A inflação está voltando aos trilhos



Hoje foi publicado o IPCA- 15 do mês de julho. A expectativa era de uma elevação de 0,73%. Refluindo o choque duplo causado pela gasolina e a greve dos caminhoneiros, variou 0,64%, significativamente inferior a 1,11% registrado em junho. Na comparação em 12 meses, e tendo em mente esses espasmos a que estará sujeito a inflação pelos motivos citados acima, o índice passou de 3,68% para 4,53%.

O arrefecimento se deu no grupo de Alimentos, Bebidas e Transportes, originado pela queda dos preços dos combustíveis. Em sentido inverso o grupo Habitação subiu, pressionado pela energia elétrica, reflexo da bandeira tarifária vermelha.



Vale notar dois pontos que induz a um certo grau de otimismo, em relação as inflações futuras. Primeiro, notem que os preços livres foram pouco impactados pelo efeito pontual de maio. A taxa recém-publicada no período de 12 meses encontra-se em 2,17%, e mesmo a mensal apresentou queda de um mês para o outro (de 0,67% para 0,42%); o segundo refere-se ao nível de difusão que permaneceu praticamente estável em 52%. É importante ressaltar que,  não parece ter ocorrido um reajuste de preços generalizado.

 

Na última reunião do COPOM o Banco Central explicitou sua posição cautelosa em relação a inflação. De concreto, anunciou que o ciclo de corte de juros havia terminado, e que daqui em diante, a tendência vai depender de fatores externos, bem como, os eventuais impactos da greve nos preços da economia.

Ainda é cedo para tirar conclusões sobre o segundo ponto acima, entretanto, os dados do IPCA -15 de hoje são bastante animadores, é provável que este evento esporádico, não causou maiores danos na inflação de longo prazo, que estava se comportando muito melhor que a meta traçada de 4,5% a.a. Já o primeiro fator, nesses últimos 30 dias, parece que ocorreu uma estabilização, embora ainda muito tênue, e com grandes questões a serem melhor entendidas, como a guerra de tarifas.

A Rosenberg trabalha com uma inflação de 3,9% para esse ano e 4,0% para o próximo ano. Naturalmente, existe um evento importante nesse período que são as eleições. Mas se o novo Presidente fizer a lição de casa, não haveria razões para supor algo muito diferente disso, desde que no exterior não exista complicações maiores. Olhando dessa forma, a taxa SELIC pode ficar nesse nível um bom tempo.


Em relação as tarifas, o Presidente Trump publicou hoje em seu Twitter, que pretende taxar U$ 500 bilhões de produtos importados da China, todos! Acho que ele está tão paranoico nesse assunto que já, já, vai propor taxar os produtos americanos exportados para a China! Hahahaha ....

O gráfico a seguir mostra os juros nos títulos de 10 anos separados entre os países desenvolvidos e os emergentes, comparando-os com os níveis observado há 12 meses.


Algumas considerações saltam a vista, a primeira é que os juros no mundo não sofreram grandes alterações nesses últimos 12 meses, com raras exceções, o que é surpreendente, pois os EUA subiram os juros de curto prazo enquanto nós baixamos.

Nos países desenvolvidos as taxas são menores ou iguais a 2,5% a.a. O único que foge à regra é a Grécia, mas será que esse país deveria ser considerado desenvolvido? No caso dos emergentes a taxa mínima é de 4% a.a., sendo que a maioria estaria na casa dos 8% a.a. Por último, mesmo com uma taxa SELIC em 6,5% a.a. e uma inflação bastante baixa, nossos juros longos ainda são altíssimos e permanecem o mesmo de 12 meses atrás. O motivo é o elevado déficit público, que continua crescendo em relação ao PIB.

Em relação a esse último ponto, a próxima ilustração mostra as metas de inflação em diversos países comparadas ao seu nível atual.


Como o assunto de sexta-feira é juros, queria chamar a atenção para a enorme disparidade entre os juros praticados pelo ECB e o que se é esperado pela Taylor rule (*), indicador criado pelo economista de mesmo nome que visa balizar a taxa de juros dos bancos centrais.
(*)   In economics, a Taylor rule is a reduced form approximation of the responsiveness of the nominal interest rate, as set by the central bank, to changes in inflation, output, or other economic conditions. In particular, the rule describes how, for each one-percent increase in inflation, the central bank tends to raise the nominal interest rate by more than one percentage point. This aspect of the rule is often called the Taylor principle. Although such rules may serve as concise, descriptive proxies for central bank policy, they are not explicitly prescriptively considered by central banks when setting nominal rates.



Ou Mario Draghi está totalmente equivocado, ou essa regra é inútil. Porém vejam que ela funcionou bastante bem no passado. Acho que é o primeiro caso. Existe um termo muito usado para indicar quando um banco central demora para agir - behind the curve. No caso do ECB acho que estão out of the road!

No post deterioração-oculta, fiz os seguintes comentários sobre os juros de 10 anos: ...” Estou dividido entre a “opção 1 – Last Kiss”, ou “opção 2 – banho de agua gelada”. Como poderemos saber? Caso os juros recuem abaixo de 2,75% o último cenário ganha mais força, por outro lado, se ficar contido até esse nível e ultrapassar o nível de 3% poderemos ter novas altas, antes que uma correção maior aconteça” ... ...” estou impressionado com a falta de volatilidade desse ativo” ...


Os leitores já devem ter decorado o texto acima, haja visto que, foi repetido diversas vezes. Peço desculpas, mas faço isso para que tenham uma visão abrangente das minhas ideias. Entretanto, ocorreu uma diferença entre o que eu postei na semana anterior e nesta. Vejam o gráfico atualizado.


Sabem qual a diferença? Pois bem, fiz um comentário que, estava impressionado como a oscilação máxima de juros poderia ficar contida em 5 pontos durante 15 dias. Agora já são 21!

No gráfico, a área destacada em verde, mais parece a tática do time inglês de futebol que, em cobrança de escanteios, alguns jogadores faziam uma fila de trenzinho como dizia o narrador. No caso dos juros está o time inteiro, inclusive o banco! Hahaha ...

Mas fiquem tranquilos, isso não vai durar por muito tempo, em algum momento o mercado tenderá para um lado ou para outro. Para que possam acompanhar quando uma definição vai ficar mais eminente, tracei duas linhas em cinza, que compreendem os níveis entre 2,75% e 3,05%. Enquanto estiver dentro deste intervalo, os juros estão no trenzinho, fora dele pode sair um gol!


O SP500 fechou a 2.801, sem alteração; o USDBRL a R$ 3,7744, com queda de 1,43%; o EURUSD a 1,1721, com alta de 0,67%; e o ouro a U$ 1.231, com alta de 0,73%.

Fique ligado!

Comentários