Soros com o dedo no gatilho



Todos já devem ter ouvido falar de George Soros. Seu maior feito aconteceu em 1993, quando depois de uma acertada posição contra a libra esterlina, ganhou U$ 1,3 bilhão colocando o BOE de joelhos. Nesse tipo de posição não tem “bonzinho”, cada declaração tem um objetivo claro, o bolso.

Mas hoje ele não tem mais a mesma visibilidade que tinha no passado, tanto é que, recentemente fechou seu fundo e resolveu se dedicar ao filantropismo além de escrever diversos livros com suas ideias.

Em um discurso proferido na terça-feira em Paris, George Soros alertou que o mundo poderia estar à beira de outra crise financeira devastadora, à medida que as crises da dívida ressurgem na Europa e o fortalecimento do dólar pressiona tanto os países emergentes quanto os desenvolvidos.

E a Europa, com a Itália arrastando as preocupações sobre a possível dissolução do euro, está de novo em voga. Pressões políticas como a dissolução de sua aliança transatlântica com os EUA acabarão por se traduzir em danos econômicos. Atualmente, a Europa enfrenta três problemas prementes: a crise dos refugiados, a política de austeridade que impediu o desenvolvimento econômico e a desintegração territorial - não apenas o Brexit, mas também a ameaça de que países como a Itália sigam o exemplo.

Mas no curto prazo, a decisão dos EUA de retirar-se do acordo com o Irã está forçando a aliança da Europa com seu mais importante parceiro ocidental, assim como o fortalecimento do dólar está restringindo as condições financeiras em todo o mundo.

...” até recentemente, poderia se argumentar que a austeridade estava funcionando: a economia europeia melhora lentamente e deve simplesmente perseverar. Mas, olhando para frente, a Europa agora enfrenta o colapso do acordo nuclear com o Irã e a destruição da aliança transatlântica, que fatalmente afetará negativamente sua economia e causará outros deslocamentos” ...

.... “A força do dólar já está precipitando uma fuga das moedas dos mercados emergentes. Podemos estar caminhando para outra grande crise financeira. O estímulo econômico de um Plano Marshall para a África e outras partes do mundo em desenvolvimento deve entrar em vigor exatamente na hora certa. Foi isso que me levou a apresentar uma proposta pronta para financiá-lo” ...

Para escapar da crise, “precisa se reinventar”.

"Os Estados Unidos, por sua vez, exacerbaram os problemas da UE. Ao se retirar unilateralmente do acordo nuclear de 2015 com o Irã, o presidente Donald Trump efetivamente destruiu a aliança transatlântica. Isso pressionou ainda mais uma Europa já sitiada. .... “Aumentando a urgência, não é mais uma linguagem figurativa, alegar que a UE está em perigo existencial é uma realidade óbvia” ...

A única maneira de evitar um colapso total, explicou Soros, seria um "Plano Marshall" de 30 bilhões de euros (US $ 35,4 bilhões) para a África, que Soros acredita, ajudaria a conter o fluxo de imigrantes para a Europa, algo que Soros finalmente admite. É um dos maiores problemas que a Europa enfrenta.

"Podemos estar caminhando para outra grande crise financeira", disse Soros explicitamente.

A alternativa, afirma Soros, é ainda mais a "desintegração territorial" da UE, uma vez que, os países que sofreram em grande parte como resultado da união monetária contemplam a saída. Para evitar isso, Soros diz que a Europa deve reconhecer e lidar com as falhas do sistema do euro. Talvez o mais evidente seja o fato de o euro ter criado um sistema de devedores e credores em dois níveis.

.... “Eu pessoalmente considerava a UE como a personificação da ideia de uma sociedade aberta. Foi uma associação voluntária de estados iguais que se uniram e sacrificaram parte de sua soberania pelo bem comum. A ideia da Europa como uma sociedade aberta continua a inspirar-me” ...

.... “Mas desde a crise financeira de 2008, a UE parece ter perdido o rumo. Adotou um programa de contenção fiscal, que levou à crise do euro e transformou a zona do euro numa relação entre credores e devedores. Os credores definiram as condições que os devedores tinham que cumprir, mas não conseguiam cumprir. Isso criou uma relação que não era nem voluntária nem igual - o oposto do credo em que a UE se baseava” ...

Essa sua afirmação sobre a Europa e EUA não é nova, em relação a esse último não se pode esquecer que nas eleições americanas, Soros foi um dos grandes doadores de Hillary Clinton, e como consequência crítico de Trump. 

Essas declarações talvez tivessem um impacto diminuído em outro momento, porém com a situação na Itália piorando a cada dia, assim como a Espanha se junto aos problemas, parece fazer mais eco agora. O que não se sabe é se Soros está vendido ou não no euro, a moda antiga.

No post terminou-na-vespera, fiz os seguintes comentários sobre o Ibovespa: ...” Minha sugestão é de comprar o índice Bovespa no nível de 76.500 com um stoploss a 72.000. Não sei o que vai acontecer para a bolsa continuar em queda até atingir esse nível” ... ...” a análise se baseia em dados técnicos, e o cotidiano se sucedendo, e não ao contrário. Pode parecer ridículo, mas vocês já tiveram amostras em situações semelhantes, onde alguma previsão feita com essa ferramenta, de repente algo inesperado acontece levando as cotações para o nível projetado” ...

 
Ontem a bolsa caiu no estilo do passado, mais de 4%. Naturalmente o fato de Nova York estar fechado deve ter amplificado esse movimento, atingindo a mínima a 75.300. Como diziam os operadores do passado “ jorrava sangue pelo monitor”.

Participei de uma conferência telefônica, de uma instituição financeira, nela se percebeu muita cautela, onde o otimismo que existia há dois meses foi substituído por ceticismo. Essa postura não é única, o próprio noticiário induz nessa direção. Isso se traduz com diminuição de posições em geral, o que é bom para quem não tem, que é o nosso caso.

No gráfico a seguir, anoto os pontos onde possivelmente poderá ocorrer uma reversão. Mas existem muitas variáveis que podem influenciar, e agora a pressão poderá vir de fora.

Nosso stoploss deveria nos proteger de uma eventual queda adicional, no curso do movimento em questão. Caso isso não ocorra, o próximo ponto seria ao redor de 69.000 e abaixo disso, vou ter que reestudar se minha sugestão de compra para o longo prazo continuará válida.

Um dos ativos que causaram a greve dos caminhoneiros foi a alta no preço do petróleo, como comentei recentemente. Acontece que os preços do óleo tiveram uma queda de 10% nos últimos 5 dias, como se pode verificar no gráfico abaixo.

Depois de toda essa bagunça não se sabe como a Petrobras ira estabelecer sua política de preços, porem o problema já é 10% menor hoje.

A partir de quinta-feira, dia 31/05 até o dia 12/06 o Mosca não será publicado. Estarei fora acompanhando o mercado de forma discreta. Caso haja algum fato ou reposicionamento urgente publicarei excepcionalmente. Amanhã a publicação será “light”. Fica a recomendação de um diretor financeiro de banco “ pode comprar barato e vender caro”. O pior que ele me dizia sério! Hahaha ...

O SP500 fechou a 2.689, com queda de 1,16%; o USDBRL a R$ 3,7255, com queda de 0,22%; o EURUSD a 1,154, com queda de 0,70%; e o ouro a U$ 1.299, com alta de 0,13%.

Fique ligado!

Comentários

  1. Se você está procurando apartamentos de alto padrão na praia, conheça a Riviera de São Lourenço. Um ótimo lugar para investimentos! Acesse: www.pratesimoveisriviera.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário