A gordura está no fim



Ontem o presidente do Fed, Jerome Powell, fez a sua apresentação semestral de política monetária, relatando as condições da economia americana. A mudança está no ar, ele deu uma grande pista de que não se pode mais contar com a política explícita de aumentos graduais de juros, por muito mais tempo. Isso não significa que os aumentos graduais da taxa terminarão, apenas que o Fed dependerá menos da orientação futura que tem explicitado ao mercado. Um ritmo mais lento ou mais rápido de altas de juros, uma pausa prolongada ou até mesmo um corte de taxa são todas as possibilidades neste momento.

Powell, é bastante diferente de seu antecessor, a professora Yellen, como carinhosamente o Mosca a apelidou. Com colocações mais diretas e sem o mesmo conhecimento acadêmico, deixa seu recado de forma mais direta.

Em seu depoimento na terça-feira, Powell acrescentou o qualificativo "por enquanto" ao reiterar o compromisso do Fed com a atual política de aumento gradual de juros. Esta adição sinaliza que o Fed está se preparando para uma mudança em sua orientação de política monetária.

Por que se preparar para uma mudança? As taxas de juros logo se aproximarão da tendência central, que os formuladores de políticas estimam ser neutra, atualmente de 2,8% a 3,0%. Mas esse intervalo é apenas uma estimativa. A verdadeira taxa neutra é inobservável.

Portanto, à medida que as taxas se aproximam dessa faixa, os formuladores de política precisam avaliar com mais cuidado o estado atual e esperado da economia, antes de elevar as taxas cegamente. Eles podiam se dar ao luxo de estar no piloto automático quando os juros estavam longe de serem neutros; dentro em breve esse não será mais o caso.

É opinião do mercado que, os próximos dois aumentos de taxa parecem muito prováveis neste momento. A economia exibe uma inflação muito baixa para considerar a aceleração no ritmo de aumento de juros. Assim, a alta em agosto parece ser mais provável. e retém muito impulso para o Fed considerar a pausa na reunião de setembro. Além disso, parece que, deveria ter uma alta em dezembro, mas não em outubro.


Entretanto, em 2019, a orientação se afastará de uma expectativa implícita de aumentos de 0,25% a cada trimestre. A autoridade enfatizará cada vez mais o papel dos dados publicados, na definição da política monetária. Em seu depoimento, Powell forneceu uma pista sobre o que procurar ao analisar os dados.

Ele observou que o crescimento recente do emprego é “bem maior do que o número médio de pessoas que entram na força de trabalho a cada mês”. Não parece que o Fed acredita que atingiu uma taxa neutra, até que este não seja mais o caso. Consequentemente, para fazer uma pausa prolongada, o banco central buscará um crescimento do emprego próximo a 100 mil por mês, um número que eles esperam estabilizar a taxa de desemprego.

Em poucas palavras, é improvável que o Fed acredite ter atingido uma política neutra, se o mercado de trabalho estiver suficientemente forte para colocar pressão contínua sobre o desemprego. Como tal, o Fed continuaria a aumentar as taxas enquanto procura calibrar buscando a neutralidade. Não se deve subestimar a determinação do Fed sobre este ponto.

Se o ritmo da atividade econômica diminuir de tal forma que possam prever razoavelmente um crescimento mais lento dos empregos, enquanto a inflação permanecer contida, provavelmente alterarão para um caminho ainda mais gradual e desigual. Por exemplo, se as condições levassem o crescimento do emprego para uma faixa de 125 mil a 150 mil por mês, os formuladores de políticas ficariam confortáveis ​​em pular a reunião de março, tomando muito cuidado para dizer que não esperam concluir o processo de normalização da política monetária. Afinal, o desemprego ainda estaria abaixo de suas estimativas da taxa natural de desemprego. Devem assim, esperar que alguma desaceleração adicional da atividade ainda fosse necessária para chegar a esse ponto – de concluir o ciclo de alta de juros.

Alternativamente, se receberem sinais consistentes de uma economia superaquecida, que poderia vir na forma de aceleração do crescimento dos salários ou de um pouco de inflação, o Fed provavelmente aumentará o ritmo de altas, mudando para elevações em duas reuniões seguidas. Por exemplo, se as guerras comerciais pesarem mais fortemente sobre a economia dos EUA do que o esperado, o Fed poderia até cortar as taxas.

A expectativa é que o Fed continue subindo as taxas a um ritmo de 0,25% por trimestre até que o teor dos dados mude de forma conclusiva em uma direção ou outra. Powell, no entanto, está telegrafando aos mercados, que não devem dar isso como garantido. Em outras palavras, o Fed pretende criar mais neblina em torno das reuniões de política monetária. Os analistas terão que trabalhar mais para enxergar através dessa fumaça.

