They are open


Os mercados começam esta semana com um tom mais otimista. São dois os motivos: as principais economias começam a funcionar e as boas perspectivas na descoberta de uma vacina contra o vírus. Sobre esse último ponto, quase diariamente se noticia algum laboratório que entra na fase de teste em humanos. Esse número é elevado, hoje já existem mais de 10 laboratórios, o que eleva a probabilidade que algum deles encontre uma fórmula de sucesso. Talvez, esse seja o maior negócio da atualidade, pois existem 7 bilhões de consumidores ávidos por serem imunizados. Faça a conta do faturamento potencial se cada vacina custar U$10!

Em relação a economia nos EUA, as cargas de caminhões estão crescendo novamente. As viagens aéreas e as reservas de hotéis se elevaram ligeiramente. Os pedidos de financiamento hipotecário aumentando, e mais pessoas estão se candidatando para abrir novos negócios.

Esses são alguns dos primeiros sinais de que a economia americana está, muito lentamente, voltando à vida.

Muitos dados mostram que o país ainda estava em crise durante os meses de abril e maio, com a atividade geral de negócios caindo e as demissões aumentando - embora mais lentamente do que nas primeiras semanas da crise do coronavírus. As projeções atuais têm a economia em contração de 6% a 7% este ano e o desemprego em porcentagens de dois dígitos por um tempo. Mas, pela primeira vez desde o fechamento forçado de negócios em março, parece que as condições em alguns cantos da economia não estão piorando e podem até estar melhorando.

"Se esta é a única onda [de coronavírus], parece que chegamos ao fundo e o processo de normalização começou", disse Beth Ann Bovino, economista-chefe dos EUA na S&P Global Ratings.

Os gastos com hotéis, restaurantes, companhias aéreas e outros setores afetados pelo distanciamento social continuam baixos, mas parece estar aumentando. O número de viajantes que passavam pelos pontos de verificação de segurança caiu para 87 mil em abril, 96% abaixo do mesmo dia do ano anterior. Mas, em 24 de maio, o número havia mais que triplicado, para 267 mil, embora isso ainda representa uma queda de 87% em relação ao mesmo dia do ano anterior. Enquanto isso, os dados da empresa de reservas online OpenTable mostram que os clientes estão começando a retornar aos restaurantes em vários estados.

O setor de navegação ilustra a tendência. Os números continuam baixos para os padrões históricos, mas sugerem que as operadoras dobraram a esquina.

O Truckstop.com, que mede a demanda no mercado spot de caminhões, afirma que seu índice semanal melhorou por quatro semanas seguidas e que as cargas disponíveis aumentaram 27% na semana encerrada em 18 de maio.

A DAT Solutions LLC, que combina remessas de frete com caminhões disponíveis, afirma que seu índice de cargas disponíveis aumentou 22% na semana encerrada em 10 de maio em relação à semana anterior.


O início de abril marcou um vale para a atividade imobiliária, de acordo com dados. Com as cidades fechadas nos EUA, as exibições de propriedades programadas em todo o país - uma medida da demanda dos compradores - caíram quase 50% em meados de abril, mas aumentaram este mês. A atividade de exibição, medida como uma média semanal nos 100 principais mercados, aumentou 27%.

As montadoras dos EUA retomaram o trabalho limitado na maioria de suas fábricas na semana passada, apesar de enfrentarem interrupções na cadeia de suprimentos.

Grande parte da retomada da atividade reflete as decisões dos estados de começar a abrir segmentos de suas economias que foram encerrados para impedir a propagação da infecção, incluindo Flórida, Geórgia e Ohio. Isso deve aumentar os gastos dos consumidores, à medida que os americanos se aventuram em restaurantes e lojas.

Ainda assim, as perspectivas econômicas permanecem altamente incertas. Os últimos sinais esperançosos coincidem com um aumento nos gastos emergenciais do Congresso, um declínio no número diário de casos Covid-19 recém-relatados nos EUA e a lenta reabertura de todos os 50 estados - fatores que podem ser temporários.

Os efeitos da ajuda governamental, como o aumento dos benefícios do desemprego, podem diminuir nos próximos meses. Funcionários do Federal Reserve alertam que as condições podem se deteriorar novamente se surgir um segundo surto, à medida que mais americanos saem de suas casas e retornam a uma vida mais normal.

