Quem está certo? #nasdaq100

 

O mercado e o Fed têm visões diferentes do futuro sobre quão perto estamos do final do ciclo de alta de juros, e isso pode causar uma grande frustração. Mas parece que essa discrepância pode vir com seu discurso em Jackson Hole, que será comentado brevemente a seguir.

Mas independente do que será dito, são só palavras, como descreve Tyler Durden no site ZeroHedge.

Então, vamos nos concentrar no que sabemos.

Este tem sido um ciclo de aperto único. Tão logo depois que o Fed começou a subir, raramente as taxas longas aparentemente atingiram o pico. Raramente a curva de juros foi achatada de forma tão agressiva. Raramente o prêmio de prazo começou a cair.

Além disso, a taxa real dos Fed Funds ainda é menor que zero, o que é espantoso quando você considera que a inflação está em seu nível mais alto em quarenta anos. No último ciclo de aperto em 2015-2019, a taxa real máxima atingiu cerca de +2%, quando a inflação não ultrapassou 3%.

Não sabemos ao certo o que está acontecendo, mas aqui está um palpite.

Talvez o Fed esteja vivendo em um mundo aritmético e o mercado em um mundo geométrico. No caso do Fed, isso significaria que as taxas subiram 225 bps, mas, em comparação com os ciclos de aperto anteriores, ainda podem ir muito mais longe.

Mas o mercado está bem acostumado a ver as coisas geometricamente. (Todos aqueles anos lidando com juros compostos!)

Com base nisso, as taxas subiram 10x desde que o Fed começou a subir, enquanto no ciclo mediano de aperto as taxas mal dobraram. Em um mundo geométrico, já houve um aperto maciço.


Então, o que importa mais, magnitudes ou mudanças?

Até agora, a inflação ainda é alta e as condições financeiras não são excessivamente apertadas, o que realmente não se encaixa com o aperto de 10x do mundo geométrico.

O mercado parece estar assumindo que o Fed já apertou muito, e só precisa fazer um pouco mais para pacificar a inflação. O crescimento vai esfriar, exigindo cortes nas taxas já em maio próximo.

O presidente do Fed, Jerome Powell, reafirmou seu compromisso com a inflação e não pretende baixar a guarda enquanto as taxas não caírem ao nível desejado pela autoridade monetária de 2% a.a. Vejam alguns trechos de seu discurso: “O Federal Reserve deve continuar elevando as taxas de juros e mantê-las em um nível mais alto até que tenha certeza de que a inflação está sob controle, um processo que provavelmente enfraquecerá o mercado de trabalho e causará algum problema para famílias e empresas”

Embora as medidas do banco central para desacelerar a taxa de investimento, gastos e contratações “reduzam a inflação, também trarão alguns problemas para famílias e empresas” ... ... “Esses são os custos infelizes de reduzir a inflação. Mas uma falha em restaurar a estabilidade de preços significaria uma dor muito maior” ...

Os mercados reagiram de forma negativa no início, não levando em consideração o que foi publicado acima. Na minha visão, poderia reduzir numa frase O Fed irá fazer Whatever it takes para baixar a inflação. O mercado está errado!

Uma nuvem de palavras do discurso de Powell:

No post a-china-surpreende-sempre, fiz os seguintes comentários sobre a nasdaq100: ... “Essa situação abre a possibilidade de que a onda IV em amarelo esteja em curso. Se esse for o caso, no gráfico a seguir a representação em azul deve levar o índice ao nível de 12.820, local onde pretendo sugerir um trade de compra” ...


O movimento desta semana, mas principalmente a queda que ocorre hoje depois do discurso do Powell, coloca em xeque o cenário de continuidade da alta que eu estava considerando. Como se pode ver no gráfico a seguir, a nasdaq100 deveria recuar até o nível destacado no retângulo entre 12.555/12.472.

É possível, ou fica invalidado? Não, isso pode acontecer, e a bolsa subir logo em seguida. Mas notem como ficaria próximo da invalidação.

Desta forma, sou obrigado a trazer o cenário alternativo, pois, se a onda (a) em verde no gráfico acima terminar mais para baixo do que o projetado, complica mais ainda a sua viabilidade. Neste cenário alternativo, a queda que se iniciou hoje deveria atingir 12.600 para em seguida ocorrer uma pequena correção, mas depois disso muita queda pela frente.


- David, você deve ter aprendido com os economistas, está trocando de posições como troca de camisa!

Primeiro que ainda não mudei de opinião, mas sem dúvida minha ideia de alta ficou comprometida, segundo que venho colocando insistentemente que existem dois cenários opostos e sempre os considerei. O de alta parecia estar se sedimentando, mas em nenhum momento foi confirmado. A cautela se mostrou uma boa opção por enquanto.


O SP500 fechou a 4.057, com queda de 3,37%; o USDBRL a R$ 5,0638, com queda de 0,86%; o EURUSD a € 0,9961, com queda de 0,15%; e o ouro a U$ 1.736, com queda de 1,23%.

Fique ligado!

Comentários