Un machiatto



Quem já foi para a Itália teve oportunidade de experimentar seu machiato. Embora não sejam produtor, o café servido é delicioso. Tanto é verdade que suas combinações foram exportadas para todo lado. Que tal um cappuccino?

Hoje os operadores daquele país podem relaxar, pelo menos por enquanto. Os mercados financeiros estiveram tão agitados por lá, que uma mera ida ao banheiro pode ter custado uma fortuna.

O motivo principal dessa melhora são as divergências entre o líder populista 5 estrelas e o partido direita, provocando esperanças que um cenário ruim esteja fora de cogitação. Ainda não há uma proposta oficial do Cottarelli, primeiro Ministro eleito às pressas, sugerindo que as eleições é o resultado mais provável. O Mosca já havia antecipado a total loucura da aliança entre a extrema direita e a extrema esquerda.

O ciclo vicioso que se sucedeu as negociações da semana passada colocou em risco sério a saúde do sistema financeiro italiano, e por que não, de boa parte dos bancos europeus. Agora o melhor cenário e começar tudo de novo, com outras eleições, porque, um acordo para governar entre a direita e a esquerda seria única, na política mundial.

Na sexta-feira, será publicado os dados de emprego nos EUA. Como é de costume, o ADP em seus resultados publicados hoje, fornece uma ideia dos números oficiais. No mês de maio foi de 178 mil, ficando levemente abaixo da expectativa do mercado.


Esse indicador vem perdendo importância nos últimos tempos haja visto sua grande dispersão com os dados oficias. O gráfico a seguir mostra a diferença entre eles. Existe uma separação entre o governo do Obama – linha preta inferior, e Trump – linha preta superior. Quem construiu, quis tendenciosamente indicar que na época de Obama esse indicador subestimava o dado oficial, enquanto na era Trump superestima. O Mosca prefere dizer que está errando faz muito tempo!


Foi publicado pela manhã o PIB brasileiro, que ficou em 0,4% nos três primeiros meses quando comparado ao último trimestre. Já em bases anuais avançou 1,2%. A única informação positiva sobre esses dados é que a Agropecuária teve um desempenho negativo -2,6%, enquanto a Indústria e Serviços cresceram 1,6% e 1,5%. Negativo porque como a Agropecuária vem sustentando nossa economia, os outros segmentos começam a dar sinal de vida.


No post a-realidade-se-impõe, fiz os seguintes comentários sobre o ouro: ...” Em azul tracei o que se esperaria, caso esse triangulo se materialize, o que levaria o ouro a uma queda, com cotação próxima de U$ 1.260, nível esse suportado por dois cálculos distintos. Depois disso, espero um novo ciclo de alta, essa é a nossa aposta” ...
Ainda está totalmente indefinido o que pode acontecer com o ouro. Com a visão de curto prazo – 4 horas, apontada no gráfico acima, não se consegue descartar a hipótese de mais uma queda até U$ 1.260. Por outro lado, com um intervalo um pouco maior - diário, consigo imaginar outra hipótese, que exponho a seguir.
 
Se alguém tinha dúvidas da dificuldade de navegar numa correção eis aqui um bom exemplo. Como podem notar, existem duas hipóteses contrarias; a primeira, e que mais no interessa, é publicada em verde, aonde o ouro caminharia para mais um teste do nível de U$ 1.370, um breve recuo, e bola para frente; a segunda em rosa, uma pequena recuperação até U$ 1.325, e depois volta a cair, aonde provavelmente seríamos completados na segunda ordem.

Como estarei fora alguns dias, acompanhem atentamente o intervalo entre U$ 1.325 e U$ 1.335. Se o ouro ultrapassar esse último nível, o cenário verde se torna bem provável, caso contrário a opção rosa.

O SP500 (*) estava a 2.723, com alta de 1,27%, o USDBRL a 3,7341, com alta de 0,24%; o EURUSD a 1,1655, com alta de 1,00%; e o ouro a U$ 1.302, com alta de 0,33%.
(*) as 16h30

Fique ligado!

Comentários