A queda do dólar- dólar



Para os leitores antigos do Mosca não é novidade a expressão dólar-dólar quando pretendo comentar sobre a moeda americana de forma abrangente (para quem não é, sugiro a leitura do post dólar-dólar. O conteúdo de hoje versa sobre a possibilidade de a moeda americana estar entrando num período de baixa acentuado. Um relatório da Gavekal, que diga se de passagem, tem uma visão negativa já algum tempo, coloca alguns pontos para reflexão.

O fato de o dólar americano estar na mínima e de volta à sua crise, parece estar quebrando abaixo do seu intervalo de negociação dos últimos anos. Existem informações importantes, hoje, que afetam o preço do dólar americano. Ressalta-se uma importante modificação no ambiente de investimento global: estamos entrando num mundo aonde projeta um dólar mais fraco. E, assim como o sucesso tem muitos pais, existem algumas razões possíveis para isso:

1) A morte lenta da teoria sobre escassez de dólares nos EUA. Nos anos anteriores à crise financeira global de 2008, o déficit em conta corrente dos EUA ficou entre 4% e 6% do PIB. Esse é um grande número. A cada ano, o consumidor americano de fato, consumia entre 4% e 6% a mais do que ele produzia. E o resultado era uma exportação constante de dinheiro em dólares dos EUA para o resto do mundo. Entretanto, contra essas saídas generosas, o resto do mundo tomava emprestado de bom grado, enfraquecendo progressivamente o dólar. A crise de 2008 mudou essa dinâmica, assim como a revolução da energia de xisto, de uma situação de excesso, o mundo parecia estar enfrentando uma escassez de dólares americanos.

Documentos publicados pelo BIS, destacando o volume da dívida em dólares americanos domiciliados no exterior como preocupação. E o fato de que, os EUA basicamente estavam sozinhos entre os principais países ocidentais com taxas de juros positivas, fizeram com que o estoque de dólar em dívida passada, fosse um problema. Mas isso foi então. Hoje, as taxas de juros dos EUA estão se aproximando do limite zero e o déficit em conta corrente, que tinha melhorado, está novamente piorando. É importante ressaltar que, as estimativas pré-Covid-19, o Fundo Monetário (veja a tabela a seguir) provavelmente será conservador demais. E com o M2 dos EUA crescendo 24,5% ao ano, e o Fed tendo concedido linhas de swap para 14 bancos centrais estrangeiros, está ficando muito difícil argumentar que o mundo enfrenta uma escassez de dólares.


2) A Europa poderia estar saindo de seu buraco negro. Após a crise de 2008-09, expôs o "pecado original" do euro - criando uma moeda comum sem a espinha dorsal de uma união fiscal - a Europa sofreu efetivamente uma década perdida. Esta falha de design tornou a zona do euro mais ampla, sem investimento, com o maior risco (quebra do euro), não pôde ser coberto. De fato, dada a impossibilidade de vender futuro uma lira italiana, que não existia mais, desvalorizando a moeda, países como Itália, Espanha e até a França tornou-se zonas proibidas para capital de longo prazo, ampliando as diferenças de produtividade. 

A questão hoje é se o plano da Europa de entregar a espinha dorsal fiscal que falta, muda a equação acima. Com o plano anunciado está semana, parece que agora é possível cachaça-vira-vodca. Se nada mais, essa mudança deve significar que o euro deixa de ser o patinho feio dos mercados de câmbio, e novamente se torna uma alternativa crível ao dólar para gestores globais de reservas e alocadores de ativos. Isso não quer dizer que o euro está voltando, a Europa tem muitos outros problemas para consertar - mas, pelo menos, o euro não está mais em uma longa descida.

3) A Ásia não está monetizando a crise do Covid como os EUA está fazendo. Uma divergência nas respostas políticas ao golpe Covid-19 entre o "Leste" (centrado na China) e o "Ocidente" (EUA e Europa), lembra as respostas dos anos 70, no choque do preço do petróleo. Naquela época, EUA, Reino Unido e França monetizaram o aumento no preço do petróleo que se seguiu ao embargo árabe de 1973. Por seu lado, a Alemanha, a Suíça e o Japão optaram por aumentar o preço, apesar de enfrentar dor econômica de curto prazo. O resultado foi uma depreciação de uma década do dólar americano, libra esterlina e franco francês em relação ao iene, marco alemão e Franco suíço. 

Hoje, estamos vendo a mesma divergência, com a China liderando o pacote "anti-monetização", enquanto os EUA lideram o caminho na criação de dinheiro (veja a tabela a seguir). Aliás, essa abordagem monetária diferente pode explicar em parte a recente divergência entre os rendimentos dos títulos chineses subindo mais e os rendimentos dos EUA, nivelando a níveis baixos. Essa dissensão nas taxas de juros de longo prazo defende mais fraqueza do dólar.

