Desafiando a força gravitacional da vida #Ibovespa

 


Recentemente passei os olhos sobre a reportagem de um americano que gasta U$ 2.000.000,00/ano para ter o corpo de um adolescente de 18 anos. Hoje resolvi pesquisar um pouco mais sobre esse assunto, já que não teremos a solução do teto da dívida americana proximamente — que está agitando as bolsas ontem por sua demora.

O nome desse individuo é Bryan Jonhson, que tem 45 anos. Na sua carreira profissional, consta a Braintree, especializada em sistemas móveis de pagamentos para e-commerce. Essa empresa foi vendida para PayPal por U$ 800 milhões em 2013.

Nick Maggiulli publicou em seu site Dollars And Data um detalhamento da rotina desse empresário e os custos envolvidos.

Bryan Johnson está gastando milhões de dólares todos os anos para uma ambição singular: retardar seu envelhecimento. Sua meticulosa rotina matinal  começa com terapia de luz durante a meditação. Ele segue isso consumindo The Green Giant, uma bebida pré-treino inventada a partir de uma mistura de seis suplementos diversos, além de um regime rigoroso  de mais de 50 pílulas diferentes. Tudo isso antes de seu treino de uma hora, seu protocolo de skincare e, finalmente, o café da manhã.

Johnson expõe todo o seu sistema online, que ele chama de Blueprint, para todos verem. Ele não apenas compartilha quais suplementos consome e em quais quantidades, mas também divulga seus dados de biomarcadores como prova de seu sucesso. De acordo com seu site, Johnson está envelhecendo (biologicamente) a uma taxa de cerca de 9 meses a cada ano. E embora ele tenha tecnicamente 45 anos, seus dados de biomarcadores sugerem que sua idade biológica está em torno de 42,5 anos.

Estou um pouco dividido sobre a busca de Johnson para retardar seu envelhecimento. Por um lado, estou impressionado com sua dedicação em aprender mais sobre seu corpo e compartilhar suas descobertas com o mundo. Por outro lado, sou cético quanto a se valerá a pena no final. Afinal, de que adianta viver mais se você tem que gastar todo esse tempo extra seguindo uma elaborada rotina de longevidade? Mesmo que você tenha sucesso, você tem muito pouca liberdade sobre como você começa a viver sua vida.

O experimento de Johnson demonstra um ponto importante sobre os custos ocultos da realização, ou o que chamo de passivos do sucesso – para cada realização pública, há um sacrifício privado que muitas vezes é negligenciado. Se encararmos as realizações como ativos, então os sacrifícios feitos para alcançá-las podem ser vistos como passivos. Mais importante, esses sacrifícios não são feitos apenas uma vez, mas repetidamente.

No caso de Johnson, ele sacrifica seu tempo, dinheiro e impulsos biológicos (ou seja, comer uma dieta menos restritiva) para perseguir seus objetivos de longevidade. E ele precisará continuar fazendo esses sacrifícios se quiser que isso continue. Mas o caso de Johnson não é único. Muitas pessoas ultra-bem-sucedidas fazem sacrifícios igualmente extremos ao perseguir seus objetivos também:

É fácil idolatrar as conquistas daqueles que são mais bem-sucedidos do que você, mas é difícil entender o preço que eles pagaram por esse sucesso.

É por isso que você tem que pensar profundamente sobre quais passivos você está disposto a assumir antes de embarcar em um novo projeto. Por exemplo, antes de começar um negócio, você deve se perguntar: "Eu quero possuir a versão de sucesso deste negócio?" Porque imaginar como é a versão bem-sucedida tornará mais fácil para você determinar se você deve começar.

Essa ideia vem do meu amigo e colega criador de conteúdo Khe Hy e pode ser aplicada em muitos domínios.  Por exemplo:

  • Se você quer ser um sócio de um escritório de advocacia de destaque, você está disposto a estar online "24/7" e trabalhar regularmente mais de 70 horas semanais?
  • Se você quer ter ultrabaixa gordura corporal, você está disposto a dizer adeus ao álcool e à maioria dos alimentos de alta caloria para o futuro próximo?
  • Se você quer ter a melhor newsletter financeira, está disposto a publicar cinco artigos por semana com uma média de 4.100 palavras?

Imaginar a "versão de sucesso" de seus objetivos futuros é a melhor maneira de determinar se eles são bons para você.

Não sei quais foram os motivos que fizeram Bryan Johson entrar nesse programa rígido, cujo objetivo é questionável — afinal, não há garantia de que será bem-sucedido. Por outro lado, não se deve negligenciar o cuidado com a saúde, mas, como dizia um professor, o ótimo é inimigo do bom.

