Robô não pega Covid! #ouro

 


O Mosca tem uma visão de longo prazo que está em curso nas economias mundiais. Essa ideia tem como consequência mudanças que irão afetar inúmeros setores da economia, bem como criar oportunidades em novos negócios. Se eu pudesse resumir de forma simples, haverá menos empregos e mais automação e personalização nos produtos e serviços em detrimento dos grandes conglomerados atuais.

A reabertura da economia pode dar uma falsa ideia de que o mundo voltou ao que era — sim, é verdade, mas com mudanças. Neste início ninguém quer pensar em nada, apenas poder voltar a ser livre: ir a restaurantes, viajar, comprar. Mas mesmo nesses segmentos já podemos notar mudanças.

As empresa americanas estão tendo dificuldade de encontrar funcionários para seus negócios, embora a taxa de desemprego ainda se encontre elevada. As explicações são várias, porém é esse o resultado no curto prazo.

Um artigo publicado de Lauren Weber no Wall Street Journal traz um outro lado não observado.

As vagas de emprego estão em um nível recorde, deixando a impressão de que os empregadores estão contratando como nunca. Mas muitas empresas que demitiram trabalhadores durante a pandemia já estão prevendo que precisarão de menos funcionários no futuro.

Assim como os choques econômicos do passado, a recessão induzida pela pandemia foi um catalisador para os empregadores investirem em automação e implementarem outras mudanças projetadas para conter as contratações. Em indústrias que vão de hotéis a aeroespaciais e restaurantes, as empresas revisaram suas operações e descobriram maneiras de economizar em custos de mão-de-obra a longo prazo.

Dados econômicos mostram que as empresas aprenderam a fazer mais com menos nos últimos 16 meses ou mais. A produção quase se recuperou para níveis pré-pandemia no primeiro trimestre de 2021 — uma queda de apenas 0,5% em relação ao final de 2019 — embora os trabalhadores dos EUA tenham trabalhado 4,3% menos horas do que antes da crise de saúde.

As mudanças exigirão que muitos trabalhadores se adaptem. Embora o mercado de trabalho seja forte agora para profissionais altamente remunerados e trabalhadores de serviços de baixa remuneração, nem todos podem encontrar uma combinação para suas habilidades, experiência ou localização, criando um paradoxo de desemprego relativamente alto combinado com vagas recordes de emprego. Economistas dizem que pode ser um processo prolongado para alguns trabalhadores demitidos encontrar empregos ou adquirir as habilidades necessárias para novas carreiras.

Raytheon Technologies Corp., o maior fornecedor aeroespacial dos EUA em vendas, demitiu 21.000 funcionários e empreiteiros em 2020, em meio a um declínio drástico nas viagens aéreas. Raytheon disse em janeiro que os esforços para modernizar suas fábricas e operações administrativas aumentariam as margens de lucro e reduziriam a necessidade de trazer de volta todos esses empregos. A empresa disse que a maioria, se não todos os 4.500 trabalhadores contratados que foram dispensados em 2020, não seriam chamados de volta.

"Temos mais de 500 projetos de automação de equipamentos e atualização de equipamentos que planejamos implantar nos próximos três a cinco anos". Entre eles, a empresa está conectando mais de 20.000 equipamentos em suas redes para que os dados sejam coletados automaticamente e enviados a engenheiros, inspetores de qualidade e outros. Algumas dessas atividades de coleta de dados eram previamente executadas por trabalhadores contratados que, em muitos casos, não serão mais necessários.

A Raytheon planeja adicionar as pessoas de volta seletivamente enquanto reatribui funcionários atuais cujos empregos são automatizados. A empresa disse que alguns projetos se concentram na qualidade, bem como na economia de mão-de-obra, por exemplo, automatizando a montagem ou produção de peças complexas onde a precisão pode ser melhorada através da tecnologia.

Em setores de baixos salários, como hospitalidade e lazer, o movimento para reduzir os custos com pessoal é impulsionado em parte pela escassez de mão-de-obra de curto prazo e expectativas de que os salários continuarão subindo devido a uma combinação de forças de mercado e possíveis mudanças nas leis locais e federais.

Em maio de 2020, quando o Covid-19 surgiu nos EUA e as indústrias de viagens e hospitalidade afundaram, o executivo-chefe da Host Hotels & Resorts Inc., uma grande operadora de hotéis Hyatt e Marriott, descreveu a pandemia "de fato como uma oportunidade para redefinir o modelo operacional do hotel".

O CEO Jim Risoleo disse que a rede hoteleira planejava limitar a limpeza em muitas de suas propriedades e reconfigurar suas operações de alimentos e bebidas. "Daqui para frente, vão mesmo ter que pedir para arrumar o quarto em vez de optar por dispensá-los". A empresa também reduziu em 2020 a equipe de gestão em 30% no departamento de alimentos e bebidas e disse que as mudanças seriam permanentes.