O mercado também esperava ouvir o que Powell diria sobre a curva de juros do Tesouro. E ele soletrou seu pensamento em termos caracteristicamente simples: “Se você elevar as taxas de curto prazo acima das taxas de longo prazo, talvez sua política seja mais rígida do que você imagina. Ou é apertada, de qualquer maneira”

Logo após essa observação, o spread entre os juros de 2 anos e 10 anos atingiu uma queda ao nível de 24 pontos. Em outras palavras, a conclusão foi que o Fed vai continuar elevando gradualmente as taxas de juros até que algo se rompa. E esse algo poderia muito bem ser a curva de juros.


O comentário de Powell sugere que, enquanto o banco central vê uma taxa de juros em 2.875% como mais ou menos neutra no longo prazo, como é sugerido por seu "gráfico de pontos", e se o rendimento dos juros de 10 anos permanecer num intervalo em torno de 2,85%, então talvez os formuladores de políticas tenham de fazer uma pausa para repensar.

Esta é a grande questão que os bancos centrais e os investidores enfrentam. Ninguém sabe exatamente como deve ser o aperto após anos de estímulo monetário sem precedentes.

Parece que Powell se contenta em continuar aumentando a taxa de referência do Fed e espera que os rendimentos do Tesouro de longo prazo eventualmente aumentem em paralelo.

Até o final de 2018 não parece que deveria ter grandes mudanças, mas a política monetária tem efeitos que se manifestam no futuro, assim, as declarações de Powell são no sentido de preparar os mercados. Se a inflação permanecer ao redor dos níveis atuais, com um se bem duvidoso por todas as pressões que podem alterar essa tendência, os juros daqui a pouco estarão sem a gordura, a que perdurou nestes últimos 10 anos. É natural que em algum momento o ciclo deve terminar.

Mas tem uma boa notícia no horizonte, a volatilidade vai voltar a esse mercado, afinal, como comentei na última sexta-feira, não é possível que os juros de 10 anos fiquem contidos durante 15 dias dentro de um intervalo de 5 pontos!

No post o-buraco-é-mais-embaixo, fiz os seguintes comentários sobre o Ibovespa: ...” O gráfico a seguir aponta para o movimento esperado no curto prazo. Caso a bolsa se recupere para 73,5 mil - 75 mil, e depois tombe abaixo dos 69.000, provavelmente mudarei minha recomendação de alta para baixa. Caso o índice continue a subir e principalmente acima de 80 mil pontos ficaremos felizes, existe uma luz ao final do túnel”...


Como podem observar a seguir, o Ibovespa teve uma performance muito boa desde que ultrapassou o nível de 75 mil. Mas como comentei acima, é imperativo que ultrapasse o nível de 80 mil para que se possa ter uma esperança da continuidade da alta no longo prazo.


Destaquei em cinza o intervalo que deveria nos dar mais confiança da alta, entre 79 mil e 80 mil, e é nessa proximidade que se encontra agora a 77,8 mil. Talvez, esse primeiro impulso de recuperação foi originado pelo pessoal que estava vendido na bolsa, e olha, devia ter bastante gente, pois o sentimento em relação Brasil era bem negativo. Agora, que essa “limpeza” foi feita, são necessários fatores adicionais.

O primeiro fator, que acredito seja primordial, seria o SP500 retornar ao seu movimento de alta. No post recessão-em-2019 comentei que, para que isso se concretizasse era necessário que o índice superasse o nível de 2.820 e principalmente 2.872. A conferir! No campo interno, a maior preocupação são as eleições, que continuam muito incertas. Mas a decisão se o Ibovespa vai subir ou cair deve acontecer antes de qualquer definição nesse campo. Assim, acredito que o primeiro fator passará a ser mais dominante.

Se a bolsa americana ganhar a direção da alta, acredito que isso poderá impulsionar a bolsa brasileira. Ou seja, neste momento estaríamos dependentes desse desenrolar. Como essa é uma dúvida de segundo grau, provavelmente se eu propuser um trade, será no SP500 ao invés do Ibovespa. I’m sorry! O compromisso é com o bolso e não a torcida para que tudo dê certo por aqui.

 O SP500 fechou a 2.815, com alta de 0,22%; o USDBRL a R$ 3,8505, com queda de 0,35%; o EURUSD a 1,1641, com queda de 0,16%, e o ouro a U$ 1.227, sem variação.

Fique ligado!

Comentários