Terminou na vespera



Poderíamos dizer que a aproximação da Coreia do Norte com os EUA terminou antes do casamento. Olhando de forma mais pragmática, isso é o que se poderia esperar de dois líderes cujo bom senso não impera. Kim Jong Um, ameaçou várias vezes nesses últimos dias, que cancelaria a reunião marcada com o presidente americano, Donald Trump, no dia 12 de junho. A “igreja” já estava marcada, o encontro seria em Singapura.

Independente dos motivos que levaram ao líder Norte Coreano a fazer essas ameaças, acredito que deve ter se arrependido. Psicopatas são assim mesmo, mudam de opinião sem constrangimento em função de seus objetivos e receios.

Do lado americano, neste caso, a atitude de Trump foi correta, não poderia ficar na posição mais fraca e implorar pela reunião, depois da hostilidade e raiva expressa nas declarações de Kim sobre o assunto. Os mercados não gostaram!

Já a Europa, não está performado da maneira que os economistas previam. O índice de surpresas publicado pelo Citibank é uma amostra. Embora esse resultado, da forma como é publicado parece indicar uma catástrofe, quando não é, está nos menores níveis históricos. O motivo é que calcula qual o desvio das projeções feitas, com os resultados realizados. Por outro lado, aponta para resultados muito aquém do esperado.

 
 No dado mais recente de PMI publicado para a zona do Euro, já se pode avaliar a magnitude dessa reversão. Como o gráfico a seguir indica, existe uma forte relação entre o PIB e esse indicador.


A situação da Itália não ajuda. Com a formação de um governo de coalisão entre a extrema direita e extrema esquerda (não deve durar muito pois mistura Gin com Pinga!), espalhando notícias que pretendem dar um calote no ECB no valor de 250 bilhões.  A Itália é a terceira maior economia da região do euro, essas provocações ganham um caráter mais sério, pois a Itália não é a Grécia, que foi tratada à época, sem muitos estragos.

O impacto foi imediato nos títulos italianos que sofrem uma onda de vendas por parte do mercado. Esse impacto nem é tão amplificado pois a maior parcela desse papeis se encontram na mão do ECB.  Notem que, mesmo os juros sendo bastante baixos, a mudança foi violenta comparados aos padrões recentes.

Nesse momento de ameaças a estabilidade de alguns países, furto da elevação das taxas de juros dos títulos americanos, o mapa a seguir com as reservas de cada país, auxilia na identificação dos mais prováveis candidatos a sofrerem ataques especulativos. Para que haja uma boa maneira de elencar esse grupo e necessário que se leve em consideração o tamanho de sua economia.


No post bcb-deveria-atacar, fiz os seguintes comentários sobre o Ibovespa: ...” o livro texto diz que, se esperaria atingir nessa correção pelo menos a 81.000 ou 76.500” ... ...” estou mais propenso a aguardar o índice cair para eventualmente comprar, ao comprar agora, e torcer para que estivéssemos no caso 1 ao invés do caso 2” ...
Agora o nível da bolsa se encontra em 79.500, rompendo ontem a barreira inicial apontada de 81.000. Motivos reais existiram: a greve dos caminhoneiros acarretando um caos em todo pais, “obrigou” Pedro Parente, CEO da Petrobras, a reduzir os preços do diesel por 15 dias, acrescente-se a declaração de Trump citada nesse post, cultivam um prato cheio para a queda.
Está chegando próximo a hora de entrar em ação. Minha sugestão é de comprar o índice Bovespa no nível de 76.500 com um stoploss a 72.000. Não sei o que vai acontecer para a bolsa continuar em queda até atingir esse nível. Ciro Gomes faz um acordo com o PT, definido Fernando Haddad como seu Vice? Ou outras loucuras assim.

Podem dar asas a sua imaginação, mas nem me perguntem o que eu acho. Minha análise se baseia em dados técnicos, e o cotidiano se sucedendo, e não ao contrário. Pode parecer ridículo, mas vocês já tiveram amostras em situações semelhantes, onde alguma previsão feita com essa ferramenta, de repente algo inesperado acontece levando as cotações para o nível projetado.

A análise técnica tem como pano de fundo o comportamento humano, explicitado por seus sentimentos de medo e ganância, e eu acredito que isso tem mais peso que a análise fundamental. Essa é a teoria moderna de finanças que se ensina nas melhores Universidades do mundo.

O SP500 fechou a 2.727, com baixa de 0,20%; o USDBRL a R$ 3,645, com alta de 0,47%; o EURUSD a 1,1719, com alta de 0,19%; e o ouro a U$ 1.304, com alta de 0,91%.

Fique ligado!

Comentários