Outras cadeias estão se movendo na mesma direção, em parte para enfrentar os desafios atuais na contratação de pessoal. Na semana passada, a Hilton Worldwide Holdings Inc. anunciou um programa CleanStay, dizendo que a maioria de suas propriedades nos EUA estão adotando "uma política de limpeza flexível", com serviço diário disponível mediante solicitação. "As limpezas profundas completas serão realizadas antes do check-in e em cada quinto dia para estadias prolongadas", disse.

A limpeza diária ainda será gratuita para quem o solicitar. Mas as empresas Hilton "terão maior margem e exigirão menos mão-de-obra do que antes do Covid", disse o CEO Christopher Nassetta em uma teleconferência em fevereiro. A empresa se recusou a comentar quantas arrumadeiras empregaria a menos assim que todas as mudanças fossem implementadas.

A Unite Here, um sindicato que representa os trabalhadores do hotel, publicou um relatório em junho estimando que o fim da limpeza diária de quartos poderia resultar em uma perda em todo o setor de até 180.000 empregos, com base no número de empregos pré-pandemia, em uma força de trabalho que consiste principalmente de mulheres negras e hispânicas, muitas delas imigrantes. O sindicato negociou acordos com alguns hotéis e localidades para exigir limpeza diária.

Os restaurantes tornaram-se rápidos adotantes da tecnologia durante a pandemia, à medida que duas forças — escassez de mão-de-obra que está aumentando os salários e o desejo de reduzir o contato próximo entre clientes e funcionários — elevam o retorno desses investimentos.

Na rede de restaurantes e entretenimento Dave & Buster's Entertainment Inc., os clientes agora usam tablets digitais para pedir comida e bebida, permitindo que os gerentes agendem menos servidores, disse a diretora de operações da empresa, Margo Manning, em uma ligação com investidores em junho. A Applebee's agora está usando tablets para permitir que os clientes paguem em suas mesas sem chamar um garçom.

O código tributário dos EUA incentiva investimentos em automação, particularmente após os cortes de impostos do governo Trump, disse Daron Acemoglu, economista do Instituto de Tecnologia de Massachusetts que estuda o impacto da automação sobre os trabalhadores. As empresas pagam cerca de 25 centavos em impostos por cada dólar que pagam aos trabalhadores, em comparação com 5 centavos por cada dólar gasto em máquinas porque as empresas podem abater investimentos de capital, disse ele.

Dada a despesa e a complexidade de grandes projetos de automação, eles nem sempre são a solução certa para empresas que enfrentam escassez de trabalhadores ou querem reduzir custos, disse Acemoglu. Mas há muitas etapas de automação fragmentada que as empresas podem tomar, que se tornam mais econômicas, acrescentou. "Se você vai tentar renovar completamente sua fábrica, isso é muito caro. Mas se você é um varejista e introduzir 10 quiosques de checkout, isso não é muito caro."

No artigo existem vários exemplos de como as empresas rumam para soluções mecânicas em detrimento de humanos. Nós, sentados no escritório, não saberemos dizer onde irá ocorrer nem tampouco quais serviços serão substituídos, mas o sentido parece inevitável, e de forma lenta esse movimento deverá avançar. Notem que essa direção nos negócios é deflacionária.

Um outro ponto que irá pesar nesse sentido, e de acordo com minha ideia, a Covid deverá permanecer por muito tempo entre nós. Embora exista uma tendência, provocada pela vacinação em massa, de ser menos letal, não irá eliminar os cuidados a serem tomados para as pessoas que forem infectadas, permanecendo um longo período ausente do trabalho.

Já existiam muitas vantagens em substituir os robôs por humanos: robô não pede aumento, é mais eficiente, não tem sindicato. Agora, não faltar no trabalho, tem um peso adicional daqui em diante, afinal, robô não pega Covid!

No post hbitcoin-na-categoria-desclassificado, fiz os seguintes comentários sobre o ouro: ...” O objetivo final dessa extensão de correção deveria levar o metal ao nível de U$ 1.570/U$ 1.540, que será mais bem calculado conforme o andamento. No curto prazo, o término da onda A não deve ter ocorrido ainda, provavelmente ocorreria a U$ 1.660” ...



Passados alguns dias, o ouro parece estar seguindo os passos imaginados. O que alterou foram os níveis a serem atingidos. No gráfico a seguir aponto o novos níveis dentro do retângulo, além da trajetória em laranja.

 


Os leitores já estão cansados de saber que operar dentro de uma correção está sujeito a surpresas das mais diversas formas. Essa é a razão pela qual opero pouco, e quando o faço é em situações que apresentam um bom risco retorno.

No caso específico, a atualização dos objetivos, com menor perspectiva de queda, foi originada pelo fato da onda “a” amarela, anotada com a flecha, ter sido muito menor do que o imaginado. Enquanto originalmente eu projetava seu término em U$ 1.660, agora projeto U$ 1.690/U$ 1.680.

Por enquanto vou observar, mas talvez me aventure num trade de venda, caso o metal atinja U$ 1.850 – término da onda “b”.

O SP500 fechou a 4.360, com queda de 0,33%; o USDBRL a R$ 5,1140, com alta de 0,87%; o EURUSD a 1,1810, com queda de 0,21%; e o ouro a U$ 1.828, com alta de 0,10%.

Fique ligado!

Comentários