Pegando carona #nasdaq100

 


Ontem escrevi sobre a espetacular ascensão das ações da Nvidia, cuja alta nos últimos 10 anos, é superior a 26.000% — Ualll… este tipo de performance existe na era digital! Ao observar essa estupenda alta se pode aventar à hipótese de que os analistas são burros e não sabem precificar ações. Mas quem poderia imaginar que uma empresa que começou fazendo placas de games estaria na dianteira na fabricação de chips para o segmento mais badalado do momento?

Durante a pandemia escrevi três posts sobre a história de Cathie Wood e seu fundo Ark Innovation que chamou muito a atenção em 2001: a-mulher-maravilhamulher-maravilha-2.0o-mercado-é-impiedoso Nesses posts elogiei sua visão, porém nesse último, quando a queda de suas ações foi enorme em 2022, fiquei em dúvida.

Mas o que ocorreu agora mostra que falta no mínimo diligência e quem sabe conhecimento de mercado a essa gestora. Seu fundo vendeu toda participação que detinha em Nvidia no mês de janeiro deste ano. Se fosse no ano passado, ok teria mais argumentos, mas agora com tudo que vem ocorrendo com a IA ela tinha a obrigação de saber. Não poderia ter vendido pois o único argumento de Nvidia ter um elevado P/L não é razoável, na sua carteira a maioria nem lucro tem. Parece que sua visão sobre o futuro não é muito precisa.




Mas será que só existe um potencial ganhador desse movimento? Com certeza não, e nem sabemos se Nvidia será a maior beneficiaria no futuro. Uma pesquisa relâmpago feita pelo Deutsche Bank com seus clientes, perguntando o que é mais provável acontecer, a maioria acredita que vai atingir U$ 2,0 trilhões.




John Authers publicou na Bloomberg quais outras empresas estão se beneficiando com esse movimento inicial, analisando a alta de ações por segmento, bem como a ideia de que IA já é antiga.

O efeito IA




A Nvidia continua sendo um caso especial. Seu valor de mercado está agora acima de 2,6% de todo o S&P 500. Só chegou a 1% pela primeira vez no final de 2020.

 



O fenômeno da IA administrou o que agora parece ser um choque histórico para os mercados que até rivaliza com as rupturas quando a pandemia chegou há três anos. Os ecos da bolha pontocom são óbvios. Louise Goudy Willmering, sócia da Crewe Advisors em Salt Lake City, compara o apetite por IA à empolgação em torno da internet quando ela estava pegando no final dos anos 1990. "Eu tinha pessoas que procuravam meu número de telefone na lista telefônica e ligavam às quatro horas da manhã para que eu pudesse colocar ordens de ações."

Do coronavírus ao ChatGPT

Mas, curiosamente, há ecos ainda mais fortes do choque que a Covid-19 administrou em 2020. Então, os investidores correram para as maiores empresas, especialmente em tecnologia, porque elas foram percebidas como seguras. O choque precipitado pelo ChatGPT agora é comparável. Este gráfico mostra o índice Top 50 de mega caps do Russell em relação ao índice de 2000 de empresas menores. O retorno ao domínio dos grandes é realmente extraordinário:




Para olhar de outra forma, a Covid impulsionou um desempenho notavelmente superior do índice S&P 500 Equal-Weight, que dá a cada membro uma ponderação de 0,2% e mede efetivamente a "ação média" pelo S&P 500. Ou seja, os retornos se concentraram nos nomes maiores em grau notável. Mas o choque da IA foi ainda maior do que o da Covid:



Tudo isso apesar do fato de que a Covid-19 literalmente não existia até alguns meses antes de chocar os mercados, enquanto a IA e seu potencial foram estabelecidos há muito tempo. O ChatGPT mudou as percepções tão radicalmente — embora felizmente de uma forma mais positiva — quanto o coronavírus.

Quem ganha?

Aqueles que já estavam no negócio de IA estão ganhando até agora. Mas pode não ser tarde demais para se envolver. A história inicial da internet está repleta de nomes de pioneiros como Netscape, AltaVista, AOL e MySpace que não conseguiram fazer sua vantagem permanecer. Os preços das ações subiram este ano para aqueles que incorporaram rapidamente o ChatGPT e outros novos recursos de IA. Todas as empresas com exposição à IA estão superando com folga o S&P 500, como mostra o Deutsche Bank AG:



Fonte: Deutsche Bank Research

As analistas Marion Laboure e Cassidy Ainsworth-Grace, do Deutsche, descrevem tudo isso como "um sucesso rapidamente que já dura muitos anos". Eles coletaram 175.072 registros de patentes de IA publicados de 2012 a 2022 em 193 membros da Organização Mundial da Propriedade Intelectual. Eles também analisaram os investimentos de capital de risco no banco de dados do Observatório de Políticas de Inteligência Artificial da OCDE, que abrange 24.310 negócios em 92 economias no mesmo período.

Eles descobriram que a atividade de Venture Capital e as patentes em IA aumentam desde 2012. Os negócios de risco se multiplicaram mais de 10 vezes, para 3.884, enquanto o valor dos negócios subiu quase 50 vezes, chegando a US$ 83 bilhões. O número de patentes aumentou sete vezes. Algumas pessoas por aí, ainda não identificadas, são muito ricas.



