Ouro debaixo do colchão



Nas últimas semanas se materializou uma demanda importante do ouro. Desde a mínima de U$ 1.450, atingida em março deste ano até a madrugada de hoje quando bateu na porta dos U$ 2.000, o metal subiu 36%. Mas um movimento estranho acontece na liquidação de alguns contratos. Um artigo publicado pela Bloomberg levanta esses pontos.

Este é o terceiro pico importante da era moderna, desde que o dólar vinculado ao ouro de Bretton Woods foi abandonado em 1971. Uma vez contabilizada a inflação, o ouro permanece abaixo da última máxima histórica de 2011 e muito abaixo da cúpula histórica de 1980, em valores corrigidos, após o segundo choque do preço do petróleo, quando os investidores assumiram que a inflação endêmica continuaria para sempre.


Aqueles argumentos de 1980 apresentava todos os sinais clássicos de excesso especulativo e nasceu da convergência comum, mas muitas vezes equivocada, de extrapolar tendências bem estabelecidas para o futuro. O ouro a esse preço teria sentido se a inflação de dois dígitos tivesse continuado indefinidamente. Mas isso não aconteceu.

É preciso ter isso em mente ao analisar as projeções atuais. Certamente, parece que o ouro está vinculado ao nível sem precedentes de US $ 2.000 por onça. Os rendimentos reais dos títulos do Tesouro estão em uma tendência histórica de queda e se sobrepõem estreitamente ao preço do ouro - quando os rendimentos dos títulos são negativos, a falta de renda do ouro deixa de ser um problema. O dólar também está enfraquecendo em relação a uma série de moedas, em meio a especulações de que chegou a hora de uma onda descendente prolongada. O problema é que é fácil extrapolar demais essas tendências.


A relação com rendimentos reais é inegável. Mas, tendo atingido seu nível mais baixo desde 2012 na semana passada, os juros reais podem diminuir muito mais? Os rendimentos de longo prazo do Tesouro permanecem estáveis em cerca de 0,6% há quatro meses, comportando-se como se o Federal Reserve os estivesse mantendo lá. O declínio nos rendimentos reais veio do retorno a níveis mais normais de expectativas de inflação: (mais sobre esse assunto no post jogo-perigoso.


Há razões para se preparar para uma inflação mais alta. No curto prazo, o impacto da pandemia foi mais deflacionário. Podemos realmente esperar que o Fed mantenha os rendimentos nominais limitados mesmo quando as expectativas de inflação de longo prazo decolam? Isso é implicitamente o que a alta nos rendimentos reais e no ouro implica, e há muitas maneiras pelas quais isso pode dar errado.

Então, o ouro é vítima de excesso especulativo? Um contra-argumento vem de Michael Hsueh, do Deutsche Bank. Ele ressalta que a alta do preço não foi particularmente rápida ou desordenada, com o maior interesse vindo dos bancos centrais e, principalmente, dos fundos negociados em bolsa. O ETF do ouro agora tem um valor de mercado de US $ 75 bilhões, tendo crescido mais de duas vezes nos últimos cinco anos. Enquanto isso, o posicionamento especulativo no futuro sugere que o mercado está menos exagerado do que estava no início deste ano.

Isso certamente não parece um excesso especulativo que poderia levar a um acidente iminente. Mais intrigante, é o aumento do trading de ouro "financeiro" - sem receber a entrega física de barras ou moedas - pode trazer consigo as sementes de um grande alta.

A questão, em suma, é que muito mais investidores estão optando pela entrega física quando os contratos terminam, em vez de revertê-los. O gráfico da Longview Economics mostra o número de contratos que estão sendo convertidos em entregas físicas. Os futuros de ouro são uma maneira prática de proteger os riscos financeiros. Mas eles nunca foram usados para comprar barras nessa escala antes.


Por que isso está acontecendo? Esse comportamento vem principalmente do grupo denominado “outros” no comprometimento das divulgações dos traders, que inclui family office e indivíduos de alto patrimônio. Preocupados em proteger o valor de suas fortunas, estão optando pela segurança percebida do ouro físico.

Isso cria um problema específico para os traders de swap, que são administrados pelos bancos que fazem mercado no ouro. Atualmente, como mostra o gráfico a seguir, eles estão muito "curtos" de ouro, o que significa que precisam que o preço caia. Se o ouro não cair e os investidores solicitarem entrega física, o risco é que eles precisem comprar barras de ouro que ainda não possuem. Longview calcula que os bancos têm uma posição vendida no valor de US $ 39 bilhões a preços atuais, a maior desde o início dos registros em 2006.