Os gastos do consumidor fornecem o maior combustível para o crescimento econômico dos EUA, representando cerca de dois terços da produção. Suas perspectivas dependem de se as empresas que cortam milhões de empregos desde meados de março conseguirão recuperar trabalhadores à medida que a economia se reabrir. É provável que as pessoas gastem se tiverem salários constantes e se sentirem economicamente seguras.

A recontratação, por sua vez, dependerá da rapidez com que os estados reabrem, se os consumidores se sentem confortáveis ​​em se aventurar, e se uma segunda onda do vírus ocorrer.

As perdas de emprego geralmente persistem por meses após o início da recuperação. A recessão de 2007-09 terminou em junho de 2009. Mas a taxa de desemprego não atingiu o pico até meses depois, em 10% em outubro de 2009, e permaneceu acima de 9% por quase mais dois anos.

Para a atividade econômica geral, no entanto, "estamos vendo alguns sinais positivos nos gastos das famílias, no mercado imobiliário e no mercado de ações", disse a economista da Universidade de Chicago Constantine Yannelis. "Mas acho que não podemos prever se isso vai continuar e se será uma recuperação em forma de V, ou uma depressão prolongada e sustentada. Realmente, a resposta para isso virá de como a epidemia evolui.”

Esses dados ainda são iniciais e não indicam a tendência dos vários setores. Agora, para uma economia que estava em zero, qualquer coisa é bem-vinda, além de dar uma certa sensação de alívio que o mundo não vai acabar. Bom sinal!

Em compensação no Brasil ainda não temos uma perspectiva clara de quando irá ocorrer a abertura, nem como o impacto que teremos na economia. Mas esse momento também chegará aqui tendo a mesma sensação, como a de uma guerra que termina. Por enquanto, We are not open!

No post how-much, fiz os seguintes comentários sobre o Ibovespa: ... “  Destaquei a possibilidade de um triangulo ascendente cujo rompimento deveria ser para cima (mais provável). Se isso acontecer, o objetivo seria ao redor de 89.000/92.000” ...

No último final de semana me debrucei sobre a bolsa brasileira para buscar uma melhor compreensão do ponto de vista técnico. Minha desconfiança que o movimento de alta direcional foi abortado, com a queda presenciada em março, parece bem plausível. Isso significa que a bolsa não vai subir mais? Não necessariamente, embora seu escopo é mais limitado e com uma trajetória mais tortuosa. Vou buscar espelhar no gráfico a seguir, duas possibilidades distintas.

Sempre trabalhando com o mais provável, os dois cenários contemplam uma alta até o intervalo destacado no gráfico entre 97.000 a 108.000. Se for uma alta prematura o máximo a ser atingindo é de 91.000. Em seguida, ocorreria uma queda de parte da alta ocorrida desde março, e aí que pode advir as 2 possibilidades:

Respiro – Uma queda inconveniente ocorreria levando o Ibovespa de volta para a casa dos 80.000, para em seguida, iniciar um movimento de alta que levaria a bolsa ultrapassar os 120.000.

Sai de baixo – Uma queda mais profunda e marcante levaria o índice ao redor de 50.000, ou até abaixo.

No curto prazo não devemos nos ater sobre esses cenários, diametralmente opostos, pois em ambos os casos ainda deve ocorrer uma alta.

Por causa disso, o Mosca terá atuações mais táticas na bolsa brasileira, perdendo o foco principal como alternativa de trade. Operar em correções é sempre desafiador e nem sempre compensa o risco. Mas como é um ativo seguido pela maioria dos leitores, continua a ter importância sua publicação.

- David, está “deletando” o Ibovespa?
Não é bem isso, mas o foco passa a ser mais os outros ativos. Inclusive, estou pensando em agregar o Nasdaq a lista, afinal daqui a 10 anos acho que ou o SP500 vira um clone seu piorado, ou perde a importância.

Mas não fique triste, se você tem posição na bolsa brasileira ou alguma ligação mais emotiva, continue a seguir o Mosca. Ah, antes que pergunte como saberemos quais dos 2 casos o Ibovespa estará em curso, o shape nos dará as dicas.

O SP500 fechou a 2.991, com alta de 1,23%; o USDBRL a R$ 5,3528, com queda de 1,71%; o EURUSD a 1,0986, com alta de 0,79%; e o ouro a U$ 1.711, com queda de 1,01%.

Fique ligado!

Comentários