China no Raio - X



Parece que o real motivo por traz da disputa comercial entre os EUA e a China emergiu. Há muito se comenta que, os americanos estariam preocupados com a perda de sua supremacia, econômica e principalmente tecnológica para os chineses. Durante os últimos 30 anos, a China saiu de um pais principalmente agrícola e fabricante de produtos de baixa qualidade, para ser a segunda economia mundial, não ficando nada a dever na área de tecnologia, além de um aparto militar competitivo com qualquer outro país.

Tudo isso não foi construído de graça, se deveu a um programa bem-sucedido, implantado pelo governo nesse período, além de um grande esforço em capacitar sua força de trabalho nesse sentido.

Foi através da geração de substancial superávit comercial que acumulou reservas da ordem de U$ 3,0 trilhões, desafiando os modelos de crescimento de países emergentes que se utilizam da poupança externa para crescer. No caso Chinês, essas reservas serviram para financiar os déficits americanos por vários anos, e hoje detém cerca de U$ 1,0 trilhão em bonds americanos.

Nos últimos anos, já visando diminuir essa dependência das suas exportações, a China buscou elevar seu consumo interno, em detrimento desse ultimo. Mais ainda está longe dos padrões ocidentais.


Tudo andou muito bem, até que o feitiço está virando contra o feiticeiro, e os americanos preocupados com essa evolução, procuram deter essa escalada.

Até hoje, nenhum Presidente americano teve a coragem de enfrentar os chineses, pois não deve ser de hoje, que os burocratas desse país, alertassem o comando maior. Parece que Trump resolveu comprar a briga. Também se sabe que os chineses são capazes de usar métodos não muito ortodoxos a fim de atingir seu objetivo, como o de se apodera de propriedade intelectual. Parece que esse é o motivo de uma ação com consequências potencialmente devastadoras para o resto do mundo, tomada pelo governo americano contra a empresa Huawei.

A Casa Branca iniciou na quarta-feira um ataque em duas frentes à China: barrando empresas consideradas uma ameaça à segurança nacional de vender para os EUA, e ameaçando proibir a Huawei Technologies de comprar componentes essenciais. Se isso acontecer, a medida pode paralisar a maior empresa de tecnologia da China, deprimir o negócio dos gigantes americanos de chips da Qualcomm Inc. e Micron Technology Inc., e potencialmente atrapalhar o lançamento de redes sem fio 5G críticas em todo o mundo.

"A ação da administração Trump é uma grave escalada com a China", comentaram os analistas do grupo Eurasia, Michael Hirson e Jeffrey Wright em nota. Se totalmente implementada, a lista negra "colocaria em risco a própria empresa e as redes de clientes da Huawei em todo o mundo, já que a mesma seria incapaz de atualizar o software e realizar manutenção de rotina, e substituição de hardware".

A Bloomberg em artigo comentou que, a ameaça provavelmente elevará os temores em Pequim de que o objetivo maior do presidente Donald Trump seria conter a China, levando a uma guerra fria prolongada entre as maiores economias do mundo. Além de uma briga comercial que sacudiu os mercados globais por meses, os EUA pressionaram tanto aliados quanto inimigos para evitar o uso da Huawei para redes 5G que formarão a espinha dorsal da economia moderna.

Os EUA notificaram a embaixada chinesa em Washington sobre a ação da Huawei pouco antes do anúncio na quarta-feira, disse o secretário de Comércio Wilbur Ross. Embora a Huawei não faça parte das negociações comerciais entre EUA e China, os EUA esperam que as negociações entre as duas nações possam mitigar o tipo de comportamento que os EUA estão punindo a Huawei, disse Ross.

O Departamento de Comércio informou nesta quarta-feira que em breve colocará a Huawei em uma "Lista de Entidades" - o que significa que qualquer empresa dos EUA precisará de uma licença especial para vender produtos para a maior fabricante de equipamentos de rede do mundo. Como as empresas americanas dominam os semicondutores, isso poderia sufocar a produção de tudo da Huawei, de estações base 5G a telefones celulares. Talvez nem consiga usar o Android, o sistema operacional mais popular do Google para smartphones. Um movimento semelhante no ano passado contra a ZTE Corp. - a segunda maior empresa de equipamentos de telecomunicações da China - quase forçou a empresa a sair do negócio.

"Isso poderia levar à destruição da Huawei", disse Scott Kennedy, um especialista em China no Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais. "Você não pode subestimar o significado.

No coração da campanha concertada de Trump está a suspeita de que a Huawei ajude Pequim em espionagem, enquanto lidera as ambições da China de se tornar uma superpotência tecnológica. O Departamento de Justiça também o acusa de intencionalmente violar as sanções contra o Irã, e no ano passado planejou a prisão da filha mais velha do bilionário fundador da Huawei.

O governo da China disse que tomará "todas as medidas necessárias" para defender suas empresas.

