Mudanças no cambio....

Em janeiro de 1989 o governo lançou o plano verão, seu objetivo era baixar a inflação.
Naquela época as informações eram obtidas por telefone, jornal e  TV, não tinha nem bloomberg nem internet.
Eu trabalhava no BFB e meu ex colega de Planibanc numa corretora.
Num determinado momento estávamos vendidos ate as "tampas" em U$, o governo vinha mantendo a cotação fixa.
Nos sabíamos que esta politica não ia durar muito tempo, mas neste meio tempo o lucro era expressivo.
Diariamente assitia-se o Jornal Nacional onde as possíveis mudanças eram noticiadas.
Religiosamente meu colega chegava em sua casa, preparava um Whisky e aguardava. Numa noite, ja meio adormecido ouviu a seguinte chamada:
- Mudanças no cambio.
Ele deu um pulo da cadeira e enquanto aguardava as propagandas terminarem calculou seu prejuízo.
Ficou aflito, pois não deveria ser algo com 1% talvez 5% ou 10%. A espera pareceu uma eternidade.
Quando Cid Moreira reapareceu sua pulsação estava em "limite de alta" e ouviu:
-Mudanças no cambio da Ferrari......
Não precisa dizer que liquidamos as posições rapidamente, que susto!

Ontem assistindo o Jornal Nacional uma boa parte do noticiário foi sobre a desvalorização do real e todos as suas causas.
Desta vez as mudanças do cambio não são na Ferrari!
Os acontecimentos destes últimos 3 meses ajudam a reafirmar minha teoria que:
Os economistas alteram suas previsões sobre taxas de cambio como eu troco de camisa. Nada contra meus amigos mas este mercado não é determinado por modelos e sim por fluxos e posicionamento.
Bem o real tomou mais um gol hoje e parece que 1,90 esta no radar.















Veja no gráfico acima como o movimento em 2008 é muito, muito semelhante ao atual.
Fique ligado.

Comentários