O SNB acertou no que não viu


No post vende-se-helicópteros, fiz um relato detalhado sobre a forma que o banco central da Suíça se enrascou para sustentar sua moeda o franco suíço. Só para relembrar, essa instituição resolveu montar uma carteira de títulos e ações para investir os recursos que recebeu quando interveio no mercado cambial. A seguir estão as posições de parte de sua carteira.


Como contrapartida dessa ação alavancou com gusto seu ativo e passivo, e lucrou muito. Entendam como: no passivo está a sua moeda, o franco suíço, que paga juros negativos, no ativo uma carteira predominantemente com títulos em euros – que cobre parte do risco cambial – e ações de empresas, cujas cotações subiram muito. Merece parabéns? Não, desde de quando um banco central deve atuar como um hedge fund? Mas foi o que eles fizeram.

Acontece que esse banco central tem uma característica suis generis, emitiu ações que são negociadas na bolsa de valores, ou seja, qualquer um pode comprar ações do SNB. Quando soube disso, há alguns anos, pensei: quem seria trouxa para comprar ações de um banco central, se fazem besteiras a maioria do tempo ou são guiados por ações políticas?

Essas ações explodiram de preço, uma demanda desconhecida comprou freneticamente os papéis do SNB. Mas baseado em quais informações alguém faz estas compras? Enquanto o SNB divulga dados mensais em seu balanço e lucro trimestral, ele não tem as mesmas métricas financeiras que a maioria das empresas listadas. O banco central também não é coberto por analistas da mesma forma que bancos comerciais ou empresas.



Alguns analistas até questionam se não está ocorrendo uma bolha. Comparando a evolução de preços entre essas ações e o Bitcoin, no gráfico a seguir, se pode concluir que a primeira tem um movimento muito mais consistente.


Uma reportagem do Wall Street Journal comenta ... “aqueles que procuram uma boa razão por trás do rali, ou tentando julgar se o estoque é bastante valorizado, provavelmente ficarão decepcionados” ... Pode ser, mas seguramente seu resultado é real, ou seja, os burocratas ganharam uma nota!

Existem apenas 100.000 ações em circulação, em um dia médio, cerca de 174 ações do SNB são negociadas, em comparação com cerca de 12 milhões para o Credit Suisse. Esse fato, pode exagerar os movimentos.

Quem escreveu essa matéria quis questionar a declaração do CEO do JP Morgan, que afirmou ser o Bitcoin uma fraude, e questiona se esse não seria um caso similar. Embora o movimento de ambos os ativos – Bitcoin e ações do SNB – são semelhantes, um não tem nada a ver com o outro.

Em situações como essa sou levado a crer que este jornalista está comprado em Bitcoin e ficou p@&o porque as cotações do Bitcoin caíram. A esse jornalista tenho a dizer que, os preços do Bitcoin iriam cair de qualquer maneira, a declaração foi o estopim.

- David, então você recomenda a compra das ações do SNB?
Está louco? Vejo dois grandes riscos nessa posição, primeiro a baixíssima liquidez, diferente de ações de uma companhia “normal” você pode sair da posição quando deseja sem muitos problemas, nesse caso, poderá ficar a vida inteira; segundo que existe um risco de liquidez dos ativos do SNB, caso o banco central tenha que vender para recomprar o franco suíço, mesmo com lucro em suas posições.

O maior problema é que o objetivo do SNB é muito diferente de um hedge fund. Atiraram no que viram e acertaram no que não viram!

Mas não é só SNB que se meteu neste campo, o BOJ faz loucuras ainda maior. Hoje em dia, eles e o ECB são os únicos que continuam a manter os helicópteros no ar, o primeiro com frota extra! Com tantos recursos recebidos, compram de tudo. O gráfico a seguir mostra que o BOJ já detém 60% de todos os ETF japoneses. Imaginem se alguma coisa sair errada, por exemplo a inflação subir, e tiverem que vender essa posição!


No post bitcoin-e-torre-eiffel, fiz os seguintes comentários sobre os juros de 10 anos: ...” os juros subiram, e se encontram agora em 2,20%. Será que o movimento de alta que estou esperando já começou? ” ... ...” No gráfico abaixo apontei um possível movimento de queda antes que a alta se materialize” ... ...” se por acaso os juros estiverem no caminho de alta, o nível de 2,35% -2,40% precisa ser ultrapassado” ...


Eu tinha indicado no post acima, que se os juros chegassem em 2,25%, iria propor um trade apostando na queda do juro. Mas resolvi aguardar, fiquei na dúvida.


No gráfico acima apontei duas possibilidades, preto ou vermelho. Na primeira – preto - já estaríamos no movimento de alta e a confirmação viria ultrapassado o nível de 2,35% - 2,40%; a segunda – vermelha - onde uma nova queda a nível de 2% estaria a caminho. Essa evidencia teria um conforto maior se o juro cair abaixo de 2,22% - 2,18%.

Assim são as correções, previsões sempre passiveis de mudança inclusive de direção. Não se deve ficar ruborizado ao mudar radicalmente de sentido, pois conforme o mercado movimenta, novas pistas se evidenciam permitindo avaliar se ainda faz sentido a sua ideia. No caso específico, e sem entrar em detalhes, as duas possibilidades são possíveis. Não foi por acaso que escolhi as cores vermelha e preta, se posicionar hoje seria como apostar na roleta. Dinheiro não é capim!

 
O SP500 fechou a 2.502, sem alteração; o USDBRL a R$ 3,1252, com queda de 0,37%; o EURUSD a € 1,1944, sem alteração; e o ouro a U$ 1.297, com alta de 0,48%.

Fique ligado!

Comentários