Está na hora de procurar outra vaca

Eu me formei em Engenharia pela Escola Politécnica. Quando estudava nunca passou pela minha cabeça que iria trabalhar no mercado financeiro.
Ao me formar trabelhei por pouco tempo numa fabrica, logo em seguida recebi uma oferta do Banco Frances e Brasileiro. Achei chique tinha ate abtjour na sala do meu chefe.
Considero minha carreira bem sucedida, uma parte deve-se a minha formação e competência e outra não menos importante o fato de estar trabalhando durante o boom do mercado financeiro. Neste período os ativos tiveram valorização expressiva.

No incio "banco era um banco" captava e emprestava recursos,  porem com o passar do tempo virou um cassino. Este cassino sempre deu certo porque bastava você seguir duas regras: a) Não alavancar ao ponto de perder todo seu capital; b) Aguardar com frieza nas quedas pois os preços se recuperariam. A famosa recomendação " by on the dips" funcionou maravilhosamente.


Veja a evolução do Dow Jones durante minha vida profissional. No gráfico separei em 3 grandes fases e atualmente estamos no terceiro período o incio do fim. Ainda tem muita queda à frente antes da estabilização das cotações.

- O que? você esta prevendo que o Dow Jones vai voltar para 1.000?
Eu não fiz está previsão e muito menos este nível horroroso mas vai cair bem. Por sinal você ainda não respondeu a pergunta que fiz ante ontem: Se estava incomodo ficar no over-night você-quer-ser-mais-um. Acho que minha recomendação vai se estender por um bom tempo.

O BOOM DA ÁREA FINANCEIRA JÁ PASSOU.
Como tudo na vida é cíclico os grandes retornos obtidos sem fazer força como diz um leitor do blog, terminou!
Este ano o numero de demissões nos bancos, dos países desenvolvidos, já alcança 120.000. Não escapa nenhum, dos melhores (Goldman Sachs) aos piores ( a lista é grande pode escolher ahahahah...). Alem dos bancos europeus que ainda vão ter que fechar ou vender muitas de suas filiais, as corretoras e assim por diante. A desalavancagem tem um efeito enorme neste setor.

Meus filhos e seus amigos estão na fase de escolher suas profissões e como eu sou do " merrrcado" pedem a minha opinião. Eu tenho repetido que não acho uma boa, não porque não terão oportunidades mas porque o cassino vai acabar. 
Daqui a pouco "banco vai ser banco", mais salários menos bônus.
Acabou o leite abundante desta vaca! 

O SP500 fechou a 1.219 com alta de 0,29% o real a R$ 1,8515 com baixa de 0,44% e o euro a 1,3034 com alta de 0,17%.
Fique Ligado!

Comentários

  1. quando a gente se formou em 1975 o chamado "consumo" existia apenas nos EUA, Europa Ocidental, Canadá e Austrália. Hoje o consumo está em toda parte... + gente consumindo, + dinheiro em circulação, as empresas são hoje muito maiores.
    1/2 da humanidade estava sob o comunismo soviético ou chinês, hoje essa turma está consumindo também...
    o que significa isso??? não tenho a mínima idéia...

    ResponderExcluir

Postar um comentário