U$ 120 bi!



A Uber recebeu recentemente propostas de bancos de Wall Street que avaliaram a empresa em até US $ 120 bilhões, em uma oferta pública inicial que poderia ocorrer no início do ano que vem.


Esse montante é de arregalar os olhos, é quase o dobro da avaliação da Uber em uma rodada de arrecadação de fundos há dois meses e vale mais do que a General Motors, a Ford, e a Fiat Chrysler, juntas!



Fundada em 2009 e sustentada por uma ampla oferta de capital privado, a Uber é vista como um termômetro para uma safra de startups altamente valorizadas que demoraram a explorar os mercados públicos.

Não há garantia de que a Uber vá a público dentro do prazo esperado ou na avaliação prevista por banqueiros de investimento ávidos pelas comissões. O mercado de IPO é notoriamente instável, e embora 2018 tenha sido um ano forte para a tecnologia e outras questões, as condições poderiam ser menos favoráveis ​​quando a Uber estiver pronta para listar suas ações.

A competição no segmento tem endurecido, o que poderia fazer com que a Uber compartilhe uma oferta mais difícil com os investidores públicos. Qualquer processo de IPO também pode ser complicado por facções entre os investidores da Uber, que receberam suas ações em avaliações amplamente variadas.

Em relatórios distribuídos nos últimos dias relacionados a uma possível oferta de bônus, a empresa indicou que não será lucrativa por pelo menos três anos, segundo pessoas a par do assunto. A empresa espera gerar entre US $ 10 bilhões e US $ 11 bilhões em receita este ano, segundo os documentos, ante US $ 7,78 bilhões no ano passado.


Se a Companhia estrear em algo próximo a uma avaliação de US $ 120 bilhões, irá proporcionar retornos espetaculares para os primeiros investidores.

O desmembramento da unidade de carro autônomo da Uber pode liberá-la para licenciar sua tecnologia para uma ampla gama de fabricantes de automóveis e empresas de transporte. Fazer isso removeria uma empresa que queima centenas de milhões por ano e também isolaria o Uber de manchetes negativas como as que apareceram no começo do ano, depois que um de seus veículos atingiu e matou um pedestre no Arizona.

Por não ser uma empresa aberta, não é obrigada a publicar seus balanços. Mas se pode ter uma ideia de seus resultados analisando seus relatórios trimestrais divulgados aos seus acionistas. A grosso modo tem um faturamento atual de U$ 12 bilhões e gera um prejuízo de U$ 1,0 bilhão. Não sei como os analistas fecham suas contas estimando seu valor em U$ 120 bilhões.

Na verdade, toda empresa de tecnologia tem em seu preço de mercado, uma boa parcela do valor, que é função de seu crescimento. Até consigo entender (mas não necessariamente aceitar) que empresas como a Google, Amazon, Netflix e outras mais, com um custo marginal baixo de novos clientes, e que imediatamente, está sujeito a gerar um faturamento oriundo de propaganda, ou venda de serviço. No caso da Uber, seu custo de conquistar um cliente, também é baixo, mas do lado da oferta, requer um controle de centenas de milhares de motoristas.

Em outras palavras, a oferta de serviços no caso da Uber, não está sob seu controle, enquanto na maioria dos outros, sim.

Também não quero dar opiniões em assuntos que não estudei, eu seria bastante leviano. Porém, que U$ 120 bilhões é muito dinheiro, não dá para negar, para uma empresa que ainda precisa de injeção de capital para sobreviver no seu dia a dia.

No post a-unica-opção, fiz os seguintes comentários sobre o ouro: ...” Se tudo correr como o esperado, o ouro poderia atingir U$ 1.235 e no máximo U$ 1.250, sem que, a opção de queda seja questionada” ...


Como foi minha desconfiança, o ouro acabou rompendo o retângulo anotado acima. Agora se encontra próximo do nível de U$ 1.235. Vou reintroduzir o trade de venda no nível de U$ 1.235 com stoploss a U$ 1.255, conforme apontado a seguir.


Existem alguns analistas clamando o ouro como uma oportunidade de compra, e até é possível que o metal galgue preços mais elevados, porém não posso me afastar da análise técnica, que indica a possibilidade de uma queda no curto prazo.

Esse não será um trade com um grande lucro, nem com um grande prejuízo, mas a ideia de aproveitar essas situações faz parte do escopo em que eu comprometi. Também, levo em consideração a experiência que os leitores acabam adquirindo nessas ocasiões.

O SP500 fechou a 2.809, sem variação; o USDBRL a R$ 3,6835, com queda de 1,09%; o EURUSD a 1,1497, com queda de 0,67%; e o ouro a U$ 1.222, com queda de 0,17%.

Fique ligado!

Comentários

  1. Parabens!! sempre excelentes artigos! gostaria de trocar ideias, tens email ou o que acha melhor? trabalho no mercado financeiro também e quero trocar ideias e evoluir e vejo que tens conhecimento e informaçoes. Poderia mandar um email? eliseumanicajr@gmail.com
    abraço

    ResponderExcluir
  2. Eliseu, muito obrigado! Para se comunicar comigo pode usar esse meio.
    Desta forma, sua dúvida pode ser util a outro leitor

    ResponderExcluir

Postar um comentário