Eu acredito que a passagem dos anos é como a força da gravidade. Talvez pudesse dizer que essa força não é igual para todos, sendo maior para os sedentários. Também conheço casos de pessoas ultra saudáveis que foram acometidas de doenças mais graves — confirmando o fato de que ninguém tem o seu timetable.

Mudando radicalmente de assunto, Kate Duguid escreveu no Financial Times sobre uma posição extrema detida pelos hedge funds contrária à ideia precificada nos mercados de que o Fed estaria pronto para baixar os juros no segundo semestre deste ano.

Traders especulativos, como fundos de hedge, têm a maior posição vendida em futuros do bonds de dois anos já registrada. Você pode ver a posição nos dados semanais divulgados pela Comissão de Negociação de Futuros de Commodities no gráfico abaixo:




Se esta fosse uma posição vendida simples, seria uma forma de apostar numa subida dos rendimentos de dois anos. Como os rendimentos de dois anos se movem com as expectativas de taxa de juros, isso sugeriria que os especuladores estavam apostando em mais aumentos de juros do Fed ou em taxas mais altas por mais tempo.

Os dados da CFTC são agregados e certamente capturam alguns traders que estão fazendo essa aposta. Mas investidores e analistas alertaram que a maior parte da posição provavelmente faz parte de uma negociação de valor relativo, combinada com uma posição comprada no mercado a vista, que lucra com deslocamentos entre o preço de títulos comparáveis nos mercados futuros e à vista. É uma aposta em peculiaridades de preços, não em fundamentos de taxas.

Vender os Treasuries de dois anos tem sido uma negociação dolorosa este ano. Os especuladores estavam em  posições vendidas recordes em futuros de dois anos logo antes do colapso dos bancos Silicon Valley e Signature. A turbulência nesses bancos, então, levou os investidores a comprar títulos do Tesouro de dois anos, apostando que o Fed seria forçado a cortar as taxas de juros - e buscando segurança no refúgio do mercado de Treasuries. A mudança para notas de dois anos pegou os fundos de hedge que estavam vendidos e os forçou a sair dessas posições, criando enormes quantidades de volatilidade no mercado. As oscilações no preço foram grandes o suficiente para despertar preocupação dos reguladores.

Como Ethan e Rob costumam dizer, o pico do ciclo de aperto é muitas vezes quando as coisas quebram nos mercados. Isso torna este momento arriscado para estar em uma grande posição vendida em uma parte do mercado que atrai investidores durante momentos de turbulência, tanto por sua qualidade de porto seguro, quanto porque é o lugar para expressar opiniões sobre o próximo movimento do Fed.

Normalmente, os gestores de fundos hedge são os mais bem preparados da indústria, seus objetivos de retorno são livres, não ligados especificamente a um indexador, o que os obriga a sempre terem retornos positivos para não perder o “emprego”. Isso não os torna invencíveis. O recado dessa posição em papéis de curto prazo com o título de dois anos vindos desse grupo é que, na melhor das hipóteses, a queda de juros é bem mais longa do que os futuros de juros estão esperando.

No post emergentes-boia-furada fiz os seguintes comentários sobre o Ibovespa: ... “A bolsa brasileira completou as 5 ondas no modo Leading Diagonal” ... ...” essa correção poderá durar algumas semanas atingindo algum nível ao redor de 103,3 mil/ 101,8 mil” ...




Embora não seja visível para o leitor, a onda 1 terminou um pouco mais adiante, com impacto marginal para efeitos de estratégia. Os novos objetivos passam a ser 103,9 mil/102,2 mil. A régua que mede o período mais provável em que isso pode ocorrer aponta para o meio de junho.




- David, então podemos mandar bala quando atingir esses níveis?

Mandar bala não, talvez uma aposta limitada. A configuração de Leading Diagonal é válida, porém pode encobrir uma simples correção. Desta forma, são necessárias mais validações conforme o movimento de expande.

Você sabe que eu “reclamo” muito do gráfico do Ibovespa por não ter uma formação mais direcional, ficando de correção em correção. Sendo assim, mostro a seguir uma possibilidade de queda que levaria a bolsa ao redor de 87 mil. Não é minha preferida, mas não posso descartar. Antes que pergunte, saberemos através dessa correção que está em andamento.




O SP500 fechou a 4.114, com queda de 0,75%; o USDBRL a R$ 4,9531, com queda de 0,37%; o EURUSD a € 1,0751, com queda de 0,16%; e o ouro a U$ 1.959, com queda de 0,76%.

Fique ligado!

Comentários

  1. Estava vendido em nasdaq alavancado hoje, mas nem a ata do FED abala o mercado. Decidi sair antes do final do pregão e fui salvo pq depois que o sino bateu veio a nvda levantar todo o mercado e colocar mais lenha na fogueira. Operar vendido realmente não é fácil.

    ResponderExcluir

Postar um comentário