for o caso, e você planeja responder às perguntas feitas acima, as nuvens de tempestade de 2022 terão um lado positivo. Se não nos esforçarmos e aguentamos dificuldades, não crescemos. Quando o mercado de baixa atual terminar – e terminará – onde você estará então? Esperamos que esteja focado na preparação para sobreviver ao próximo.

Me parece que Joshua quer vender seus serviços, pois as perguntas que sugere não têm respostas decisivas — “às vezes sim” e “às vezes não” para boa parte delas. O que é verdade, sem dúvida, diz respeito à idade de cada investidor, e quanto mais velho menor a propensão ao risco.

Localmente, acredito que não temos ainda uma categoria de consultor bem estabelecida. Vivendo com taxas de juros tão elevadas por tantos anos, não há um bom track record de risco, o mesmo valendo para os investidores que devem ter baixa propensão a perdas. Mas não estou aqui para vender o serviço de consultor e sim ajudar no seu Asset Allocation.

Em relação à conclusão de Josh de que a bolsa é de queda já faz algum tempo. Pelo que ele comentou, quem resolveu seguir seus conselhos deve ter ficado frustrado nos meses de junho e julho, quando a nasdaq subiu 20%.

Dessa forma, o mais importante é estabelecer níveis de stop loss para seus investimentos de risco. Agindo dessa forma, você garante a preservação de seu patrimônio. Se pararem para pensar, de certa forma está usando análise gráfica, pois mesmo sem entender das técnicas limita suas perdas.

Mas voltando às perguntas iniciais acima, usando essas ferramentas você pode atuar com mais segurança, podendo optar por ficar fora do mercado num movimento de queda ou ainda buscar algum ganho. Mais importante ainda no meu ponto de vista é que a direção na qual você deve atuar será dada pelo mercado e não pelos seus instintos, que podem não bater com o que o mercado acredita. Atuando assim, sua decisão de ficar imóvel, torcendo para que o mercado rume na direção que lhe é mais conveniente, será substituída por posições agnósticas agindo de acordo com o que o mercado te diz.

No post a-era-do-achismo, fiz os seguintes comentários sobre o SP500: ... “Agora entramos em um momento muito importante, que deve definir o que vai ocorrer até o final do ano. Como sabem os leitores que acompanham o Mosca com assiduidade, existem 2 cenários opostos que podem emergir daqui em diante.

a)       Continuidade da alta – nesta situação o SP500 deveria recomeçar a alta a partir de 4.085. Notem que dei uma “colher de chá” para essa opção caso haja a penetração dentro da região de atenção destacada abaixo. O limite inferior seria ao redor de 4.000

b)      Novas mínimas – neste caso o índice penetraria abaixo do nível de 4.000 e principalmente romperia a barreira de 3.945.


A queda da última sexta-feira me deu boas indicações que o SP500 deveria seguir a opção b) acima, desta forma, fiz um movimento de venda na abertura de hoje a 4.040 estabelecendo o stop loss em 4.060. Nesse cenário, como poderão observar no gráfico abaixo, espero mais quedas.


Antes que meu amigo pergunte, resolvi me antecipar antes da confirmação do nível de 3.945 em função de 2 motivos: a queda da última sexta-feira tem caraterísticas de uma onda 3, e rompeu a área denominada de “região de atenção”, embora saiba que não estou obedecendo as regras. Por incrível que pareça ainda existe uma chance de a alta existir. Essa opção se encontra a seguir.


Entretanto, tudo indica que o primeiro cenário é o mais provável.

Nessas situações, de dupla possibilidade, é importante estabelecer um stop loss bem apertado para que não se permaneça na torcida, caso o cenário oposto ocorra. Essa situação aconteceu duas vezes durante este ano nas posições de bolsa de valores.

O SP500 fechou a 3.986, com queda de 1,10%; o USDBRL a R$ 5,1130, com alta de 1,69%; o EURUSD a 1,0019, com alta de 0,24%; e o ouro a U$ 1.723, com queda de 0,81%.

Fique ligado!

Fique ligado

Comentários