Em má companhia

Como diz aquele ditado não basta ser honesto precisa parecer honesto. Agora é a vez da moeda Argentina cair mais de 7% ontem, depois de seguidas quedas nos últimos meses. Hoje o mercado resolveu arredondar a cotação para 40 pesos. Uma desvalorização em 2018 de 110%! Depois do Banco central Argentino ter elevado a taxa de juros de 45% a.a. para 60% a.a.

Enquanto, a autoridade monetária nos países desenvolvidos sobe os juros de 0,25% em 0,25%, o argentino vai de 15% em 15%.


O peso argentino bateu um recorde de baixa e a lira turca retomou seu declínio, dramatizando as tensões enfrentadas pelos mercados emergentes mais vulneráveis ​​a um dólar em alta.

Enquanto a Argentina e a Turquia são particularmente problemáticas, muitos países em desenvolvimento estão sendo pressionados à medida que o Federal Reserve aumenta as taxas de juros, impulsionando a moeda norte-americana. As ações do banco central são sentidas globalmente, mas não tem nenhuma responsabilidade particular pelas condições financeiras internacionais, a menos que elas reflitam os problemas em casa.

A lira caiu 2,6% em relação ao dólar na quinta-feira, colocando-a de volta a uma pequena distância de seu mínimo. O rand sul-africano caiu 1,9%, enquanto a rupia indonésia atingiu seu nível mais baixo em quase três anos contra o dólar. O real brasileiro está mais perto de uma baixa de mais de dois anos e a rupia indiana bateu uma baixa recorde.

O peso argentino despencou, com o presidente Mauricio Macri assustando os investidores, ao pedir para o Fundo Monetário Internacional (FMI) que acelerasse a entrega de uma ajuda de US $ 50 bilhões.


"Depois do que vimos acontecer na Turquia, o mercado começou a perguntar qual país seria o próximo: África do Sul, Brasil, Indonésia", disse Eric Wong, gerente de portfólio de renda fixa da Fidelity International. “O mercado ainda fica às vezes, tomado pelo medo, tentando diferenciar os bons dos ruins. ”

O tumulto destaca uma forte dependência internacional do dólar. Cerca de 48% dos US $ 30 trilhões em empréstimos internacionais são negociados na moeda dos EUA, contra 40% há uma década. Flutuações na taxa de câmbio ajudam a determinar a facilidade de manutenção dessa dívida. Com as taxas de juros dos EUA ainda baixas pelos padrões históricos, e com o dólar a meio caminho das altas de 2016, o estresse pode aumentar à medida que o Fed continue se fortalecendo.

O presidente do Fed, Jerome Powell, argumentou em maio que “o papel da política monetária norte-americana é frequentemente exagerado” quando se trata de condições financeiras globais, com rápido crescimento nos mercados emergentes e preços de commodities, desempenhando papéis maiores nos fluxos de capital. Seus colegas na Índia e na Indonésia, no entanto, expressaram preocupação com a direção política do Fed e pediram por mais coordenação internacional.

A tensão é mais intensamente sentida pelos governos e empresas que dependem fortemente do financiamento no exterior. O Moody's Investors Service compara as dívidas externas devidas no próximo ano e depósitos bancários do exterior contra reservas de moeda para compilar um “indicador de vulnerabilidade externa”. Isso aponta para fragilidade na África do Sul, Argentina e Turquia, assim como Gana, Sri Lanka, Malásia e outras.

Nesta semana publiquei um post bcb-dorme-tranquilo, onde fiz uma análise positiva sobre as contas externas brasileiras. E por enquanto, está tudo tranquilo no Brasil, embora os mercados não encaram desta forma. Uma das razões dessa preocupação é a indefinição de quem será o próximo presidente, e com uma certa razão, pois 39% dos eleitores preferem o Lula, algo inadmissível num país sério.

Sobre as eleições gostaria de fazer alguns comentários sobre as entrevistas que a Globo está promovendo no Jornal Nacional, com os candidatos de maior chance de vitória. Os entrevistadores, William Bonner e Renata Vasconcellos tem tido uma postura muito belicosa, não sei se espelham alguma estratégia traçada pela emissora ou simplesmente estão desperançosos, assim como a maioria dos brasileiros.

Não assisti a entrevista com Ciro Gomes, somente a do Bolsonaro e Alkmin. Mesmo assim, já senti a temperatura das entrevistas. Nas duas, ambos estavam muito nervosos, porém por motivos diferentes: na primeira era nítido que, queriam enfatizar a truculência desse candidato e suas posições polemicas sobre vários assuntos. A pior na minha avaliação foi o embate que Bolsonaro travou com a Renata sobre os salários das mulheres. É sabido a grande rejeição dele por parte das mulheres, mas a pergunta da entrevistadora é de pouquíssima relevância para um presidente. O que um chefe de nação pode fazer se os salários oferecidos pelas empresas são menores para mulheres que para homens? Claro que aqui a discussão não se trata da mesma função, pois nesses casos a lei já protege o trabalhador independente do sexo. Acho que a Renata externou sua raiva ao candidato desta forma.

