Dale!



Tenho viajado para o Uruguai nos últimos anos, aumentando meu contato com argentinos e uruguaios. É um lugar muito agradável, cidades limpas e organizadas, população em média bem-educada, uma ótima qualidade de vida.

Os argentinos e uruguaios se misturam durante o verão, pois o Uruguai sempre foi um reduto dos Hermanos. No passado, e acredito que ainda é assim, o veraneio dos argentinos se dá sob dois aspectos, o laser e os dólares, este último sendo o local predileto para oculta-los. Na verdade, existe uma diferença entre ambos, o primeiro retorna enquanto o segundo permanece por lá.

Minha proficiência no espanhol tem melhorado em função dessa convivência. Uma das palavras que eles usam bastante é dale, cuja tradução não é muito direta. Por exemplo: se você resolve convidar alguém para um almoço a resposta é dale, equivale nesse caso a um sim, ok, legal.

A situação na Argentina está bastante complicada, a inflação foi contida por muito tempo. Agora está ganhando uma dimensão mais preocupante. O Presidente daquele pais, Mauricio Macri, demorou muito para agir no início de seu governo. O gráfico a seguir dá uma boa ideia como esse indicador entrou numa espiral, cujo o nível ultrapassou os 50% a.a.


Quando começou seu mandato, se posicionava com um discurso liberal, mas ontem tomou uma medida que joga no lixo tudo que dizia.

A próxima eleição no país vizinho será no início de outubro deste ano, e as pesquisas indicam Cristina Kirchner na dianteira, isso claro, se ela não for presa. Mas ela arrumou um grande aliado, pois Maradona se ofereceu para ser seu Vice. Caso seja eleita, ela com o “la mano de Dios”, vão conseguir colocar a Argentina num buraco ainda maior.

Com todas as pressões caindo em seu colo, é provável que o Presidente argentino chamou seu Ministro da Economia, para que pensasse num plano B, afinal, em continuando dessa maneira, sua chance de reeleição seria mínima. O objetivo desse plano seria derrubar a inflação.

Nicólas Dujovne, diante de uma missão quase que impossível, resolveu apresentar à Macri, um congelamento de preços por 6 meses como solução. Com uma formação acadêmica boa em economia, experiência no setor privado e consultoria, imagino que ficou constrangido e até receoso de qual seria a reação do Presidente Macri. Mas como fazer a inflação cair em tão pouco tempo?

Ao findar sua apresentação tenho quase certeza que a resposta do Presidente foi dale! Vocês nem precisam quebrar a cabeça para saber o que significa essa palavra neste contexto! Hahaha ...

Com o peso argentino galgando máximas a cada dia, inventaram, ou melhor, reintroduziram uma banda de flutuação, definido os níveis em que o banco central argentino deve intervir. Notem que o câmbio não deveria ficar estável no tempo, mas permitir uma suave desvalorização.


E assim, mais um liberal mudou de crença, acreditando que uma postura intervencionista irá resolver. Essas mudanças acontecem em situações críticas, onde um evento político ou uma pressão da sociedade, fazem com que o governo altere sua linha de ação.

Aproveitando o gancho, acabei não comentando a atitude de nosso Presidente, cancelando o aumento dos combustíveis na semana passada. O argumento era que se não fizesse isso, os caminhoneiros enteariam novamente em greve. O evento do ano passado deu muita força para essa categoria, infringiram um grande estrago. A decisão tomada mostra que somos seus reféns.

Mas qual é o grande problema dos caminhoneiros? O gráfico a seguir explica, a demanda por fretes não acompanhou a frota. Mas será essa uma dificuldade especifica que merece um subsidio para continuar operando? Acredito que existem inúmeros setores com problemas semelhantes e que tomaram medidas para se adaptar.

Ainda bem que temos um Ministro da Economia como Paulo Guedes, que não se deixa levar por momentos de tensão e mantem sua crença liberal, pelo menos por enquanto. Convenceu Bolsonaro que o governo não tem que se meter em assuntos das empresas, mesmo sendo o maior acionista.

Notei em minha rede social, alguns colegas que externavam apoio ao cancelamento.  Um desses argumentos dava conta que, sendo a Petrobras um monopólio, estaria cobrando por sua ineficiência. Para as pessoas que pensam assim, notem que o preço dos combustíveis estabelecido como regra, é o valor do óleo nos mercados internacionais em conjunto com a cotação do dólar contra o real. Não parece justo? É assim que acontece nos países desenvolvidos.

Se tem noticiado que a Uber estaria perto de abrir seu capital através da emissão de ações – IPO. Posso afirmar com convicção que, se esse momento estivesse acontecido há 30 anos, essa empresa nem precisaria se preocupar, pois não teria um tostão, haja visto que, seus prejuízos atuais e futuros são enormes. A figura abaixo dá uma dimensão das projeções de resultados para várias empresas denominadas de Unicórnio.  


Um leitor me perguntou o que eu achava? Não tenho condições de dar uma opinião sem conhecer em detalhes a empresa, dizer que é um absurdo seria leviano. Lembrei que, há 10 anos, também acharíamos a mesma coisa da Amazon. O que posso afirmar com certeza é que, se a Uber der lucro algum dia, vai demorar muito tempo, e até lá os acionistas terão que fazer injeções de capital para suportar a operação. Haja otimismo!

No post tchutchuca, fiz os seguintes comentários sobre o SP500: ... “a seguir as duas possibilidades que considero mais prováveis” ... ...” Triangulo normal ou “deformado” ... ...” O céu é o limite” ... Para não tornar longo esse post recomendo a leitura desses cenários no post. Em ambas alternativas, a perspectiva de médio prazo é de alta, o que varia e como chegara lá.

Até o momento, não se tem definição de qual seria o cenário mais provável entre ambos, é necessário mais tempo. Sendo assim, vou me concentrar no curto prazo, bem como em outras considerações que merecem atenção. Começo com um ponto muito importante, a máxima atingida em setembro do ano passado ainda não foi rompida. O gráfico a seguir aponta para esse fato.

Esse é uma condição importante a ser vencida. Como se trata de uma área congestionada o rompimento não deverá ser fácil.

No próximo gráfico mostro os níveis onde poderia acontecer uma reversão parcial da alta. Notem que um deles contempla os preços atuais, o outro ao redor de 2.960 e por último 3.020, onde esse último é o mais provável.


Vocês devem se perguntar o que deveria acontecer quando a reversão começar. Pois é, não posso dar nenhuma indicação de quanto seria esse retrocesso, pois vai depender em qual dos cenários descritos acima a bolsa estará evoluindo.

Com essas indefinições existentes neste momento, não me vejo compelido a sugerir nenhum trade. Como enfatizo sempre, na dúvida é melhor não fazer nada. Se com uma probabilidade a nosso favor, algumas vezes somos malsucedidos, agindo em momentos incertos o que diria?

Minha experiência mostrou que esses momentos não são eternos, e não tendo posição ajuda a ter uma avaliação mais aberta, sem julgamento. Let´s the market speak!

O SP500 fechou a 2.905, com alta de 0,16%; o USDBRL a R$ 3,9295, com queda de 0,19%; o EURUSD a 1,1230, com queda de 0,58%; e o ouro a U$ 1.274, sem variação.

Fique ligado!

Comentários