A preocupação é que veremos algo como uma operação bancária à moda antiga ou os notáveis eventos no preço do petróleo que ficaram negativo no início deste ano. Isso foi causado por um excesso de oferta de óleo físico; no mercado de ouro, o medo é de oferta insuficiente.

O preço do ouro envia sinais valiosos de que outros mercados levam a sério. Se um banco tiver que cobrir, haverá ramificações muito além do mercado de barras de ouro. Um aumento dramático acima de US $ 2.000 chamaria a atenção, despertaria mais medo da inflação e testaria a confiança dos bancos centrais em manter as taxas baixas. Também poderia representar sérios problemas para os bancos e talvez até provocar outro dilema de resgate.

O rali ainda pode não ser excessivo. Mas, no mercado futuro, existe o risco de que isso ocorra.

A situação foi ocasionada por uma mudança na forma que o ouro é negociado. Durante as últimas décadas, os investidores que faziam inversões nesse mercado, o faziam comprando contratos nos mercados futuros, operações de swap nos bancos, ou através de uma proxy do ouro no ETF denominado de GLD. Em nenhum desses casos, leva o ouro para casa.

Mas por que alguns investidores estão fazendo esse movimento? Aqui vale um pouco de história: uma ordem executiva assinada em 5 de abril de 1933 pelo presidente dos EUA Franklin D. Roosevelt "proibindo a acumulação de moedas de ouro, barras de ouro e certificados de ouro nos Estados Unidos continentais”. Ordem Executiva 6102 exigia que todas as pessoas entregassem até maio de 1933, barras de ouro e certificados de ouro de sua propriedade no Federal Reserve em troca de US $ 20,67 por onça troy. Uma violação da ordem era punível com multa de até US $ 10.000 e até dez anos de prisão, ou ambos. Ou seja, o ouro foi confiscado pelo governo americano.

Em razão disso, eu já notei vários analistas que orientam os leitores, que não basta comprar o ouro, mas tão importante como a compra, seja a posse do metal fisicamente e de preferência fora dos EUA. Naturalmente, essa situação só ocorreria em caso de extrema calamidade do governo americano.

Não tenho como opinar sobre essa possibilidade, mas visto de hoje, parece muito pouco provável, não consigo imaginar um Presidente que tomasse uma medida semelhante, e se seria legalmente exequível.

Mas o que eu sei, é que se nada ocorrer, esses investidores que estão colocando o ouro debaixo do colchão precisando: alugar cofres de aluguel, arcar com o custo de transporte e outros ... farão o caminho inverso, e isso poderá deprimir o preço do ouro de forma mais significativa que na alta.

No post pau-para-toda-obra, fiz os seguintes comentários sobre o NASDAQ 100: ... “ estou esperando uma correção que pode estar em curso. Caso aconteça conforme minha expectativa, o Nasdaq deveria atingir 10.000 (↓ 9%); 9.400 (↓14%); ou 8.900 (↓ 24%)” ...


Passados alguns dias acredito a correção está em curso. Pode ser que, essa correção seja “menor”, e dentro em breve o Nasdaq estará em novas máximas, porém, esse não é meu cenário predileto. No gráfico a seguir exponho essas ideias com os respectivos movimentos.


Cenário predileto – A bolsa teria uma pequena queda até o nível de 10.000/9.900, para em seguida passar por uma pequena alta, que recuperaria parte desse movimento, culminando com nova queda que levaria ao nível de 9.500.

Cenário “menor” – A queda estaria completada ao nível de 10.000/9.900, em seguida, rumaria à novas máximas.

Em relação ao prazo, a primeira deveria ocorrer até setembro, enquanto a outra se completaria nos próximos dias. Ficamos observando o desenrolar para identificar em qual dos casos a Nasdaq se encaixa.

O SP500 fechou a 3.128, com queda de 0,65%; o USDBRL a R$ 5,1579, com alta de 0,28%; o EURUSD a 1,1716, com queda de 0,30%; e o ouro a U$ 1.953, com alta de 0,63%.

Fique ligado!

Comentários

  1. Olá David, como obter informações de qualidade e com temas tão interessantes, como esse postado? Faço essa pergunta pois vivemos em um mundo com excesso de informação, a maioria de baixa qualidade e profundidade. Vejo como um desafio selecionar e obter fontes confiáveis. Parabéns pela constância das publicações e pela diversidade de temas que nós agracia diariamente.

    ResponderExcluir
  2. Agradeço os elogios.
    Respondendo dua pergunta, não saberia te dizer como chego a decisão do que postar. Eu acesso diversas fontes todos os dias: gráficos, relatórios e outros, mas acredito que minha experiencia em finanças tem um peso importante.

    ResponderExcluir

Postar um comentário