dólar-dólar

Quem é da velha guarda, sabe que nos anos 80 o Brasil vivia um nível de inflação elevada, e as operações de câmbio seguiam cotações definidas pelo BC. Apenas algumas operações eram fechadas nestas cotações chamada de dólar comercial, o restante era no dólar turismo ou paralelo. Certa vez, o pai de um amigo, iniciou uma discussão econômica calorosa, querendo me convencer que o país iria para a bancarrota. Com minha juventude, busquei contemporizar seus argumentos. 

- David: Mas a cotação do câmbio está bem comportada ultimamente.
- Mr. X: Qual cotação que você se refere?
- David: A do dólar comercial!
- Mr. X: Esta não vale nada, quero saber a do dólar-dólar, entendeu!
Foi aí que caiu a ficha e entendi que ele se referia ao câmbio paralelo, que estava com ágio elevado, próximo de 100%, mais ou menos como na Argentina, hoje! Hahahah...

Ontem foram publicadas as minutas da última reunião do FED, e a seguinte colocação detonou uma reviravolta no mercado - A number of officials said the U.S. expansion “might be slower than they expected if foreign economic growth came in weaker than anticipated,” A bolsa de NY que estava caindo, reverteu e acabou fechando nas máximas do dia, como pode-se ver no gráfico abaixo.
Ei fiquei, de certa forma surpreso, afinal quem não sabia que a economia mundial estava fraquejando, principalmente na Europa, e que isso deveria influenciar as outras economias do globo? E depois, os membros do FED seriam  tão ingênuos para acreditar que lá é a America, e nós somos f#@a! Mas assim é o mercado, acredita as vezes em fantasias, menos um segmento que é o da renda fixa. Outro detalhe que vale observar no gráfico acima é o comportamento entre o SP500 e os juros dos títulos de 30 anos, o "longão". Notem que pela manhã, a bolsa caia, e os juros também, afinal o mercado estava receoso sobre crescimento. Depois do anúncio eles se divorciaram, os juros continuaram a cair, enquanto a bolsa subiu. 

- Ualll David, está eu não entendi!
Elementar meu caro Watson, o mercado interpretou na ata, que se os juros vão ficar no 0% por mais tempo, então, a bolsa deve subir!
- Mas os juros não vão ficar baixo pelo mal motivo, como você diz,  falta de crescimento?
Pois é, reação sem lógica, na minha opinião!

Outro movimento que também não é lógico, é entre o dólar e os juros. Veja abaixo uma comparação entre as taxas de juros de 10 anos e o euro, desde agosto. Notem que o euro está com a cotação invertida para facilitar a leitura, assim se sobe significa alta do dólar. 


Até o dia 20 de setembro estava tudo indo mais ou menos na lógica, como os USA devem estar saindo da crise, seria de se supor que, os juros subissem e o dólar também. Porém, depois desta data, houve uma disparidade, o dólar continuou subindo, mas o juros retornaram ao ponto de partida.

- David, mas você comparou com o euro, e o que aconteceu com as outras moedas?
A mesma coisa, com exceção do real que teve um impacto das eleições de domingo, continuaram a subir.

Eu resolvi usar o termo do pai deste meu amigo, de forma diferente. Daqui em diante, quando eu me referir a um movimento de alta ou queda do dólar generalizado, vou chamar de dólar-dólar! Hahahah....

No post what-fk, eu fiz o seguinte comentário: ...continuo com os objetivos acima de 2,20% e 2,00%, até segunda ordem ... Hoje pela manhã, os juros chegaram a de 2,2790% a.a., atingindo a mínima desde o início de 2.013.

Para os leitores que seguiram meu conselho, declaro encerrado este call do mosca. Por mais de 1 ano estava perseguindo estes níveis, com idas e vindas, e contra a opinião dos economistas em geral. 

Embora eu acredite que o nível ideal para uma reversão é de 2,20% a.a., vou usar a frase do meu ex-sócio Ibrahim Eris ..."ganhar no mercado é como retirar os móveis de uma sala, mas deixe as lâmpadas para os outros"... Apostar na alta nem pensar, por enquanto curta um juro de "zero nada"! Hahahah...

Como mostrei acima, o dólar-dólar não está levando em consideração o movimento dos juros, e isto não faz sentido para mim. Aguardem para amanhã, comentários do real, e efeitos dólar-dólar, na nossa moeda.

O SP500 fechou a 1.928, com queda de 2,06%, devolvendo todo o ganho "não merecido" de ontem, fazendo jus aos meus comentários acima; o USDBRL a R$ 2,3942, com alta de 0,74%; o EURUSD a 1,2689, com baixa de 0,35%; e o ouro a US$ 1.223, com alta de 0,20%.
Fique ligado!


Comentários