A China entra em ação

Donald Trump saiu de férias por um período de 17 dias onde se hospedou no seu clube de golfe em New Jersey, afinal trabalhou muito nesses últimos 6 meses!!! Suas últimas derrotas na política mexeram com o seu ego. Deve ter pensado: Por que então, não dar uma cutucada na Coréia do Norte e chamar a atenção de volta? Pode parecer um pouco maquiavélico, mas uma pessoa desequilibrada como ele tudo é possível.

Depois de 72 horas de ameaças de ambos os lados, que acabou afetando os mercados financeiros mais sensivelmente ontem, a China resolveu entrar em ação. Diferentemente ao que é esperado de um país ocidental, esse país estabeleceu limites aos dois lados. Aos americanos deu o seguinte recado: Se os EUA e a Coréia do Sul atacarem a Coreia do Norte, e apostarem em derrubar o regime Norte Coreano, a China ira impedi-los. Para os norte coreanos o recado foi o seguinte: Se a Coreia do Norte lançar misseis que ameacem o território americano, e em seguida, os EUA retaliar, a China se manterá neutra.

Não acredito que nenhuma das partes fará qualquer tentativa de responder aos chineses, pois sabem que lá não tem papo, como diz o velho ditado: escreveu não leu, o pau comeu. Não sou nenhum entendido em Geopolítica, mas acredito que a brincadeira acabou, ambos ficarão quietinhos por um tempo.

Hoje foi publicado o CPI - índice de inflação nos EUA. A taxa ficou em 0,1% no mês, abaixo das estimativas dos analistas, acarretando no sétimo recuo para 1,7% a.a. em bases anuais. Um dos componentes que pressionou no passado a moradia, vem retrocedendo conforme se nota no gráfico abaixo – Housing – Já o transporte está sendo influenciado pela queda do preço do petróleo desde o começo de 2017.

 
A probabilidade de alta dos juros para dezembro caiu mais um pouco e agora se encontra próximo a 30%. O mercado continua apostando que o FED terá que voltar atrás em suas intenções amplamente anunciadas. Como ainda falta bastante tempo até lá, os dois lados podem mudar de opinião, a única diferença é que, se for o mercado vai ter que pagar a conta, e se for o FED apenas um I’m sorry! Hahaha .... 

 
O FED de St. Louis calcula um índice de stress de mercado usando diversos indicadores. No momento se encontra em um extremo visto em outras duas ocasiões no passado. Naquelas situações, se sucederam turbulência nos mercados financeiros.


Uma notícia não muito boa para o Brasil é que o preço das commodities agrícolas, depois de uma recuperação em junho, volta as mínimas do ano. Isso não terá impacto em nossa balança comercial esse ano, porém poderá afetar o plantio e como consequência o superávit comercial de 2018.

 
Vejam a seguir o estrago que a Amazon acarretou no segmento de vendas ao varejo nos EUA. As quedas das ações de seus concorrentes são enormes. Mas isso não é de todo mal, como dizia o economista Joseph Schumpeter, trata-se da destruição construtiva, onde empresas com novas tecnologias forçam o fechamento das antigas.


Antes da confusão criada por Trump, os juros de 10 anos pareciam caminhar para uma alta. No post -copo-cheio-ou-esvaziando, fiz os seguintes comentários: ...” conforme traçado no gráfico abaixo, entre 2,15 % - 2,40% considero como terra de ninguém, tudo pode acontecer. É possível que uma configuração de triângulo esteja se formando, e se esse for o caso, o provável é que a taxa ainda cairá para níveis próximos de 2% a.a” ...


Em situações de crise os investidores buscam portos seguros e os títulos americanos são assim considerados, desta forma, era esperado uma maior procura por esses ativos, ocasionado uma queda das taxas. Combinado a isso, a publicação do CPI hoje deveria impulsionar um pouco mais esse mercado. Somando tudo, as taxas recuaram por enquanto apenas 0,10% a.a., praticamente imperceptível quando comparado com o que se esperaria nessa situação.


Enquanto os outros mercados passaram por movimentos mais acentuados esta semana, os juros que poderiam ter um impacto até maior, foram pouco afetados. Se eu seguir os conselhos de um profissional de Wall Street que conheço, identificando quem são os gurus de Wall Street: “Olhe o que os bonds traders estão fazendo e esqueça os traders de bolsa”. Nesse caso, o mercado de juros não estaria levando a sério as ameaças de Trump.


O SP500 fechou a 2.441, com alta de 0,13%; o USDBRL a R$ 3,1759, sem variação; o EURUSD a € 1,1822, com alta de 0,42%; e o ouro a U$ 1.290, com alta de 0,38%.

Fique ligado!

Comentários