Até especular virou mal negócio



A palavra especulação é tida pela maioria das pessoas como algo milagroso, basta especular para ganhar dinheiro. Talvez exista uma má interpretação entre informação privilegiada, ou se meter a comprar commodities, a classe de ativo mais volátil.

O primeiro caso, sem dúvida as chances de ganho são grandes, saber por exemplo que uma empresa publicara ótimos resultados, antes do mercado, ´´e como bater pênalti sem goleiro – e tem alguns jogadores que ainda erram! Hahaha .... Já no segundo caso, a aposta feita em antecipação parte de premissas que estão disponíveis para todos, o que muda é o julgamento que esse investidor faz sobre os preços no futuro.

Mas parece que os operadores de commodities não estão conseguindo repetir suas performances do passado. Eles faziam centenas de milhões de dólares em lucros a cada ano e têm um conhecimento inigualável do fluxo de mercadorias vitais em todo o mundo. No entanto, quando as maiores tradings de commodities do mundo saíram em busca de investidores para adquirir suas ações, encontraram poucos compradores.



Parte do problema é que a negociação de commodities, em grande parte dependente de mercados voláteis e gerenciamento de risco sofisticado, é notório por grandes oscilações no lucro. O Vitol Group Ltd., maior operador independente de petróleo do mundo, registrou lucro líquido de quase US $ 2,3 bilhões em 2009, caindo para US $ 837 milhões em 2013 antes de subir para US $ 2 bilhões em 2016 e cair para US $ 1,5 bilhão no ano seguinte.

Os últimos anos têm sido difíceis para os traders com queda nos lucros, dificultando a busca de investidores. Foi exacerbado pelo aumento da concorrência e por uma mudança da tecnologia, que tornou as principais informações de mercado - antes conhecidas apenas por alguns operadores - amplamente disponíveis para todos.

Para os traders de petróleo, uma estrutura de mercado que forneceu dinheiro fácil em 2015 e 2016, a de armazenar petróleo para vender mais tarde a preços mais altos, desapareceu. Os operadores de metais estão apenas começando a melhorar após anos de resultados fracos devido aos preços baixos. Operadores agrícolas ainda estão lutando com colheitas abundantes e uma falta de interrupções climáticas significativas, que reduziram os lucros, e reduziram a volatilidade dos preços que os investidores desejam.

“O setor de comércio de commodities está num caminho que não é sustentável. A margem típica para uma empresa comercial é de cerca de 0,5% do volume de negócios ”, segundo Marco Dunand, CEO da Mercuria Energy Group “A tendência vai continuar. Não é cíclico, é estrutural. Então, podemos precisar ver a consolidação ”.

As tentativas de encontrar investidores minoritários têm sido complicadas, pelo fato de que muitas casas comerciais têm um acionista dominante no controle, deixando qualquer pequeno proprietário com exposição aos riscos do negócio e à volatilidade dos lucros, mas com muito pouco controle sobre a administração da empresa.

A caça por esses investidores minoritários busca uma adequação de capital para essas casas, haja visto que, o lucro abundante do passado, que provia o capital a ser investido, diminuíram consideravelmente, como se nota na figura acima.

Torbjorn Tornqvist, o bilionário que controlava cerca de 64% da gigante de petróleo suíça Gunvor, a partir do ano passado, abordou rivais sobre a venda de uma participação em 2017, mas fracassou.

A Louis Dreyfus, recentemente sinalizou novamente que está aberta para vender uma participação e abrir a empresa para capital externo pela primeira vez desde que foi fundada, há mais de 150 anos. A Louis-Dreyfus buscou investidores em 2015, mas conversas com investidores, não tiveram sucesso.

Apesar do fracasso em encontrar investidores, os traders não estão aceitando a opção de oferta pública inicial (IPO).

"Financeiramente, os traders não estão tendo seu melhor momento no momento", disse Lambert, o consultor. Os únicos compradores estratégicos para participações minoritárias em trading são os investidores chineses e “eles se tornaram mais experientes e querem uma boa medida de controle. Isso faz com que seja um parceiro minoritário bastante exigente ”.

Mas porque toda essa dificuldade vem acontecendo? Acredito que o principal motivo é a queda de volatilidade. Talvez isso seja consequência do acesso as informações por muito mais investidores, o que faz com que o preço “justo” seja alcançado sem surpresas. Como exemplo abaixo se encontra o gráfico da volatilidade do ouro considerado a commodities com mais visibilidade e divulgação. Particularmente, eu acompanho esse ativo por mais de 30 anos, e posso afirmar que as oscilações diárias são menores que as oscilações por hora que prevalecia antes.




Sendo assim, como especular com commodities se os preços não saem do lugar, ou se saem, todo mundo sabe onde deve ir? Lógico que não é 100% do tempo, por exemplo, a queda do petróleo que ocorreu em 2018 foi expressiva. Mas como montar um negócio mirando um único evento?

No post relevâncias-irrelevantes, fiz os seguintes comentários sobre o juro de 10 anos: ...” Ainda acredito que uma pequena alta deve acontecer, talvez não tão elevada como previsto anteriormente, mas pelo menos até 2,80%. Depois disso, uma queda se sucederia levando os juros até o intervalo de 2,5% - 2,3% (em verde), sem, contudo, ameaçar a linha de longo prazo traçada em cinza” ...


Nesta última semana nada de impressionante no juro, o nível está praticamente igual à da semana passada. Mas tenho uma boa notícia, como podem verificar abaixo, um triangulo descendente está se formando – linhas cinza. Nestes casos, o mercado tende a romper para baixo.


Mesmo assim, mantenho a minha ideia que uma alta até o nível de 2,80% ainda deve acontecer. É verdade que, as chances de rompimento de 2,55%, antes de atingir aquele nível, se elevaram. Não tem importância, não vou me impressionar por isso, pois caso seja esse o cenário, vamos vender – aposta de queda, próximo dessa marca.

- David, você não parece diligente com o dinheiro dos leitores. Fala em vender um ativo num nível baixo, da mesma forma que fala em vender esse mesmo ativo, num nível mais alto, sem com isso ficar com remorso!

Não precisa me ensinar que é melhor vender mais caro! Come on! Lógico que prefiro vender mais caro, mas somente se tiver alguma indicação que esse nível é bom para tanto. Caso contrário, prefiro esperar por um rompimento, mesmo que seja em níveis piores. O que você não disse, é que o stoploss nesses casos são bem diferentes, é isso que interessa, quanto podemos perder, e não tentar acertar no bumbum da mosca.


O SP500 fechou a 2.775, com alta de 1,09%; o USDBRL a R$ 3,70, com queda de 0,61%; o EURUSD a 1,1293, sem variação; e o ouro a U$ 1.321, com alta de 0,66%.

Fique ligado!

Comentários