Acabando a boa vida #nasdaq100

 


A publicação dos dados de emprego surpreendeu para cima, com 850 mil novos postos, superando a previsão de 720 mil. Como comentado ontem, parece que os americanos resolveram se mexer e largar a boa vida de ganhar “salário” do governo sem trabalhar. Mas alguns detalhes apontam para lacunas ainda existentes, conforme reporta o ZeroHedge.



No entanto, uma questão imediatamente emerge: enquanto a pesquisa do Establishment mostra um ganho de 850K, a pesquisa domiciliar mostra que o número de empregados foi realmente menor em 18K. Como escreve Chris Antsey, da Bloomberg, "a questão para mim é por que a grande discrepância entre a pesquisa domiciliar mostra um declínio no emprego e os números da folha de pagamento mostram uma retomada no crescimento do emprego. Outros dados, incluindo a pesquisa ADP sobre folha de pagamento do setor privado no início desta semana, sugerem um fortalecimento do mercado de trabalho."

Apesar do aumento mensal mais forte do que o esperado, os EUA ainda estão 7,6 milhões de pessoas abaixo do seu nível pré-Covid.

 


Enquanto os ganhos médios por hora vieram bem acima das expectativas, subindo 3,6% Y/Y, a taxa de desemprego subiu de 5,8% para 5,9%, acima das expectativas de queda para 5,6% com o número de trabalhadores desempregados subindo de 9,3MM para 9,4MM, enquanto a força de trabalho ficou praticamente inalterada. De fato, como mostrado abaixo, a taxa de desemprego subiu em todas as raças:



De acordo com as tabulações da BI Economics, as categorias "vulneráveis ao bloqueio" adicionaram 493 mil empregos (dos quais 343 mil eram de lazer e hospitalidade), enquanto as indústrias "menos vulneráveis" adicionaram 357 mil empregos, em comparação com uma média de 3 meses atrás de 160mil. Em suma, de acordo com a Bloomberg, "isso não é apenas 'reabertura de contratações', o relatório de hoje reflete uma melhora real nos fundamentos econômicos subjacentes".

Os mercados receberam bem esses dados com as bolsas subindo para novas máximas e o juro de 10 anos estável a 1,46% a.a.

O Fed, ao analisar esses dados, provavelmente se sentirá mais tranquilo em relação à política que vem adotando, pois o número de desempregados ainda é elevado, além de haver uma disparidade na taxa de desemprego por raça — para os negros a taxa está em 10%. Não sei o que poderá fazer a esse respeito, mas me recordo que o Presidente do Fed, Jerome Powell, citou a redução dessas disparidades entre raças como um de seus objetivos.

Os assíduos leitores do Mosca sabem que acredito estarmos numa fase que denominei de Revolução Digital, inspirado pelo economista Joseph Schumpeter em 1942, cuja teoria da “destruição criativa” sugere que os ciclos de negócios operam sob longas ondas de inovação. À medida que os mercados são interrompidos, os principais grupos de indústrias têm efeitos desproporcionais na economia.

O gráfico a seguir, apontando os diversos ciclos econômicos desde 1785, mostra que cada um deles tem uma duração específica. Segundo o MIT, estaríamos entrando na sexta onda, onde se espera que várias empresas irão desaparecer e novas serão criadas com crescimento econômico.


No post diversao-com-alavancagem, fiz os seguintes comentários sobre o nasdaq100: ...” O gráfico acima contém a opção que considero mais provável. O objetivo final seria que o índice atingisse o nível de 16.700, onde depois deve ocorrer uma correção que denominei de mais chata. Prefiro não colocar o objetivo de outra alternativa agora a fim de não os deixar mais confusos” ...

 


Elliot Wave é fascinante, você estabelece uma estratégia e as peças vão se encaixando como num quebra-cabeças. Às vezes você usa peças de “outro tabuleiro” e logo vai notar que deu errado, o que impõe limites para não acabar com suas fichas.

No caso específico, a nasdaq100 não estava se encaixando muito bem, não que as peças fossem de outro tabuleiro pois tenho a visão de alta, mas não tive o ímpeto de sugerir um trade. Acho que hoje cheguei a algo mais palatável em termos de objetivos, vou explicar a seguir.

 


Na área destacada em amarelo, existe uma confluência de níveis entre 15.600 e 15.850. Acontece que essas projeções foram obtidas em 3 níveis diferentes de ondas (V amarela, 5 verde e 5 azul), todas sob o mesmo critério que é considerado mais provável. Para simplificar, o equivalente nas máquinas de Cassino seria conseguir o Jackpot!

Não que vá dar tudo certo e basta comprar e retirar os lucros mais à frente, porém quando isso acontece temos mais segurança na contagem das ondas. Desta forma, estou entrando com uma sugestão de compra do nasdaq100 a 14.600 com stop loss a 14.200, e vamos que vamos!

 


O SP500 fechou a 4.352, com alta de 0,75%; o USDBRL a R$ 5,0524, com alta de 0,11%; o EURUSD a 1,1855, com alta de 0,15%; o ouro a U$ 1.787, com alta de 0,64%.

Fique ligado!

Comentários

Postar um comentário