4) incertezas dos EUA. Outra explicação para o aparente avaria do dólar são as recentes notícias dos EUA, que foram bastante sombrias. Entre motins, incapacidade de enfrentar a pandemia de Covid-19, a impressão de governo (a Casa Branca contra governadores e o Congresso; governadores contra prefeitos), as manchetes diárias não têm sido bonitas. Além disso, há crescente incerteza política ligada ao calendário eleitoral (os estrangeiros manteriam ativos acima do normal se o Partido Democrata varrer os próximos eleições e lança um programa de impostos mais altos sobre a renda, impostos sobre ganhos de capital, e talvez até a introdução de impostos sobre a riqueza?). E dado o desemprego recorde, é difícil ver quem será o comprador marginal de dólares americanos. 

Certamente, os EUA continuam sendo o líder global em tecnologia do mundo, mas cada vez mais parece que o mundo da tecnologia pode se dividir em diferentes zonas (EUA, China, Índia, Europa), cada um com suas próprias regras, regulamentos e normas nacionais. Se isso acontecer, as grandes empresas de tecnologia dos EUA com o peso de manter a hegemonia do mundo, como na década passada, podem sofrer uma desvalorização - no processo, isso poderia arrastar o dólar para baixo.

Juntando tudo o que precede, pode-se argumentar que o dólar americano foi resiliente com todas as más notícias que surgiram nos últimos meses. Ainda, parece que agora a barragem está começando a quebrar pelo dólar. E com essa pausa, isso tem o potencial de desencadear um ambiente de investimento dramaticamente diferente do que prevaleceu na década passada.

Do ponto de vista técnico, as possibilidades são no mesmo sentido. No gráfico semanal abaixo, destaco uma região no DXY – dólar index, entre 92.5/93, que precisa ser rompida para que se visione uma queda mais estrutural. Caso isso não aconteça, a região que marquei com um retângulos, que prevalece desde 2015, ficara em voga.

No post all-in-sem-piscar, fiz os seguintes comentários sobre o SP500: ... “O mercado resolveu respeitar a linha “Maginot” estabelecido pelo Mosca. Ontem encostou nesse nível e imediatamente reverteu, fechando em queda. Deixando a ironia de lado, notem a importância de alguns pontos técnicos. Sendo assim, tudo está mantido igual ao descrito acima, mas agora com uma diferença, se ultrapassar essa linha, vou sugerir uma operação de compra do SP500” ...


Durante esse período, desde a última publicação, o SP500 não teve muita evolução, permanecendo próximo da linha “Maginot” talvez estudando como deveria atacar esse reduto. Nada de diferente do que havia proposto mudou. Imagino que as últimas notícias sobre o vírus nos EUA podem estar deixando os investidores mais receosos, embora como vocês podem notar, a cada dia que passa, esse assunto faz menos parte do noticiário, sem que houvesse uma melhora significativa.


O SP500 fechou a 3.235, com queda de 1,23%; o USDBRL a R$ 5,2114, com alta de 1,94%; o EURUSD a 1,1602, com alta de 0,29%; e o ouro a U$ 1.880, com alta de 0,51%.

Fique ligado!

Comentários

  1. David, a impressão que tenho é que o mercado de ações americanos se tornou um grande esquema ponzi onde não podem haver mais bear market sob risco de colapso da economia como um todo. Os lucros das empresas se transformaram em ações, os bônus (parte da renda) dos empregados e executivos são baseados em ações, as aposentadorias dependem das cotações das ações, as avaliações de risco em empréstimos das empresas também são influenciadas pelas cotações e etc. Fica parecendo que a intenção do FED é deixar implícito aos participantes do mercado que um bear market é impossível, ou seja, tome riscos de forma aloprada. Mesmo com efeitos brutais sobre a economia real, o mercado de ações nos EUA caiu, na mínima, para valores de 2017. Nem foi uma queda tão intensa o que reforça o sentimento de esquema Ponzi.Na concepção do FED o mercado vai subir infinitamente? Em qualquer correção que possa significar bear market, o FED intervirá para conter as quedas? Devemos agir de forma irresponsável, com relação ao risco, e comprar ações confiando na atuação dos bancos centrais? O FED realmente acredita que a melhora na produtividade virá de forma a justificar o avanço rápido das cotações? Sinceramente não sei o que esperar do futuro...com relação ao real-dolar, tenho dúvidas se dessa vez o real será valorizado, pois diferente da ultima crise não temos espaço fiscal, juros alto ou perspectiva econômica para justificar o fluxo positivo do dólar ante o real.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inicialmente desculpa a demora para responder, a mas só agora percebi que não estou recebendo os comentários por email.
      Quanto as suas colocações acredito que são um pouco fortes, não acredito que as ações seja um esquema Ponzi, mas concordo que o Fed não quer ver um Bear market.
      Seus questionamentos fundamentais podem ter efeito sobre as ações, porém o investidor nem sempre é racional e nós temos que saber surfar em conjunto.
      Essa é a razão que me utilizo da análise gráfica, com ela você nunca vai quebrar.

      Excluir

Postar um comentário