"Nós nos opomos resolutamente a qualquer país, com base em suas próprias leis, sancionando unilateralmente entidades chinesas", disse o porta-voz do Ministério do Comércio, Gao Feng, em um encontro marcado regularmente em Pequim na quinta-feira. "Também nos opomos à generalização do conceito de segurança nacional e ao abuso de métodos de controle de exportação".

A falta de alternativas é uma razão pela qual está longe de ser certo que os EUA cumpram sua ameaça de cortar a Huawei. Observadores durante meses haviam descartado a possibilidade, em parte porque isso prejudicaria algumas das maiores empresas de tecnologia da América. A administração Trump também tem pressionado os aliados para bloquear os equipamentos da Huawei de suas redes de comunicação por razões de segurança. Mas o esforço dos EUA fracassou amplamente, pois até mesmo o Reino Unido recusou-se a participar do chamado boicote americano.

Os chineses não estavam brincando quando avisaram que a mais recente agressão de Washington à Huawei poderá derrubar as negociações comerciais. A mídia chinesa e as autoridades chinesas aumentaram a retórica, alertando que não há planos para outra rodada de negociações.

Um comentário sobre Taoran, visto como um local para as opiniões do governo, acusou os Estados Unidos de jogarem "pequenos truques para perturbar a atmosfera", e insinuou que a lista negra da Huawei prejudicou seriamente as negociações.

"Se os EUA não fizerem concessões em questões importantes, não há razão para a China retomar as negociações", disse Zhou Xiaoming, ex-funcionário do Ministério do Comércio e diplomata. "A postura da China se tornou mais dura e não tem pressa para um acordo", porque a abordagem dos EUA é extremamente repulsiva e a China não tem ilusões sobre a sinceridade dos EUA ", disse ele.

Como notou o BBG, outro detalhe marcante sobre a cobertura é que a retórica comercial estridente da China foi repentinamente espalhada pela mídia controlada pelo Estado. O Diário do Povo publicou três artigos agressivos, incluindo dois editoriais, com títulos como "Nenhum poder pode impedir o povo chinês de alcançar o sonho" - "a guerra comercial não enfraquecerá a China, só nos fortalecerá à medida que a suportarmos".

Olhando para o futuro, o presidente Xi e o presidente Trump podem ter a oportunidade de retomar as conversações na cúpula do G-20 em Osaka no próximo mês. Até lá, ambos os lados provavelmente ficarão parados.

Não sou especialista em Geopolítica, mas essa ação do governo americano coloca em risco o relacionamento entre esses dois países, que passaria a ser dominado pelos interesses políticos. Sendo assim, o desequilíbrio existente na conta comercial terá um enfoque diferente do que reinava até o momento. O que eu quero dizer é que, a decisão de mudar a fábrica dos EUA para a China, era apenas uma questão empresarial, condicionada as regras existentes. A partir de agora, se não for de interesse do governo americano, as regras irão mudar, tornando as decisões propensas a interferências por razões diferentes das econômicas.

Algo que parece ser uma certeza é que o fluxo de comercial se dará com outros níveis de alíquotas de importação, nos dois países. Será que nesta nova condição, a inflação fica ameaçada no futuro?

No post na-mosca, fiz os seguintes comentários sobre juro de 10 anos: ... “vendendo os juros a 2,5% com um stoploss a 2,6%, o objetivo é buscar 2,3%, ou talvez um pouco menos” ... ... “O trade que estamos envolvidos é de curto prazo e oportunísticos, haja visto que, é contra a tendência de médio prazo” ... ...” a correção que eu projetava, poderá ter um lance adicional de alta que levaria os juros ao nível de 2,7% aproximadamente, o que nos tiraria do trade. Em todo caso, a opção anterior ainda pode prevalecer, bastando que a queda ultrapasse 2,41%.” ...


Acabou não acontecendo o movimento que eu imaginava, o juro rompeu a marca de 2,41% deixando a opção original ainda em destaque. Por outro lado, para descartar completamente uma possível recuperação e necessário que os juros caiam abaixo de 2,34% e isso não aconteceu ainda.

Para não complicar a vida do leitor com movimentos tão pequenos, não vou colocar essa última alternativa, e considerar que perdemos a oportunidade de ficar posicionado para uma eventual queda.


Se quisesse, poderia entrar de novo no trade com uma pequena diferença no nível que sai. Mas não me motiva. Poderia advogar que o juro pode ir para os dois lados, com uma maior inclinação para a queda. Se esse último for o caso, estaríamos bem próximo, de onde pretendia zerar a posição – 2,30%, o que iria gerar um retorno de 0,70%. É muito pouco, prefiro esperar oportunidades melhores.


O SP500 fechou a 2.859, com queda de 0,58%; o USDBRL a R$ 4,0986, com alta de 1,29%; o EURUSD a 1,1159, com queda de 0,12%; e o ouro a U$ 1.278, com queda de 0,64%.

Fique ligado

Comentários