Fed: 0,25% na caçapa


Enquanto nos brasileiros esperamos os resultados das eleições, que acontecerão dentro de 10 dias, o mercado americano aguarda o resultado da reunião do Fed hoje. Naturalmente, esses eventos não são da mesma importância, o primeiro é muito mais.

A disputa eleitoral é tão elevada que entrou literalmente em campo, até os fãs de futebol geralmente apolíticos do país estão sendo arrastados para dentro da polêmica entre Bolsonaro versus Haddad. Nos últimos dias, os torcedores dos maiores times, incluindo Corinthians, Palmeiras e Flamengo, emitiram declarações criticando Jair Bolsonaro.

Rodrigo Gonzalez Tapia, presidente da Gaviões da Fiel, o maior fã-clube do Brasil com mais de 100.000 membros, escreveu no Facebook que qualquer um que apoie o candidato “pode deixar a organização”. Ele advertiu que Bolsonaro é autoritário e que o grupo foi fundado em 1969 não apenas para apoiar a equipe, mas também para se opor à ditadura.

"Nossos fundadores sofreram muita opressão por levantar a bandeira em favor da democracia e dos direitos das pessoas", ele comentou.

Até o momento, nenhum fã-clube saiu em apoio a Bolsonaro e as equipes permanecem cuidadosamente neutras. Os presidentes do Corinthians e do Grêmio disseram que não fariam declarações políticas. Um vídeo de torcedores do Atlético Mineiro cantando um canto pró-Bolsonaro se tornou viral, provocando uma reação que levou a diretoria do clube a pedir desculpas.

Não me lembro em nenhum momento da vida política brasileira, que um assunto se tornou tão polêmico. Quando das diretas já, os cantos eram todos na mesma direção, diferente do caso agora, onde os grupos estão extremamente divididos. O que é mais interessante é que, o grupo que é contra um determinado candidato não é a favor do outro, é contra também. Parece que essa eleição haverá muitos votos brancos e nulos, principalmente no 2º turno.

Antes do resultado do Fed, vou avaliar alguns indicadores que deverão influenciar a sua decisão. Começando pela previsão do PIB efetuada pelo WSJ através de 60 economistas. Como se nota no próximo gráfico, caso se concretize, a economia americana não terá crescimento nada inspirador nos próximos anos, praticamente uma repetição do que ocorreu nos últimos 5 anos.


Já em expectativa a alta de juros, um outro levantamento aponta para uma taxa um pouco inferior a 3% - abaixo do dots, embora a empresa Capital Economics, tem uma visão mais negativa, onde o Fed teria que cortar os juros e não elevar a partir de 2020.


Em relação a remuneração dos empregados americanos, que tem apresentado aumentos diminutos, quando comparados aos níveis baixos de desemprego, uma avaliação mais detalhada pode explicar esse fenômeno. O gráfico a seguir aponta as diversas formas como estão sendo pagos os rendimentos, e notem que, o que mais subiu foi o bônus. Essa forma é muito saudável não gerando pressões inflacionárias.


Em relação a confiança dos consumidores, o resultado não poderia ser mais animador. Os dois gráficos apresentados a seguir: Bloomberg US Consumer Confort Index e US Economic Expectation Index, se encontram nos níveis mais elevados dos últimos 20 anos. Lembrando os leitores que 70% do PIB refere-se ao consumo.


Como todos esses dados em mãos além de muitos outros, o Fed decidiu elevar os juros em 0,25% pela oitava vez. As surpresas em relação aos aumentos de juros no futuro, projeção dos dados econômicos para os próximos anos, e teor do comunicado, mas parece um paste copy do anterior, ficando difícil achar os 7 “erros”! Hahaha ...

Como se pode notar nos dots, os juros deveriam subir mais uma vez esse ano, três no próximo e uma em 2020, perfazendo uma taxa final de 3,5% a.a. No gráfico também se pode notar a disparidade entre o Fed e as taxas de mercado (em roxo). Dá para ganhar uma nota apostando que o Fed irá cumprir o que projetou.



Em relação a declaração que o Presidente Trump fez, ao dizer que estava insatisfeito com as altas dos juros, O Presidente do FED, disse na secção de perguntas e respostas, que não está nem aí com que os outros palpitam. O que importa são as avaliações dos membros sobre a economia. Será que o Trump vai ficar furioso com essa declaração?

No post sem-pressão, fiz os seguintes comentários sobre o ouro: ...” Ontem intempestivamente decidi liquidar a posição existente sem que houvesse nenhuma razão para tanto. O que me fez tomar essa decisão? Não vou conseguir dar motivos técnicos suficientemente críveis para justificar tal ação. Foi uma combinação de fatores, mas o que mais pesou eu marquei no gráfico abaixo” ... ...” A área circunscrita pode ser um indicador de alta de curto prazo que faria o ouro atingir pelo menos U$ 1.235. Mas só o tempo dirá se fui precipitado ou cauteloso” ...


Desde a última publicação, o ouro ficou contido entre as retas em marrom traçadas abaixo. Um triângulo parece estar em andamento, e nesse caso, a chance de alta é de 67%.

- David, agora que virou um torcedor, como você mesmo diz, o que se poderia esperar do ouro? Veja, não a sua opinião, mas a técnica.
Concordo! Para responder sua pergunta, veja o gráfico a seguir.


Se tudo correr como o esperado, o ouro poderia atingir U$ 1.235 e no máximo U$ 1.250, sem que, a opção de queda seja questionada. Assim, como agora você já é um exímio operador, poderia arriscar uma venda no primeiro nível com um stoploss a U$ 1.260, para não ficar muito “apertado” na parte superior.

O SP500 fechou em 2.905, com baixa de 0,33%; o USDBRL a R$ 4,034, com queda de 1,04%; o EURUSD a 1,1739, com queda de 0,27%; e o ouro a U$ 1.194, com queda de 0,50%.

Fique ligado!

Comentários