Fonte: Deutsche Bank Research

Esses novos desenvolvimentos vêm se formando há anos. Foi preciso um produto tangencial — o ChatGPT — para espalhar a emoção para além dos laboratórios de pesquisa e das salas de aula acadêmicas. Também exigiu energia suficiente do computador para impulsionar a adoção, que já está acelerando. O gráfico a seguir é da TS Lombard:



Fonte: TS Lombard

Os benefícios potenciais da IA são imensos. No entanto, os investidores ainda não sabem o quão grandes eles serão e quem lucrará. E ainda não entendemos completamente os possíveis perigos. Para Nick Elward, chefe de Produtos Institucionais e ETFs da Natixis Investment Managers, a IA deve ser boa para as empresas em geral, particularmente quando se trata de aumentar a eficiência e a produtividade. Mas há muitas incógnitas.

O que segue? Talvez um boom ainda maior. Dados os rápidos avanços da IA, é possível que a tecnologia já tenha atingido "massa crítica", disse Dario Perkins, da TS Lombard. A Global Data — nova controladora de sua empresa — estima que o mercado total de IA valerá US$ 383,3 bilhões em 2030. Isso representa uma taxa de crescimento anual composta de 21% em relação a 2022. "O cínico diria que os investidores de tecnologia precisam encontrar uma razão para gerar entusiasmo sobre um setor que tem lutado diante do rápido aperto monetário", diz Perkins. "Mas certamente vale a pena pensar nos potenciais consequências macroeconômicas dessas tecnologias."

Isso implica que a IA pode melhorar a produtividade e ajudar as empresas a reduzir custos. Alguns esperam que isso corresponda ao impacto desinflacionário para o ocidente da entrada da força de trabalho da China na economia global, que ajudou a manter a inflação baixa nas décadas de 1990 e 2000. A ascensão da China, é claro, não é muito popular no Ocidente atualmente, e isso aponta para os riscos da IA. Perdas maciças de empregos parecem possíveis, como os jornalistas, infelizmente, entre os mais em risco. Mas muito depende exatamente de como a IA é usada. E não é como se o choque da IA ainda não tivesse começado, pois ela já é amplamente empregada. De acordo com Perkins:

As formas de IA que temos hoje continuam a sofrer de fraquezas significativas, que provavelmente limitarão sua ameaça à força de trabalho humana. Dito de outra forma, há uma boa chance de aproveitarmos os benefícios de produtividade da IA sem "perturbar a sociedade", ou seja, "levar o custo do trabalho a zero" ou causar desemprego em massa.

A brilhante capacidade da ChatGPT e da Nvidia de lucrar com o crescimento da IA já abalou os mercados. Se a tecnologia também abalará a sociedade e a economia, agora é de se esperar que domine o debate nos próximos anos.

Está acontecendo algo não natural nos últimos dias. Diversos membros do Fed estão se pronunciado em eventos que participaram durante esta semana e na grande maioria alertam que a inflação ainda não foi domada nem o mercado de trabalho afrouxou como eles gostariam. Sendo assim, não descartam a hipótese de mais altas de juros e queda nem pensar por enquanto.

Normalmente alta de juros é ruim para bolsa, principalmente para as empresas de tecnologia que tem P/L elevado, impactando o valor presente usado para precificar uma ação. Mas não é o que está ocorrendo, pois a bolsa, em especial as de tecnologia, subiu e os juros também! Esse é o caso em que classifico que os juros sobem pelo bom motivo.




No post procura-se-uma-razão fiz os seguintes comentários sobre a nasdaq100: … “ O SP500 rompeu ontem a marca estabelecida acima, abrindo a porta para um possível voo a novas altas, embora eu aconselhe a deixar o champanhe na geladeira. Antes da abertura, o gráfico a seguir aponta para a possível trajetória a ser seguida pela linha azul” ...




 A bolsa seguiu conforme os parâmetros definidos em Elliot Wave o que nos deixa mais seguro na análise. A nasdaq100 ultrapassou uma marca importante no cenário negativo e estamos próximos ao limite exposto como provável em 14.266/14.296 (no final da tarde ficou na “linha do pênalti”!) acima disso os próximos níveis estão no gráfico abaixo de 14.746/15.263.




Visei ilustrar no gráfico os patamares que essa alta pode atingir com suas possíveis consequências.

Retângulo roxo — Se a bolsa atingir essa área e iniciar um processo de reversão, é bem provável que a correção será mais extensa, atingindo 12.220/11.774, uma queda nada agradável de 15% na melhor das hipóteses.

Retângulo bordo — Se a alta continuar e ficar nesse novo intervalo, fico dividido entre as duas opções (correção maior ou menor).

Acima — Muito provável de ser a correção menor.

David, entendi! O que você vai fazer?

Acompanhar e decidir mais a frente.




Um estudo mais detalhado do indicie nasda100, da mesma forma como venho colocando no SP500, me leva a objetivos de alta bem superiores. Não quero externar ainda, mas caso o mercado aponte para essa hipótese como mais provável vou mostrar aos leitores. Por enquanto vamos deixar o mercado andar ... 

                                                                        keep walking  


O SP500 fechou a 4.205, com alta de 1,31%; o USDBRL a R$ 4,9970, com queda de 0,77%; o EURUSD a € 1,0725, sem variação; e o ouro a U$ 1.946, com alta de 0,31%.

Fique ligado!

Comentários

  1. Hoje a inflação medida pelo PCE subiu e mesmo assim a bolsa disparou. Há uma grande disparidade entre o mercado e a realidade. Ainda sim, o FED insiste em deixar uma mensagem dúbia ao mercado que o pouso suave é realmente possível.

    ResponderExcluir

Postar um comentário