Quanto ao Alkmin, que é uma pessoa bastante controlada, quase perdeu a paciência, tamanha foi a pressão para que mostrasse a coerência, em relação aos casos de corrupção apontados dentro de seu partido o PSDB. Achei o resultado muito negativo para esse candidato, pois suas respostas ou refletiam sua confiança em colaboradores seus, que estão na mira da justiça, ou ao elencar seus feitos no Estado de São Paulo, quando os entrevistadores apontavam um sem número de obras inacabadas. Alkmin, não basta ser honesto, se é que se aplica nesse caso, precisa parecer honesto, e nos dias atuais nenhum eleitor acredita que isso seja verdade.

Por tudo isso, a frase citada acima também vale para nossa moeda, não basta ser solvente precisa parecer solvente. E nos dias atuais, estar dentro da categoria de emergente já e suficiente para se ter dúvidas sobre a solvência. Veja o gráfico a seguir como a correlação das moedas desses países se encontram ligadas.


No post sem-retorno, fiz os seguintes comentários sobre o ouro: ...” no gráfico a seguir, marquei os níveis onde uma nova onda de vendas poderia acontecer a saber: U$ 1.215 ou U$ 1.235. Acima disso, as chances diminuem para uma nova queda, principalmente acima de U$ 1.250” ...


O trade sugerido foi executado nessa semana a U$ 1.215. A partir daí o metal recuou levemente estando hoje a U$ 1.199 (on sale!)


Estou ajustando marginalmente o stoploss para U$ 1.250. O motivo é uma melhor adequação aos parâmetros, em função dos últimos movimentos do ouro. Já para a queda, níveis abaixo de U$ 1.180 são encorajadores à nossa posição, embora o rompimento de U$ 1.160 é necessário.

Ultimamente, a melhora do ouro está associada a uma queda do dólar, que vinha ocorrendo até esses dias. Porém esse movimento teve uma pausa repentina. Vamos aguardar os próximos dias e verificar para que lado o ouro se movimenta.

Tenho estado um pouco apreensivo, não sei se pela pressão que os emergentes estão sofrendo, ou indefinição das eleições. Por outro lado, em relação aos países desenvolvidos, não noto tal preocupação.

Acho este estado compreensível quando seu vizinho passa por uma desvalorização de 110%, num pais onde tudo é baseado no dólar. O pior, é que lá o presidente é de boa qualidade, está fazendo tudo certo. Mas o estoque de problemas era tão grande que não consegui colocar a casa em ordem, foi atropelado pelo momento.

O SP500 fechou a 2.901, com queda de 0,44%; o USDBRL a R$ 4,1539, com alta de 1,15%; o EURUSD a € 1,167, com queda de 0,31%; e o ouro a U$ 1.200, com queda de 0,49%.

Fique ligado!

Comentários

  1. Quando alguém me pergunta, a um mês das eleições, se eu já conheço as propostas do Amoedo, fico pensando em que País esse pessoal vive...

    As propostas do Amoedo tem tanto valor neste momento quanto o diploma honoris causa do Lula. Não há nem porque perder tempo discutindo se são boas ou não, se são copiadas ou não, se são óbvias ou não. São inúteis.
    Amoedo e seus 31 eleitores/missionários se acham parte de um movimento de renovação, uma novidade na Política. No entanto, nada é mais antigo na política do que subestimar o adversário. Estão menosprezando o poder e a influência que a esquerda tem, e a disposição dela de levar seu plano de controle político e social adiante.

    A esta altura, Amoedo já deveria ter deixado seu orgulho (e seus 2% de votos) de lado, e buscado união com o único candidato capaz de combater o inimigo que ambos têm em comum. Se ele acha que sua birra em concorrer é mais importante do que a urgência de evitar outro governo de esquerda, então não está preparado para ser presidente. Simples assim.

    Bolsonaro não é a melhor opção, é a única. Dizer ser contra o projeto esquerdista, mas não votar nele, ou deixar pra votar nele só no 2° turno, é não ter noção do que está em jogo. E se ainda não percebeu isso, você merece mais 8 anos de PT.

    ResponderExcluir
  2. Essa é uma visão pragmática, racional.
    Acontece que a população está divida e com posições bastante radicais.
    Acredito que, a quantidade de votos nulos, brancos e abstenção será recorde.
    Ninguém terá maioria.
    Decisão muito difícil.

    ResponderExcluir

Postar um comentário